Literatura do futebol ao sol, no barro e com o Santa Cruz

Livro "Futebol ao Sol e à Sombra", do uruguaio Eduardo Galeano, nas versões em espanhol e português

Eduardo Galeano é um dos mais renomados escritores da América Latina.

Aos 71 anos, o uruguaio Eduardo Galeano tem mais de 40 livros, em inúmeros gêneros, como ficção, jornalismo, análise e, sobretudo, esportes, uma de suas paixões…

Em 1995, ele escreveu o livro “Futebol ao Sol e à Sombra”, com os momentos de esplendor e desgraça do futebol, entre a performance teatral e a guerra movendo as massas, pontuados por grandes nomes da pelota mundial, como Pelé, Di Stéfano, Maradona e Obdúlio Varella, campeão com a Celeste no Maracanazo de 1950.

Sucesso editorial e de crítica, o livro ganhou várias versões, inclusive em português.

Na Espanha, a surpresa, com uma capa à parte. Apaixonado pelo Brasil, Galeano já esteve inclusive em Pernambuco. Daqui, saiu a ideia da capa, com um time de barro.

Com o time do Santa Cruz…

2 Replies to “Literatura do futebol ao sol, no barro e com o Santa Cruz”

  1. Que é isso ANA PEDROSA. Que coisa feia!
    Vc fala assim do santa, mais não entendir o porque? Pois no seu comentario  vc não se identificou com TIME algum… Alias, pela forma que vc expressou seu pensamento, acho que vc é sulista e adora ferrar os NORDESTINOS, ou vc é simplesmante uma tocedora da COISA.

  2. Com certeza esteve a passeio. Se morasse aqui ou conhecesse profundamente o nosso estado e o nosso futebol, não colocaria no seu livro uma foto de um time de perdedores e de fracassados! Ou já sabendo, colocou de propósito para ilustrar os FRACASSOS DO FUTEBOL MUNDIAL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*