Europa é deca

Copa do Mundo de 2010: Holanda 3 x 2 Uruguai

Acabou a chance sul-americana de voltar a erguer a Taça Fifa. O Uruguai lutou muito, como era esperado, mas perdeu da Holanda por 3 x 2, na semifinal desta terça-feira.

HolandaA Celeste Olímpica, que alimentava o sonho do tri, chegou a igualar o marcador em 1 x 1, mas Sneijder e Robben decidiram novamente. Agora na arena Green Point, na Cidade da Copa.

A Laranja Mecânica chega à sua 3ª final em uma Copa do Mundo. Acaba com um hiato de 32 anos. Antes, dois vice-campeonatos.

Com a vaga holandesa, a Europa garante por antecipação o título mundial. O seu 10º em 19 Copas. Assim, desempata a corrida com a América do Sul, que estava em 9 x 9. 

A Uefa havia ficado em vantagem pela última vez em 1954.

Títulos “deles”: 1934, 1938, 1954, 1966, 1974, 1982, 1990, 1998, 2006 e 2010.

Na quarta-feira, Alemanha e Espanha decidem a segunda vaga do Velho Mundo para a finalíssima na África do Sul, em 11 de julho. Como em 2006, com Itália x França.

O nosso carrasco já está lá. Segue 100% no Mundial, agora com seis jogos e seis vitórias. Como também venceu os oito jogos das Eliminatórias, a Holanda está a uma vitória de igualar um recorde brasileiro: o timaço de 1970 foi o único a ganhar todos as partidas, entre Eliminatórias e Copa do Mundo. Estrago completo…

Foto: Fifa

Overdose de futebol no Brasil

Cidade da Copa

Será uma verdadeira overdose de futebol no Brasil nos próximos anos. O país, que tinha o direito de organizar a Copa América de 2015, havia iniciado uma negociação para inverter a sede com o Chile. Assim, o Brasil receberia o campeonato sul-americano apenas em 2019. Mas o terremoto no Chile inviabilizou o acordo.

Desta forma, o cronograma voltou ao modelo anterior, como afirmou o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Portanto, confira os jogos internacionais aqui na terrinha.

2013 – Copa das Confederações, com 8 países e 16 jogos.

2014 – Copa do Mundo, com 32 países e 64 jogos.

2015 – Copa América, com 12 países e 26 jogos.

2016 – Olimpíada, com 16 países e 32 jogos.

Total = 138 jogos internacionais no país em quatro anos.

Deste total de partidas (sem contar a Olimpíada feminina), a Seleção Brasileira poderá jogar até 24 vezes, caso chegue a todas as semifinais, garantindo, no mínimo, a disputa pelo 3º lugar.

Das quatro competições, só uma não acontecerá em Pernambuco. O torneio olímpico de futebol de 2016, no Rio de Janeiro, vai acontecer em apenas mais quatro cidades: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador.

Pernambuco deverá receber até 6 jogos no Mundial. Será que é possível emplacar alguns confrontos da Copa das Confederações (vestibular da Copa) e da Copa América?

Dúvida: supondo que seja difícil ganhar os quatro campeonatos… Como será o planejamento do Brasil para essa sequência?

Copa dos Pesadelos

Faltam apenas quatro jogos para acabar a Copa do Mundo de 2010: duas semifinais, a disputa pelo 3º lugar e a finalíssima. Grandes confrontos, sem dúvida alguma.

Bola murchaO Mundial se notabiliza pelos grandes clássicos que ficam marcados na história do futebol. Golaços e jogadas inesquecíveis dos maiores craques.

Em maio, o blog trouxe o vídeo com os 50 gols mais bonitos da história da Copa do Mundo (veja AQUI).

Mas, mesmo numa Copa, é possível enxergar o futebol de outra forma… Na base da vergonha alheia.

Veja no vídeo abaixo os lances mais bizarros da história dos Mundias. Apesar do pentacampeonato, a Seleção Brasileira participa bastante do resumão de 4 minutos e 21 segundos! Segure a risada, se puder.

A primeira em cores

Uruguai na Copa do Mundo de 2010

Delegação completa do Uruguai, com os 23 jogadores e membros da comissão técnica.

A foto foi tirada um dia antes da viagem para a África do Sul, em 5 de junho. De Montevidéu, o time seguiu para a cidade de Kimberley. Lá, ficou hospedado no Hotel Protea. Logo no primeiro dia, dezenas de moradores da pacata cidade de 160 mil habitantes compraram a camisa do Uruguai, que estava sendo vendida em quiosques.

O tradicional país, bicampeão do mundo em 1930 e 1950, chegou como azarão no Mundial de 2010. Nesta terça-feira, a partir das 15h30, o Uruguai entrará em campo como o último representante da América do Sul na Copa. Contra a Holanda, o time charrúa poderá voltar a uma final da Copa do Mundo após 60 anos.

Essa foto quase descompromissada poderá se tornar histórica… Faltam apenas dois jogos para essa ser a primeira foto colorida de uma Celeste campeã mundial. A conferir.

Confira o blog oficial da seleção uruguaia AQUI.