Os grandes clubes europeus contam com canais exclusivos de televisão há quase duas décadas. Nas grades, programas sobre os atletas e jogos dos próprios times, reportagens sobre as respectivas histórias, novidades nos programas de sócios e até jogos de categorias amadoras e outras modalidades.
Devido ao potencial econômico alguns times, esses canais são um sucesso no pay per view, até 24 horas por dia, listando reprises das partidas, é claro.
No Brasil, os populares Flamengo e Corinthians são os principais expoentes em canais exclusivos, disponíveis de operadoras de tevê a cabo.
Mas há outro segmento, crescente. Em vez de canais, programas específicos em um canal. No Brasil, o Premiere FC vem firmando contratos com clubes tradicionais para a exibição quinzenal de programas de trinta minutos.
O pioneiro foi o Coritiba, seguido pelo Vitória. O mercado aceitou e agora vem uma nova leva de contratos, com Grêmio, Atlético-PR e Sport.
Sim, o Leão pernambucano terá um programa exibido em rede nacional a partir de abril. Com a transmissão do Premiere FC em televisores, computadores, tablets e celulares, o público-alvo chegará a 1,5 milhão de pessoas.
Outros times estão na mira do canal, que faz parte do grupo liderado pela Rede Globo, cujo contrato no Brasileirão se estende a vinte equipes. No Recife, Náutico, Santa e Sport só contavam com canais no Youtube (veja aqui).
Confira abaixo alguns modelos vigentes de televisões oficiais dos clubes.
O Coritiba foi o pioneiro no Premiere FC. O programa é exibido através das operadoras GVT e Sky. Além disso, os vídeos passam no site do clube.
O “Vitória na TV”, apenas sobre o time baiano, costuma ser exibido no Premiere FC logo após a edição do Coxa, seguindo a mesma linha editorial.
Corinthians. O Timão implantou um canal 100% sobre o clube, disponível como PPV nas operadoras TVA e OiTV. O investimento foi de cerca de R$ 3 millhões.
Flamengo. A primeira transmissão da TV Fla foi em maio de 2012, através do canal Esporte Interativo. O Urubu libera o conteúdo posteriormente no Youtube.