Foi na Coreia do Sul e no Japão, em 2001, que a Fifa passou a utilizar a Copa das Confederações como um “teste” para os organizadores da Copa do Mundo.
A competição, criada em 1992, já havia passado por Arábia Saudita e México, quando houve a mudança no foco do torneio, cuja marca foi sendo consolidada.
No Brasil, em 2013, o Festival de Campeões deverá registrar a segunda maior média de público da história e a maior entre os países que estavam se preparando para o Mundial no ano seguinte – abaixo, o ranking. Preparação à parte, o brasileiro está empolgado.
Ao todo, os seis estádios selecionados pela entidade receberão 16 partidas entre 15 e 30 de junho. Considerando todos os lugares disponíveis para eventos da Fifa, que geralmente reduzem a capacidade total, o número de assentos chegaria a 961.640.
Contudo, por questão de segurança nesta edição preparatória, a Fifa só autorizou 829.286 lugares, ou 86,2% da capacidade prevista para o Mundial. Desta forma, caso todos sejam comercializados, a média brasileira chegaria a 51.830 pessoas.
A venda antecipada de entradas surpreende até o momento. Na pré-venda foram 132 mil. Em seguida, no primeiro dia oficial de venda, mais 186 mil.
Outros 50 mil já estão reservados para torcedores de baixa renda. Somando esses dados preliminares o índice de ocupação já estaria em 23 mil pessoas por partida.
Que adquirir um ingresso? A venda segue até o dia 15 de janeiro no site da Fifa.