Recordista, mesmo sem promoção

Público atualizado no Campeonato Pernambucano de 2011. De acordo com a FPF, o total em 54 jogos foi de 456.657 torcedores. O maior do país, em número absoluto e média.

Evolução da média de público do #PE2011: 7.830 (6ª rodada), 8.062 (7ª), 8.115 (8ª) e 8.456 (9ª). Veja todos os dados do borderô no site da FPF clicando AQUI.

E para quem pensa que a torcida pernambucana só vai a campo por causa dos ingressos promocionais, a surpresa. Desconsiderando os ingressos do Todos com a Nota, o total de pagantes é de 220.145 pessoas, com média de 4.076. Seria a terceira maior do país…

O dado da bilheteria corresponde a 48,2% do total de ingressos. Ressaltando que caso não existisse a promoção, muitos torcedores poderiam comprar ingressos…

Confira as demais médias dos principais Estaduais desta temporada:

São Paulo – 4.581 (58 jogos)
Rio de Janeiro – 4.379 (40)
Ceará – 3.010 (36)
Paraná – 2.944 (35)
Goiás – 2.743 (30)
FPFBahia – 1.913 (24)
Rio Grande do Sul – 1.882 (39)

Agora, as médias dos clubes locais:

1º) Santa (4 jogos)
Total: 116.077
Média: 29.019

2º) Sport (4 jogos)
Total: 90.331
Média: 22.582

3º) Náutico (5 jogos)
Total: 60.606
Média: 12.121

4º) Central (5 jogos)
Total: 42.264
Média: 8.452

23 Replies to “Recordista, mesmo sem promoção”

  1. Como vemos é o mundo todo, é impossivel transpor essa barreira que é a maior do brasil,falar em transmissão de futebol sem Corinthians, ou Flamengo,é praticamente querer sofrer as consequéncias do vazio televisivo,contra fatos, não há argumentos,por melhores que sejam essas idéias de se organizar contra as duas maiores forças do futebol brasileiro, não tem uma  autonomia suficiente para irem adiante,cada um em seu lugar, contentemos com a nossa fatia,sem brigas sem radicalismo, sem fanatismo, simplesmente com a paixão.A paixão maior do povo brasileiro, Á sua exceléncia, o futebol.

  2. O problema todo é que a audiencia dos jogos de Flamengo e Corinthians são medidas , respectivamente , no Rio e em São Paulo.

    E ambos dão verdadeiros banhos nos outros 3 grandes de cada praça.

    Em 2011 , alguns exemplos :

    Logo após ser eliminado da pré-Libertadores e sem o Ronaldo , o Corinthians enfrentou um time pequeno no Pacaembu , em jogo mostrado na quarta a noite para a cidade de SP. A audiencia , medida pelo institudo DATAFOLHA , superou aos dos classicos Santos x São Paulo e Palmeiras x São Paulo , este ultimo realizado no domingo passado.

    No Rio , o cenário é o mesmo. O jogo Flamengo e Boavista , não pela decisão , mas pela quinta rodada da Taça Guanabara , só perdeu em audiencia na cidade do Rio para Flamengo e Boavista , no domingo passado , valido pela decisão da Taça Guanabara. Bateu , inclusive , os dois jogos do Fluminense na Libertadores.

  3. Alô blogueiros de Pernambuco;
    Está iniciando no Sul do Brasil uma campanha dos torcedores dos 18 clubes do brasileirão contra a rede Globo do Flamengo e contra a Band do Corinthians. Chega de essas redes acharem que só existem Flamengo e Corinthians. Vamos mostrar Brasil afora uma marcha e mostrar que as mores torcidas do Brasil somam 75%, que são dos 18 clubes do Brasileirão unidos. Vamos boicotar transmissões de Flamengo e Corinthians. Vamos incentivar nossos clubes comprando alguma coisa para ajudá-los e arrebentar a bunda das rendes Band e Globo que só enxergam o Corinthians e Flamengo. Todos contra. Também estamos lançando uma campanha no Sul para os torcedores do Nordeste apoiarem somente seus clubes locais para um dia eles também serem campeões brasileiros.
    É isso ai, e contem com nós do Sul torcedores pernambucanos. Todos contra Flamengo e Corinthians! Aumentem a campanha via blogues, twitters, etc, etc. vamos minar a rede.

    Abraço
    Mário Odir de Lima de Santa Catarina

  4. Rodrigo,

    Interessante o que você escreveu:

    “Como Eduardo falou, há milhões de pessoas que podem consumir futebol no estado e tbm nos estados vizinhos, há grandes empresas se instalando na região o q pode gerar bons patrocínios. Há uma Copa do Mundo a ser realizada, um bom terreno para consolidar o crescimento.”

    Isso foi exatamente o tema de uma matéria de 2 páginas que eu fiz, publicada no Superesportes em 23 de janeiro deste ano.

    Juntou mercado consumidor, Suape e Copa do Mundo. Exatamente isso…

    Link para a matéria principal (lá, os demais links para as matérias vinculadas): http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/01/23/esportes5_0.asp

    O conteúdo é aberto. Não precisa de senha alguma.

  5. Concordo com o Eduardo. Temos de parar de acharmos que somos sempre os coitadinhos. Vamos planejar bem e executar este palno sem nenhum desvio. Temos uma grande oportunidade de alavancarmos o futebol em Pernambuco. Como Eduardo falou, há milhões de pessoas que podem consumir futebol no estado e tbm nos estados vizinhos, há grandes empresas se instalando na região o q pode gerar bons patrocínios. Há uma Copa do Mundo a ser realizada, um bom terreno para consolidar o crescimento.
    Basta a nós termos vontade e coragem de crescermos, paremos de nos lamentar e arregacemos as mangas para o trabalho.

  6. Eduardo, a questão é que dirigentes amadores se baseiam na lei do mais fácil, que no caso, é  evocar 87 e reclamar da Globo.

  7. Ô Malcom babaquinha, dá uma olhada na manchete dessa enquete e vê quem é a maior!
    torcida Coral, a maior do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil

  8. Leonardo-PE ,

    Muitos aqui sempre me xingam em função do que escrevo. Mas a unica maneira de se começar a mudar , é enfrentar o problema como ele é , nunca como queremos que ele fosse.

    O futebol pernambucano está agonizando. Isso é um fato concreto. Um estado que tem 3 times de torcida , tradicionais , não pode viver uma situação dessas. As criticas e os xingamentos não deveriam ser direcionados para mim , mas sim para os dirigentes locais.

    Se fizermos uma analise das participações do futebol pernambucano na série A do brasileirão no ultimos dez anos , ficamos horrorizados. Desde a campanha do Sport na Copa João Havelange de 2000 que não há um time pernambucano terminando entre os dez primeiros colocados na série A. Traduzindo em numeros , há onze temporadas que um time do estado não se coloca entre os dez primeiros do campeonato. Até o estado de Santa Catarina já começa a marcar presença , com o Figueirense ( duas vezes ) e o Avai , em 2009 , entre os dez primeiros.

    Na outra vez que toquei no assunto aqui , fui rebatido por alguns torcedores que atribuiram o fato a um ciclo natural do futebol. Discordo. 11 temporadas já não é mais um ciclo , virou tendencia que precisa ser revertida.

    Volto a trazer o Atlético PR para a discussão. Em 1995 , o Sport disputava a série A do brasileirão e o Atlético PR levava de 5×0 do Coritiba no campeonato estadual. Alguns conselheiros do clube levantavam a possibilidade do clube diminuir gradativamente os investimentos no futebol. Na época , o grande time do estado era o recém criado Paraná Clube , com o Coritiba vindo logo atrás.

    Vamos pular esses 15 anos e chegar logo a 2011. A situação atual é qual ? O Atlético PR é visto e respeitado por todo o Brasil como um clube moderno , de otima gestão ( É O CLUBE BRASILEIRO , ENTRE OS 40 QUE DISPUTAM AS SÉRIES A e B QUE APRESENTA O MENOR INDICE DE ENDIVIDAMENTO ) , tem um CT que é referencia em todo o continente , casa frequente da seleção brasileira , além de ter um estádio digno de primeiro mundo , padrão Liga dos Campeões. Nesse periodo , se consolidou como um clube de série A ( DESDE 1996 É , JUNTAMENTE COM FLAMENGO , SÃO PAULO , CRUZEIRO , SANTOS E INTER UM DOS UNICOS TIMES QUE NUNCA FORAM REBAIXADOS ) , foi campeão brasileiro enfrentando todos os grandes do país , foi vice campeão já na era de pontos corridos , chegou a uma final de Libertadores , foi o primeiro time brasileiro a chegar numa semifinal de Sul-Americana , enfim , está aos poucos se consolidando como um time grande no futebol brasileiro.

    E como tudo isso começou ? Com o inicio da gestão do Petraglia , que resgatou o orgulho de ser torcedor do Atlético PR , que fez ações agressivas de marketing ( HOJE O TIME JÁ TEM MAIS DE 35% DA PREFERENCIA DOS MORADORES DA REGIÃO DE CURITIBA NA FAIXA ATÉ 24 ANOS , FATO INEDITO NUMA REGIÃO ATÉ ENTÃO DOMINADA POR TIMES DE SP ) , modernizou as instalações fisicas do clube , ergueu um estádio moderno que o clube prepara-se para completa-lo agora , com o fechamento do anel e construção de um complexo comercial. Além disso , o clube criou uma rede de olheiros/parceiros em toda a região Norte e Nordeste do país. Muitos dos jogadores que explodiram no clube de Curitiba , foram trazidos a preço de banana pela rede de olheiros/parceiros que o clube montou nas duas regiões , como Kleber Pereira, Oseias e Lucas , por exemplo. Deram alegrias e geraram muitos lucros ao clube.

    Hoje , o clube tem 23 mil sócios que pagam religiosamente em dia R$ 75 por mês para terem acesso aos jogos do time na Arena da Baixada , além dos 50 camarotes que estão todos eles locados. Juntos , geram R$ 25 milhões por ano ao clube ( fonte : Balanço Patrimonial do Atlético PR de 2009 ) , que somados as cotas de tv e aos patrocinios e o baixissimo endividamento , dão ao Atlético PR condições de montar sempre times competitivos.

    Não custa lembrar que de 2006 a 2009 o Atlético PR diminui sensivelmente seus investimentos no futebol para construir o anel inferior da parte que ainda falta a ser feita no estádio. A operação envolveu a compra do colégio ao lado e a construção de mais 5 mil lugares no estádio. Concluida a operação , em maio de 2010 , o clube voltou a fazer novos investimentos no futebol e o resultado já foi sentido no brasileirão , quando terminou em quinto lugar.

    Esse é o exemplo a ser seguido. Os times de Recife possuem a quase totalidade da preferencia dos moradores da Região Metropolitana de Recife. Estamos falando de um mercado de mais de 3 milhões de torcedores/consumidores.

    É essa massa que pode ajudar a fazer o futebol pernambucano reviver. Mas é claro que , para isso , é preciso de dirigentes que entendam isso e trabalhem em cima disso. Chega de ficar apaludindo dirigente que fala de 1987 , de “perdas comerciais com o caso” e que não trabalha pelo clube. Em nada o atual momento do Sport , por exemplo , tem haver com qualquer polemica sobre 1987. Chega de ficar discutindo o passado , olhem para frente !!!!

    Eu acredito na teoria que um rival puxa o outro , tanto para cima quanto para baixo. Vejam o que ocorre em Porto Alegre. Desde o final dos anos 50 , quando o Gremio construiu o Olimpico , passando pela inovação do projeto de “sócio-torcedor” na década passada e chegando na construção do novo estádio do Gremio e na completa modernização do Beira-Rio.

    Se o Sport , clube que melhor representou o futebol pernambucano nos ultimos 30 anos no cenário nacional , está indo ladeira abaixo , os demais acabam sendo influenciados. É que o grau de exigencia local diminui. Mas se o Santa Cruz , por exemplo , passa por uma revolução semelhante ao que o Atlético PR passou há quinze anos , as direções do Naútico e do Sport serão pressionadas por seus torcedores e conselheiros para seguirem um caminho identico. É o que ocorre há meio século em Porto Alegre.

  9. 1) Em pernambuco não temos estádios, apenas meios- estádios.” Estádios” são as partes com cadeiras e cobertas. O resto não passa de cimento ao redor do campo, portanto, um ingresso de 10 reais ainda está caro. Com o “conforto” que é oferecido ao torcedor, que precisa chegar 2 horas antes do jogo e ainda torrar ou levar chuva nesses cimentos, o ingresso deveria custar 1 real. Um jogo no Engenhão, por exemplo, custa o mesmo preço de um jogo no campo de várzea dos Aflitos.

    2)Queira o Malcon ou não, o fato é que os investimentos vão para lá em função da infraestrutura. Que pernambuco pode oferecer senão renúncias fiscais para atrair as empresas ? Ferrovia ? Piada! Rodovias ? Dá pena. Basta ver a lamentável situação do entroncamento Av.Recife-Abdias-BR-232.
    Fora os coitados que sofrem fins de semana ou feriadões quando vão ao tal “litoral sul” que tem infraestrutura sofrível. E o transporte coletivo? Caro  e lento. Fora o fato das autoridades recifenses ignorarem medidas simples para melhorar o trânsito, como sincronizar os sinais dessa cidade.

    3)Agora, concordo com Malcon em relação aos clubes de lá. Realmente vivem mais de mídia que de organização. Mas ,além de Inter e Grêmio, acho o Atlético-PR um exemplo a ser seguido!

  10. Milton Estevan, sou seu fã, não precisamos falar mais nada.
    Deixa esses arrogantes pra lá com essa bolinha murcha deles kkkkkkk……
    SAUDAÇÃO AOS TORCEDORES DO SANTA CRUZ.

  11. OLHEI OS BORDERÔ, DA FPF, DOS 3 GRANDES DA CAPITAL O SANTA APESAR DE TER A MAIOR QUANTIDADE DE TODOS COM A NOTA A DISPOSIÇÃO É O QUE MENOS RESERVA, FICANDO ABAIXO ATÉ MESMO DOS RIQUINHOS ALVIRUBROS, É ,O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS…

  12. ah, e não me venham dizer que o ingresso do arruda é de 5 reais e que a turma só vai com todos coma nota, desde o começo o ingresso é 10 meia e sócio e 20 pra não sócio, enquanto que na ilha tem ingresso na geral a 8 reais.

    o todos com a nota , nos jogos do sport(a partir da segunda partida) todos os 8 mil ingressos foram trocados e nesses primeiros do santa foram pouco mais de 3 mil, dá uma olhada nos borderô deste blog. então galera ESSA DESCULPA NÃO COLA, OK?

  13. Acho que o amigo rubro-negro , não acompanha muito este blog, se acompanhasse veria que antes deste jogo com o sport, a média do santa era de mais de 23 mil, enquanto que a do sport era pouco mais de 21 mil, ele disse também que o santa não colocava mais de 23 mil, se ele der uma olhadinha no jogo contra o petrolina foi divulgado mais de 25 mil, ficando um pouco menor que a estréia deles, que TINHA sido o maior até então,lembrem que o menor publico do santa foi mais de 20 mil e o de vcs POUCO mais de 18 mil ,na segunda partida na ilha.

    Vale   ressaltar também que em todos os públicos a direção tricolor dá aquela “ENXUGADA”, coisa que a imprensa mesmo falou que tinha mais de 30 mil no mundão neste jogo  que foi corrigido de 23 mil pra mais de 25 mil ,outra  prova disso foi o do jogo contra a COISA que a FPF não aceitou e mandou recontar, ou seja a diretoria do santa não precisa muito mostrar que tem a maior torcida pois isso já está mais que provado, ELES PREFEREM MAIS ECONOMIZAR UMA GRANINHA PRA PAGAR ESSES GUERREIROS, POIS COMO VCS BEM SABEM NÃO SOMOS SUSTENTADOS PELA MÁFIA DO CLUBE DOS 13.

     ah, e o jogo contra o sport foram mais de 45 mil, OU SEJA tirando  os 10 mil de rubronegros , ficam mais de 35 mil tricolores, aí é que a diferença de média aumentou com força, HUAHAUHAAUAUAH.

  14. Lembrando que o preço do ingresso no classico para os amigos rubro-negros foi de R$ 30,00 inteira e meia ou Estudante R$15.00. Pra num falar que é R$10.00 +Kg de alimento . e quero dar os parabêns para o crescimento do numero de Sócio do Santa em dias , não precisamos de esmolas de entidades para sobreviver no futebol como alguns time são administrados .

  15. A do Sport a maioria mas  todos com a nota por isso que enche e agora com time desse jeito nem trocando todos com a nota.(FAIL)  e esse ibopes da vida nunca foram a  favor do Santa ai vem dizer que o Ibope e outros tão errado ” ..  nunca foram a favor em dizer que a torcida do santa é maior .
    Santa Cruz Eterno Amor (8)

  16. Seria ainda maior se o preço dos ingressos não fosse um absurdo como está sendo.  Podiam baratear mais, com isso mais pessoas compareciam nos jogos.
    Apoio também a alternativa de Alexandre, de que seja mais barato o ingresso contudo devendo doar 1 kg de alimento para ajudar a algum projeto social.
    FPF análisa essas coisas, vocês ainda estão muito atrasados. vlw

  17. Ao bobão que defende o eixo sul/sudeste,eu digo: Tira o investimento que as grandes empresas faz por aí, e vê o que sobra,nesses campeonatos estaduais daí. Clubes individados até o pescoço – Sem estádios, sem patromônios,só com um marketing que se exauri a cada decada. Apenas o Grêmio e o Inter se salvam… Quanto ao outro bobão sofedor do santa,eu digo: Ô bobão! Tira o público do jogo contra o Sport, e observa quem tá levando mais torcedor a campo. Quem é que tá colocando um público acima de 23 mil, em jogos no meio da semana? O santa? O teu time ,nem em pleno domingo, consegue colocar 25mil. Já o Sport colocou quase 26mil, em plena segunda-feira! Agora diz quem é a maior torcida? Contraria aí: O IBOPE, O DATAFOLHA, O IBGE,e tantos outros orgãos de pesquisa cientíca. Ah! O Galo da madrugada bem aí – Mais de 1Milhão de pessoas! Procura no youtube, o agito da galera, quando perguntam pelo time do coração. Torcedor do santa não vai pro Galo? Porque o que se houve é só: Sport! Sport! Sport! huahuahua. Bobões…

  18. a diferença é que o ingresso do sport gira em torno de 30,00 a 40,00 reais, enquanto o do santa é de 10,00 + 1kg de alimento

  19. Pingback: Tweets that mention Recordista, mesmo sem promoção | Blog de Esportes -- Topsy.com

  20. tá ai a prova que a “”imprensa””  está errada a prova é essa que o santa cruz tenhe a maior torcida de PE o ano passado ficou  em 1° lugar das medias do pais e esse ano já no estadual tá em 1° nas medias e com uma destância razoalvel entre a do sport!

  21. Para um torcedor assistir a um simples jogo entre um time grande e um pequeno nos estaduais do Rio e São Paulo , ele paga entre R$ 30 e R$ 150 só de ingresso. Enquanto isso , em Pernambuco , ele junta lá umas notinhas fiscais e assiste a partida.

    Outro aspecto. Enquanto no eixo RJ/SP/MG e RS o torcedor dos times grandes estão esperando pela Libertadores , Copa do Brasil e Brasileirão , em Pernambuco a situação é a oposta. É no estadual a unica oportunidade que ele tem para ver o seu time não ser um saco de pancadas .

  22. Isso é pra provar que temos um campeonato muito rentável e que, se o Presidente da Federação não agisse, muitas vezes, como um ditador, nossos clubes não passariam as dificuldades financeiras que passam. Uma pena um campeonato com tanto potencial estar entregue nas mãos de alguém despreparado pra fazer ele se tornar um campeonato grande financeiramente falando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*