Buenos Aires – Traçando um paralelo entre as linhas do Recife e Buenos Aires…
Na capital pernambucana, o metrô é apontado como uma parte importante do plano de mobilidade urbana focando a Arena Pernambuco, a 19 quilômetros do Marco Zero. A estação Cosme e Damião, já em fase final, ficará a 700 metros do futuro projetado para o Mundial de 2014. Ligará o aeroporto ao novo estádio.
Os demais – Ilha do Retiro, Aflitos e Arruda – não contam com o serviço. A casa rubro-negra é a que chega mais perto, com o terminal de Joana Bezerra, mas sem um esquema integrado até o estádio.
Em Buenos Aires, apesar da estrutura mais avançada, não é muito diferente em relação aos estádios de futebol. O metrô local, chamado de “Subte”, é até extenso. Tem seis linhas distribuídas em 56 quilômetros de trilhos, com 77 estações.
No entanto, as principais canchas não contam com estações próximas, como o Monumental de Nuñez e a La Bombonera e nem linhas integradas aos ônibus. De certa forma, causa surpresa, pois a metrópole portenha tem mais de 15 clubes…
Esporte à parte, a passagem do Subte na Argentina é bem barata. Custa 1,10 peso. Na moeda brasileira, apenas R$ 0,43.
Veja as configurações do metrô de Buenos Aires. A atual, de 2010, e a futura, em 2015.
Pingback: Metrô ou Subte, mas longe do futebol | Blog de Esportes : Link Mundial
Cássio, antes de tudo parabéns pelo Post.
Fiz uma pequena análise, utilizando o http://www.mapmyrun.com/routes/create/ entre a distância da estação de Metro (Joana Bezerra) até a Ilha do Retiro; e da estação de Subte Linha D (Congresso de Tucumán) até o Monumental de Nuñez.
Em Recife a distância entre a estação de Joana Bezerra e a Ilha do Retiro é de, aproximadamente, 1560 metros (1380 metros em linha reta).
Em Buenos Aires a distância entre a estação do Congresso de Tucumán e o Monumental de Nuñez é de, aproximadamente, 1600 metros (1560 em linha reta).
Agora, a diferença é que enquanto Nuñez e Belgrano são Bairros urbanizados e seguros (quando fui ao jogo do River utilizei o Subte), A estação de Joana Bezerra está no marginalizado bairro do Coque o que torna extremamente inseguro a a utilização do metrô em dias de jogo do Sport.
Gostei bastante do Metrô de lá. Não tem nem como comparar com o daqui (com relação às linhas), mas ainda é fraquinho com relação ao de algumas capitais europeias. A sorte é que o táxi é bem baratinho também, daí você não fica na mão. Mas com essa configuração para 2015, acho que vai ficar 10.