O prazer de ser Anti-Corinthians

Estádio da Fazendinha, do Corinthians. Foto: Cassio Zirpoli/Diario de Pernambuco

São Paulo – Foram mais de 30 minutos durante o traslado do bairro do Novo Brooklin até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, nesta quarta, através de vias expressas.

Ao volante, o paulistano Jorge Abud Arossa, 57 anos, descendente de libaneses e italianos. Os sobrenomes já indicavam o seu passado.

A veia italiana da família resultou na paixão clubística, pelo Palmeiras, amor da colônia do País da Bota. Aliás, são duas paixões. O Palmeiras e o Anti-Corinthianismo.

Durante a bem humorada conversa sobre futebol (99% do tempo), Seu Jorge não escondia a felicidade em lembrar os fiascos alvinegros na Libertadores – o Timão é o único dos grandes clubes do estado que jamais conquistou a competição.

Na última participação, este ano, queda ainda na Pré-Libertadores, diante do Tolima.

Não basta secar o time. É preciso secar toda a estrutura. Ou falta dela, no caso.

“Você não faz ideia do que é essa torcida (do Corinthians). São muito chatos, em qualquer fase e qualquer horário. Se o Palmeiras perde qualquer jogo eu recebo um caminhão de e-mails de dois amigos querendo fazer graça. Ou então telefonam. Passam dois meses sem ligar, mas aí se lembram de mim pra isso. Não importa a situação, mas eles sempre pensam que são os maiores em tudo, só por causa do torcida. Mas eles não têm nem estádio. Quer dizer… Têm. A Fazendinha, desativada e que não cabe ninguém. Aquilo é a cara do Corinthians.”

Jorge Arasso, motorista palmeirense. Foto: Cassio Zirpoli/Diario de Pernambuco

No trajeto, a tal Fazendinha surgiu ainda na via da Marginal Tietê. Trata-se de um estádio acanhado, utilizado pelo Timão apenas como campo de treinamento.

Oito quilômetros depois, já na Avenida Ayrton Senna, apareceu, na mesma margem direita da pista, o terreno da futura Arena Corinthians, em Itaquera. Projeto visando a Copa do Mundo de 2014 e orçado em R$ 700 milhões, lotado de incentivos fiscais.

Por enquanto, apenas a limpeza do terreno, com pouca movimentação. Atraso puro!

Segundo Seu Jorge – contente com o descaso alheio -, isso não deverá mudar muito.

“Esse estádio não sai. Nunca saiu. Na década de 1980 teve o ‘Corintião’. Lançaram outros depois. É sempre a placa com um ‘em breve’. O estádio do Palmeiras está sendo reformado. Para São Paulo não ficar fora da Copa, acho que vão acabar levando para lá. Aí quero ver os meus amigos me mandarem e-mail se acontecer.”

No fim, ele lembrou de um episódio triste, para o lado alviverde.

“Em 2002, quando o Palmeiras caiu para a segunda divisão (nacional), apareceu corintiano em todo lugar para fazer gozação. Quando eles caíram (em 2007), foi uma alegria que eu nunca vi nessa cidade. A maioria ficou feliz (somando as torcidas de Palmeiras, São Paulo e Santos). Será que acontece isso no Recife?”

Com a palavra, os internautas…

Em tempo: Jorge também falou do Sport (“Tivemos uma animosidade na Copa do Brasil e na Libertadores”), que teve a sua torcida na final da Copa do Brasil de 2008.

“Torcer pelo futebol do estado na final? Meu filho, ver o Corinthians perder aquele título para o Sport Recife não tem preço. Não apareceu um na manhã seguinte.”

Terreno da futura Arena Corinthians. Foto: Cassio Zirpoli/Diario de Pernambuco

16 Replies to “O prazer de ser Anti-Corinthians”

  1. Está vendo??? Os caras secam secam secam, e não adianta nada, parece que quanto mais os IDIOTAS de plantão torcem contra o Corinthians, aí que ele mais se agiganta. Nosso Estádio já é uma realidade, caímos em 2007 para a segunda divisão, foi a melhor coisa que aconteceu, sabe porque??? Porque depois disto, a diretoria com Andrés Sanches A FRENTE, ganhou a série B, foi vice campeão da Copa do Brasil naquele ano, no ano seguinte, contratamos Ronaldo Fenômeno, ganhamos a Copa do Brasil em cima do Inter de Porto Alegre, até então o INTER era o Campeão da Libertadores, e o Paulista emcima do Santos de Neymar. Na estréia do Fenômeno em terras paulistas, até o Alambrado foi pro chão com Golaço de Cabeça do Fenômeno! Fomos para a Liberta em 2010, perdemos de forma vechatória para o TOLIMA, Perdemos para o Tolima mas não perdemos para o resto do Brasil, OK!! TITE continuou seu trabalho, conquistamos o Brasileirão de 2011, e um dos jogos com uma goleada implacável sobre o São Paulo por 5 x 0, Só sobrou as penas do Frangério Ceni. Conquistamos enfim uma Libertadores de América de forma INVICTA, encima do Demolidor de Brasileiros: Boca Juniors 1 x 1 e 2 x 0, com a FIÉL DETONANDO TUDO. CONTRA TUDO E CONTRA TODOS. Lá se foi Vasco, Santos (Com apagão do estádio, capacete e juiz caseiro e ladrão), Bôca (Aqui e lá em LA BONBONERA) e estes INBECIS DA TURMA DO ANTI, ficaram perplexos, frustrados e com cara de Babacas. Vamos disputar o Mundial Interclubes no fim do Ano, e resta  a esta turma continuar a torcer contra, pois o que mais engrandece um Time é a admiração que todos tem por ele, gostando ou não. Assim o Timão se agiganta a cada dia. A Globo bateu seu récorde histórico, sendo que a cada 5 TVs ligadas, 4 estavam assistindo as finais da Libertadores pelo Corinthians. Agradeço do fundo de meu coração, continuem torcendo para quem for o Adversário do Timão, já que seus times não tem competência, NEM TORCIDA, nem carisma de um CLUBE CAMPIONÍSSIMO COMO O CORINTHIANS!!! TIMÃO NELES!!!!!!!!!

  2. Caro São-Paulino você conhece a verdadeira história do seu clube? se não conhece leia agora mesmo!?
    VOCÊ SABIA?
    – Que o São Paulo foi fundado em 1930 lá na beira da Marginal do Tietê.
    – Que por má administração o clube faliu em 1934.
    – Que tentaram recriar o clube, mas faliram novamente.
    – Que as dividas contraídas nunca foram pagas pelo São Paulo, mas pelo clube vizinho, o C.R.Tietê que aceitou incorporar o terreno, ficar com as taças e
    pagar todas as dívidas.
    – Que finalmente o clube foi fundado em 1935 sem qualquer patrimônio.
    – Que só sobreviveram nesta terceira fundação porque se fundiram com o C.A.Estudantes da Mooca, passando a mandar seus jogos naquele bairro.
    – Que o São Paulo foi salvo de nova falência por um jogo beneficente entre Palestra e Corinthians, o famoso jogo da barrica, assim chamado pois
    colocaram uma barrica na entrada para o povo jogar dinheiro e ajudar o São Paulo a pagar suas dívidas.
    – Que neste Jogo das barricas Porfírio da Paz andou no meio das torcidas adversárias com a bandeira do arco-íris, esticada, para o pessoal atirar algumas esmolas na bandeira.
    – Que em 1942, com apenas 7 anos de vida e sem patrimônio, foram salvos pela II Guerra Mundial.
    – Que por utilizar o nome da cidade eram aliados da elite politica (racista) e por isto não aceitavam atletas negros.
    – Que tentaram a todo custo se apropriar do Palestra Itália já que o Brasil havia declarado Guerra ao Eixo.
    – Que não conseguindo tomar o Palestra, conseguiram ao menos tomar de graça um Clube Alemão (Germânia) lá na região da Marginal Tietê. No Canindé.
    – Que neste mesmo ano, 1942, o São Paulo fugiu do gramado para não ser goleado pelo Palmeiras, na final do Paulistão.
    – Que 10 anos depois venderam para a Portuguesa o terreno que havia sido tomado de graça..
    – Que com o dinheiro compraram um terreno no Jardim Leonor [de Barros], urbanizada com maracutaia do então Prefeito Adhemar de Barros.
    – Que como até meados da decada de 50 não aceitava negros no seu elenco, que para enganar diretores e torcedores os negros alisavam o cabelo e usavam um pó branco sobre a pele conhecido como pó de arroz.
    – Que um dos maiores craques do São Paulo só assumiu sua sua negritude quando foi jogar no Corinthians e tal fato foi tão importante para a sociedade negra do Brazil que uma empresa de alimentos criou um produto em sua homenagem, o jogador foi Leonidas da Silva, a empresa a Lacta e o produto foi o chocolate Diamante Negro.
    – Que nos anos da ditadura sem explicar a origem do dinheiro, sem um clube de associados, sem rendas (pois jogava em estádios vazios pela péssima campanha), construíram o maior estádio particular do mundo.
    – Que enquanto construía seu estádio, o São Paulo mandava seus jogos no Palestra Itália sem pagar aluguel. (por caridade)
    – Que Laudo Natel dirigente do São Paulo era Governador do Estado na época da construção do estádio.
    – Que para inaugurar seu estádio (parcialmente acabado) precisou de 2 jogadores do Palmeiras (Julinho e Djalma Santos) para reforçar seu time, que era mediocre demais, e arriscava apanhar no jogo de inauguração.
    – Que tinham o Governador biônico (Laudo Natel), não-eleito, imposto pela Ditadura como dirigente do clube, chegando a sentar no banco de reservas nas partidas para tirar o time da fila.
    – Que na decada de 80 o São Paulo já foi rebaixado e jogou na segunda divisão do campeonato Paulista
    – Que o São Paulo é o único clube grande da capital que NUNCA vestiu a camisa da Seleção Brasileira.. .
    – Que o São Paulo é o time grande da capital com menor média de público nos últimos brasileiros! !!
    – Em 1936 primeiro Uniforme do São Paulo foi dado pelo Corinthians. Um uniforme nas cores Branca Vermelho e Preto. Que o uniforme era Camisa Branca com a manga direita Vermelha e a manga esquerda era Preta. Short branco com listra lateral e meias brancas….
    VIVENDO E APRENDENDO !!!!

     

  3. E aih xarope …. 

    Porque não segue à risca sua critica e atualiza este texto “anti-corinthiano” se é que isso existe de fato?

    Aposto que não terá palavras hoje!

    Abraços

  4. Que taxista com dor de cotovelo.
     
    O palmeiras dele tá bem, né?!Há quanto tempo não sabe o que é ser campeão? hahaha

  5.      Não vou me meter na opinião de ninguém, até porque o pessoal do mangue é conhecido por ser um bando de alienados, mistura de autista com esquizofrênico. Se a turma do xpoti quer ser a maior torcida, pode continuar acreditando nisso, até porque cada um se ilude com o que quer. Só não se esqueçam de tomar o gardenal suzies.
         Agora essa coisa de ingresso a 1 real é mentira deslavada. Mas afinal de contas nisso aí vocês são especialistas, sempre com a ajuda do bode rouco da federação. Nesse campeoanto pernambucano, todos os times da capital tinham direito a 10.000 ingressos do Todos com a Nota. Fora isso, o ingresso mais barato que tinha no Arruda era de R$ 10,00. Já no mangue tinha uma ingresso que era vendido a R$ 8,00, onde ficam os amarelinhos, ou eu to mentindo? Vocês são burro-negros, mas querem ser tricolores a pulso, ou eu to enganado, pra mim vermelho, preto e amarelo são 3 cores.
         O cara querer discutir usando argumentos é uma coisa, agora mentir sobre números, incluindo aí preço de ingresso, é coisa de gente doente que quer ganhar as coisas na marra. Mas a gente é tricolor, e na marra a gente num perde não. Entedeu coisa? Tanto é que vocês foram hexas esse ano. kkkkk
         Só pra esclarecer, quem tiver duvidando é só dar uma olhada no site da FPF, e ver a média de público do campeonato pernambucano de 2009 pra cá, ano que o Santa Cruz voltou a disputar o estadual de maneira minimamente decente. Ganhamos todos os anos, mas isso aí num vale de nada né burro-negros, num vale tanto que vocês falam nisso a toda hora. 
         Engraçado que o pessoal da coisa sempre tem um discurso pronto para cada ocasião, não têm o mínimo de firmeza em suas opiniões. Para Hélio papagaio dos Anjos o hexa era tudo antes da final, mas depois que perdeu não valia nada. kkkkkkkk. Vocês sãos uns coitados mesmo. O pior cego é aquele que vive na ilusão.
         Na véspera do segundo jogo da final no Arruda, já no sábado de manhã, a torcida da coisa só tinha comprado 5 mil ingressos. O resto tava tudo boiando na bilheteria, e ia sobrar, porque num tinha nem burro-negro na fila pra comprar. Seu Dubeux foi que comprou o resto e distribuiu para os amarelinhos para eles irem pro Arruda fazer baderna antes e depois do jogo. Todo mundo sabe disso, menos os iludidos do mangue.
         Saudações corais para os burro-negros, campeões mundiais de chororô. Buabuabuabuabuabuabua   

  6. Olha o outro….O Sport tem a maior torcida porque é o time de todos os Pernambucanos, seja rico ou pobre, branco ou negro. O Sport é do povo.

    Sai do teu mundo da fantasia e encara a realidade. Enquanto a torcida tricolor se concentra em torno do Arruda, a massa rubro-negra domina o resto da RMR, incluindo toda a periferia do Recife, Olinda e Jaboatão…além do interior do estado.

    Engraçado é que a torcida da lombriga colorida chama os rubro-negros de mundiça, maloqueiro, que o COTEL tá cheio de torcedor da coisa, e depois quer fingir que é time dos coitadinhos.

    Torcida modinha é a coral, que só vai a campo quando o ingresso é 1 real. KKKKK até rimou. Cadê a média de 30 mil na série B e série A??? Cadê a média de público do Pernambucano, mesmo jogando em um estádio maior que a Ilha? Só ganha porque tem os clássicos e ainda conta com os 11 mil rubro-negros.

    Quando a lombriga caiu em 2006 a média foi de 8 mil/jogo. Quando o Sport caiu em 2009 foi média de 16 mil. Essa é a diferença entre uma torcida fiel e outra modinha do arruda.

    Vocês ganharam 3 jogos contra o REI DO NORDESTE, feito digno de comemoração exaustiva e estrela no escudo. Mas mesmo assim ainda são os maiores fregueses do Leão.

  7. essa história de torcer pelo estado,escuto há anos.como tambem escuto há anos o mesmo discurso q”o clube dos 13 acabou com o futebol do Norte-Nordeste”.ou seja:os caras ainda estão no período 1987/88.não evoluiram.voltando ao tema(q é basicamente isso),infelizmente concordo com o EASN.pôs o dedo na ferida.depois dizem q”não sou pernambucano”.só não sou”ilusionista”

  8. A única semelhança da torcida do xpoti com a do Corintian é a chatice e a arrogância. Povão em Pernambuco é a torcida do Santa Cruz. A torcida do xpoti parece na verdade é com a do São Paulo, torcida de modinha que só gosta do time quando ele ganha, e não sabe nem o nome dos jogadores direito. Engraçado que a torcida da coisa chama a gente de sarna e de banguelo, mas na hora de dizer que é grande quer se fingir de povão. E antes que falem em história de série D, nós realmente estamos na 4º divisão, mas esse ano ganhamos o campeonato com os pés na costas, e na cadela de peruca foram somente 3 lapadas, o resto é chororo e conversa fiada.
    Saudações corais.
    Santa Cruz Futebol Clube hoje, amanhã e sempre.

  9. As únicas semelhanças entre as torcidas do corinthians e do Sport são o tamanho da torcida (times de massa, do povão) e a fidelidade nas arquibancadas.

  10. Realmente a imprensa de Pernambuco é única com esse negócio de “torcer pelo Estado”. Mas esse pensamento se justifica pelo fato das torcidas de santa cruz e nautico serem amigas, quase irmãs. Por isso são conhecidas como Anti-Sport.

    A pior torcida daqui é a do santa cruz. Os caras são arrogantes, prepotentes e mentirosos. Nunca ganharam nada, mas se acham o “terror do Nordeste” KKKKKK

    Quando conseguem ganhar do Sport (são nossos maiores fregueses), não comemoram a sua vitória, e sim a nossa derrota. Fazem de tudo para nos humilhar, colocam apelidos, tentam diminuir as conquistas do Leão, são iludidos com o tamanho da torcida só porque jogam num estádio maior que a Ilha.

    Esse comportamento de se preocupar mais com o Sport do que o time deles se reflete em campo, com o inédito tri-rebaixamento e a permanência na 4ª Divisão há três anos seguidos.

  11. “Torcer pelo futebol do estado na final? Meu filho, ver o Corinthians perder aquele título para o Sport Recife não tem preço. Não apareceu um na manhã seguinte.”

    Ou seja , só em pernambuco, terra de mentalidade colonial, que a imprensa torcedora dop Sport inventa essa baboseira de “‘ Eh, Pernambuco” para fazerem alguns inocentes torcedores de Náutico e Santa Cruz torcerem para o Sport. Quanndo é o contrário, se omitem

  12. eu acho bom quando esse clubes de São Paulo PERDEM.mas,os caras não aprendem.tem 1,2 reis na barriga!essa história de ser”anti”só mostra q o Brasileiro não gosta de futebol.e sim DO SEU CLUBE!ainda bem q essas máscaras estão caindo aos poucos!

  13. Em matéria de ser chato e achar que são muito maiores do que realmente são, eles se parecem demais com a torcida do sport.

  14. Acho que vai chover rubro-negro aqui dizendo que tricolores e alvirrubros são anti-Sport…

    Mas acredito que aqui no estado a torcida ANTI é recíproca. Basta ver quantos rubro-negros comemoraram e ainda comemoram a queda vertiginosa do Santa Cruz nos últimos anos. Eu diria até que essa relação é maior entre Santa Cruz e Sport mesmo. Os anti-alvirrubros existem, mas são em menor número.

    Particularmente, nunca fui e provavelmente nunca serei da turma “Ah, É Pernambuco!”. Reconheço que é irracional, e ver os adversários caindo aos pedaços prejudica o próprio time a que se torce. Mas fui criado assim e a essa altura do campeonato não dá pra mudar: sou Santa Cruz e Anti-Sport e Anti-Náutico. =P

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*