Os anti-heróis dos gramados

Marcelinho Paraíba no Bild, da Alemanha

Nada de entrar no mérito da culpabilidade ou da inocência. Cabe à investigação policial ouvir todas as versões, checar contradições, encontrar provas e concluir o inquérito.

O caso de Marcelinho Paraíba, detido com a suspeita de ter tentado beijar à força uma mulher em uma festa, é mais um no futebol brasileiro envolvendo ídolos.

Neste caso, como de outros jogadores renomados, a péssima repercussão (veja aqui).

O episódio ocorrido em Campina Grande é emblemático desde já, uma vez que aconteceu apenas cinco dias após à épica classificação do Sport à Série A, com direito a uma recepção de milhares de torcedores rubro-negros no Recife.

Dos braços do povo à cadeia. Infelizmente, não é um cenário incomum.

Em escala nacional, como esquecer Ronaldo, envolvido com três travestis, com a suspeita de uso de drogas? O camisa 9, pentacampeão, cabisbaixo em uma delegacia.

E o que dizer das denúncias de que os atacantes Adriano e Vagner Love frequentariam festas organizadas por chefes do tráfico? E da acusação de homicídio ao goleiro Bruno?

Festas regadas a muita bebida e, muitas vezes, drogas, já se tornaram algo comum na carreira de grandes jogadores, mesmo com jogos marcados para o dia seguinte.

Vários deles tem vivência suficiente para não usar como escudo a “falta de estrutura familiar”. O enriquecimento veloz somado às companhias duvidosas é praticamente o perfil dessa gama de atletas. A lista se estende por outros caminhos à margem da lei.

Jogador fumando crack, outro inventando o próprio sequestro para enganar o atraso diante da comissão técnica e por aí vai.

São astros comprometidos com as massas, com a paixão clubística, mas que acabam manchando o futebol e deixando aquele ar de constrangimento para o torcedor, além de seus familiares, todos de mãos atadas. Até porque é, de fato, um caso de polícia.

É o herói assumindo o papel de anti-herói. O mau exemplo dissecado, cru…

Marcelinho Paraíba na Paraíba. Foto: Juliana Santos/DA Pres

Colabore com a engrenagem do seu time para 2012

Engrenagem

Sem dúvida alguma, começou o período mais “chato” do futebol.

Nada de jogos, de ansiedade por um clássico ou uma decisão…

Campos completamente vazios. Vários deles em reforma, sem grama alguma.

Ingressos, só os usados, que servem como base de lembranças. Boas e ruins.

No Recife, a temporada 2011 realmente chegou ao fim. Para analisar o ano de sua equipe – alvirrubro, tricolor ou rubro-negro -, participe da enquete aqui.

Porém, bastaram apenas algumas horas para o desfecho da temporada de bola rolando para começar o eterno telefone sem fio de especulações e “peruas”…

Trata-se da montagem dos novos elencos, numa negociação intensa.

Apesar disso, é possível dar um passo à frente, projetando esse 2012, com um novo degrau nacional para os três grandes clubes pernambucanos.

De forma bem simples, colaborando com o planejamento, com o destino do orçamento.

Postagem aberta ao torcedor e suas ideias para 2012, longe de ser o fim do mundo.

Quais são as suas expectativas para o desempenho do seu time em 2012?

Você quer manter o atual técnico ou gostaria de um novo nome? Qual?

Considerando as finanças do seu clube, quem você indicaria como reforço?

Qual rival irá dar mais trabalho?

Qual seria a sua prioridade na infraestrutura do seu clube?

Ajude Antônio Luiz Neto, Gustavo Dubeux e o sucessor de Berillo Júnior…

Contornando a Arena Pernambuco

Arena Pernambuco. Crédito: Eduardo Martino/divulgação

Finalmente, a Arena Pernambuco ganhou o contorno completo das arquibancadas.

Por enquanto, apenas com as estacas das tribunas, projetadas para 46 mil pessoas.

A imagem foi registrada neste mês pela construtora Odebrecht.

A obra em São Lourenço da Mata precisa ser acelerada até junho do ano que vem, para confirmar o Recife na Copa das Confederações de 2013.

Confira a foto aérea do estádio da Copa de 2014 em alta resolução aqui.

Os primeiros metros de concreto estão brotando.

Abaixo, o projeto em 3D.  Compare a realidade e o futuro…

Arena Pernambuco. Crédito: Odebrecht/divulgação

Marketing de Pernambuco na Copa

Se o marketing é tudo hoje em dia no ramo dos negócios, assista ao vídeo oficial que vem vendendo a imagem de Pernambuco para o exterior, via Copa do Mundo de 2014.

O trabalho, compilado em quase seis minutos, passa pela expansão da economia do estado, cultura, clubes recifenses e pelo projeto da arena.

Áudio em português e legendas em inglês…

Ideia de 1984 executada para 2014

Monitoramento da Fifa nas obras das 12 arenas da Copa 2014. Foto: Fifa/divulgação

Inspirado no livro homônimo de George Orwell, o filme 1984 aborda o regime totalitário e repressivo de um país, com toda a população controlada por câmeras.

Câmeras espalhadas em todos os cantos, das ruas aos quartos. Esse contexto acabou colaborando para a criação do programa Big Brother.

Com a exposição da imagem cada vez mais abrangente, não surpreende saber que aquela ideia, de alguma forma, se tornou realidade…

Pois é exatamente isso o que a Fifa vem fazendo para acompanhar as obras dos 12 estádios para a Copa do Mundo de 2014, trinta anos depois da impactante película.

São câmeras ligadas 24 horas por dia nos canteiros das arenas, com conexão à internet e sinal exclusivo para o comitê organizador do Mundial e, obviamente, para a cúpula da entidade que comanda o futebol. Ideia batizada de “inspeção virtual”.

O projeto já havia sido antecipado pelo blog há mais de um ano (veja aqui).

Falta saber, porém, quando o público poderá monitorar essa gama de obras…

Por enquanto, apenas uma dose homeopática, com uma exposição dos vídeos na feira Soccerex, no Rio de Janeiro. O Grande Irmão fará mais do que isso?

Monitoramento da Fifa nas obras das 12 arenas da Copa 2014. Foto: Fifa/divulgação

Epopeia vermelha e branca pelo topo do futebol

Filmes oficiais do Náutico nos acessoa da Série B em 2011 e 2006

Confira o trailer do DVD oficial do Náutico sobre o acesso na Série B deste ano.

O filme se chama “Uma epopeia em 4 capítulos”. Em 2006, quando também subiu para a elite, o Timbu lançou o filme “Batalha dos Aflitos 2 – A volta por cima”.

Saiba mais sobre Uma epopeia em 4 capítulos clicando aqui.

Relembra o primeiro DVD timbu, Batalha dos Aflitos 2, clicando aqui.

Nos dois casos, a festa aconteceu nos Aflitos, diante de Ituano e Ponte Preta. Assim como na primeira versão, o novo filme será exibido no Cine Rosa e Silva.

A ideia de documentar campanhas inesquecíveis é válida. E rentável.

Sim City dos altos coqueiros em versão reduzida

Cidadde da Copa. Foto: Joaquim Costa/divulgação

Uma verdadeira Sim City pernambucana, ainda em uma maquete, com cara de “2014”.

Maior evento do mundo em negócios de futebol, a Soccerex Convenção Global está acontecendo em Copacabana, no Rio, com novidades sobre o próximo Mundial.

Clubes, entidades e empresas estão com estandes para a exposição, visando negócios. Do Recife, nada de Sport, Náutico e Santa, ao contrário do Bahia, fincado no local.

O representante da terrinha foi o Consórcio Arena Pernambuco, com a Cidade da Copa, o novo bairro de 240 hectares, com previsão de crescimento até 2025.

A maquete, criada em 60 dias pela SDK Maquetes, tem 20 metros quadrados. No espaço, a mensagem: “O maior legado da Copa do Mundo para o Brasil”.

O estande teria custado quase R$ 100 mil. Nada que se compare ao custo da Cidade da Copa de tamanho natural, de R$ 2 bilhões. Haja negócios.

Cidadde da Copa. Foto: Joaquim Costa/divulgação

Enquete: Qual é o seu balanço na temporada 2011?

Lupa

Acessos para todos os lados, festas – uma delas com volta olímpica – e decepções, erros e acertos administrativos, reformas, atrasos, negociações milionárias, calote…

O agitado ano de 2011 está acabando para os grandes clubes do Recife.

Hora de dar a sua opinião, torcedor.

Qual é o seu balanço sobre a temporada do seu clube em 2011, considerando os resultados no campo e a administração?

  • Sport - Regular (29%, 409 Votes)
  • Sport - Bom (25%, 348 Votes)
  • Náutico - Bom (17%, 241 Votes)
  • Santa Cruz - Bom (16%, 225 Votes)
  • Sport - Ruim (6%, 78 Votes)
  • Náutico - Regular (5%, 64 Votes)
  • Santa Cruz - Regular (1%, 21 Votes)
  • Santa Cruz - Ruim (1%, 11 Votes)
  • Náutico - Ruim (0%, 6 Votes)

Total Voters: 1.403

Carregando ... Carregando ...

Náutico (N. Recife) e Sport (S. Recife) no game Fifa 2013

Playstation. Foto: Sony/divulgação

Os contratos de licenciamento ainda serão negociados, mas a presença alvirrubra e rubro-negra na elite do Campeonato Brasileiro assegurou a dupla centenária no game de futebol mais popular do mundo, o Fifa Football.

Resta saber se as equipes vão aparecer de forma oficial ou genérica…

Disponível em várias plataformas, como Playstation 3 e Xbox, o Fifa 2013 só chegará nas lojas em novembro do ano que vem, com a configuração da última temporada.

Assim, teremos Sport e Náutico em versão 3D, com uniforme original, escudo, patrocínios, jogadores e seus perfis… Tudo inserido no game.

Caso Timbu e Leão não cheguem a um acordo, porém, a EA Sports, produtora do jogo, deverá criar times fictícios para compor a liga de 20 times brasileiros.

No Fifa 2012, 14 times assinaram: Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Fla, Flu, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.

Os não licenciados, com versões “genéricas” no videogame, foram América/MG, Atlético-GO, Avaí, Ceará, Figueirense e Internacional.

Pois é. Como os jogadores têm os nomes garantidos, em breve, então, poderá ser possível apertar o “quadrado” para comandar o chute de Kieza ou Marcelinho Paraíba.

Em tese, Náutico e Sport deveriam ter aparecido no Fifa 2010, composto pela Série A de 2009, mas não fecharam contrato. Entraram como N. Recife e S. Recife…

Para evitar o iô-iô recifense na elite

I-ô-iô

Após a merecida comemoração de seus torcedores, Náutico e Sport agora devem partir para a realidade, que é a duríssima primeira divisão do futebol nacional.

Abaixo, os acessos e rebaixamentos dos clubes pernambucanos na elite desde que o sistema foi implantado, em 1988, na ocasião, apenas com Sport e Santa na Primeirona.

São nove acessos e nove rebaixamentos no Recife…

Nesses 23 anos, a única edição sem rebaixamento foi a de 2000, a Copa João Havelange, na qual a Cobra Coral acabou na última posição do módulo azul.

Um ano antes, com uma complexa fórmula de descenso, computando a campanha do ano anterior para definir os relegados, o Leão até escapou, mas também foi lanterna.

Com o modelo atual, por pontos corridos, a partir de 2003, o futebol do estado ficou numa situação ainda mais delicada, num verdadeiro iô-iô. É preciso planejar os gastos desde já para tentar evitar o caminho inverso na próxima temporada.

Acessos à Série A:
1988 – Náutico (vice)
1990 – Sport (campeão)
1992 – Santa Cruz (4º)
1999 – Santa Cruz (vice)
2005 – Santa Cruz (vice)
2006 – Sport (vice)
2006 – Náutico (3º)
2011 – Náutico (vice)
2011 – Sport (4º)

Rebaixamentos à Série B:
1988 – Santa Cruz
1989 – Sport
1993 – Santa Cruz
1994 – Náutico (lanterna)
2001 – Santa Cruz
2001 – Sport (lanterna)
2006 – Santa Cruz (lanterna)
2009 – Náutico
2009 – Sport (lanterna)