Certamente, vai começar a velha discussão… Mas vale uma análise.
A direção do programa Todos com a Nota divulgou um gráfico sobre a quantidade de cartões da promoção governamental solicitados nesta temporada. Só a partir do cartão é possível reservar ingressos nas mais variadas competições.
Ao todo, mais 100 mil cartões magnéticos foram cadastrados no sistema pelos torcedores. Nos percentuais, Sport 49%, Santa Cruz 30% e Náutico 21%.
No fim do ano passado, na última atualização desses dados, o programa TCN havia chegado à marca de 200 mil cartões digitais (veja aqui).
Na ocasião, Sport 49,5%, Santa Cruz 29% e Náutico 21,5%. Índices parecidíssimos, num universo de 100 mil e 200 mil cartões, respectivamente.
Na soma geral, seriam 148 mil cartões rubro-negros, 88 mil tricolores e 64 mil alvirrubros.
Na prática, a projeção se manteve, mas aí entra o questionamento. Este cenário é o reflexo geral das três maiores torcidas de Pernambuco?
Talvez, o mais correto seja dizer o óbvio, que este quadro mostra de forma direta uma camada da população, de menor poder aquisitivo.
Aquela que consome o futebol local via Todos com a Nota, até porque no último campeonato estadual a torcida do Santa Cruz, por exemplo, comprou mais ingressos no formato tradicional, entrando em choque com os dados apresentados aqui.
Considerando apenas os ingressos promocionais, foram 1,8 milhão de torcedores nos estádios este ano, proporcionando um acréscimo de 39% em relação a 2011.
Não por acaso, o contexto do Todos com a Nota está longe de ser desprezível, uma vez que estamos considerando nada menos que 300 mil pessoas…