Transição de técnico de um bairro para outro, num ciclo raro e de roteiro comum

Marcelo Martelotte treinando o Santa Cruz em 2013. Foto: Jamil Gomes/Santa Cruz

Um treinador que aspirava o comando profissional de uma equipe. Trabalhou durante um bom tempo como auxiliar de grandes nomes. Aprendeu.

O curso natural da história indicava o seu momento, a sua chance. Ela veio.

Pegou um time de futebol escasso tecnicamente. Montou às pressas. Contou com um grande goleiro e um atacante em grande fase, artilheiro.

Surpreendeu os rivais, ambos em divisões nacionais mais elevadas. Obviamente, esse contexto significava um orçamento bem mais enxuto.

Mas o técnico ganhou a confiança da torcida aos poucos, estruturou o time taticamente, passou a jogar bem, ganhar clássicos e terminou com a taça.

A volta olímpica foi na casa do rival, com duas vitórias na decisão. Lá e lô.

Algum tempo depois, vitorioso, ganhou o mercado, atraindo o interesse de outras equipes. Inclusive do mesmo rival derrotado na final estadual.

O salário maior, bem maior, o seduziu, assim com a oportunidade de trabalhar numa divisão mais nobre no Campeonato Brasileiro, num projeto maior.

Ao grupo campeão pernambucano, conversas, entendimento com os atletas. Com a diretoria, após várias tratativas, idem. E tomou o seu novo rumo…

Este poderia ser o roteiro de Marcelo Martelotte em 2013. Ele acertou a sua transferência do Santa Cruz ao Sport, para a disputa da Série B.

No entanto, todo o relato apresentado foi o da passagem de Muricy Ramalho do Náutico para Santa Cruz em 24 de setembro de 2001, da B para a A.

É raro, mas de vez em quando algumas negociações entre os bairros do Arruda, dos Aflitos e do Ilha do Retiro mexem profundamente no futebol do estado…

Muricy Ramalho comandando um treino do Santa Cruz em 2001. Foto: Alexandre Gondim/DP/D.A Press

40 Replies to “Transição de técnico de um bairro para outro, num ciclo raro e de roteiro comum”

  1. Os torcedores do time do boi não sabem porque a ilha da fantasia é chamada de CASA DE FESTEJOS. SIMPES: O SANTA CRUZ LEVANTOU, NA ILHA DA FANTASIA, 9 TÍTULOS ESTADUAIS E A COISA, VULGO BOI, LEVANTOU NO COLOSSO DO ARRUDA APENAS 3 TÍTULOS. ESCLARECIDO? É MUITA LAPADA. SIMPLESMENTE FREGUÊS. KKKKKKKKKKKKKKK

  2. Chama o CHOQUE !
    Sou das antigas, quando um time de Pernambuco jogava, os pernambucanos torciam pelo time.
    Agora é aguarda a próxima batalha dos Guararapes…

  3. não Jucandro!não sou babaca.só falo as verdades q voces não gostam!e concordo com o igor.é muita FRESCURA de um estado q se diz”macho”.mimimi é pouco caro igor.mas são crianças em forma de adulto esses torcedores do Santa(e não só do Santa)!

  4. O Sport está certo! Temos que desmontar esse time do Santa Cruz, pois senão próximo ano nem vou mais para o campo. To cansando disso tudo, de ouvir parabens, etc

  5. Se entendi bem, a mensagem implícita do texto é que Martellote fez o normal, o óbvio, pois todo mundo faz isso, não é?

    Confesso que não entendi a motivação do texto. Se a ideia foi a de que os fatos envolvendo Muricy, em 2001, e Martellote, em 2013, foram semelhantes, digo que os contextos foram totalmente diferentes…

    Cássio, por que você não citou no texto que a passagem de Muricy pelo Santa Cruz foi motivada apenas pelo desentendimento dele com o então diretor de futebol do Náutico Rubinho? O fato foi bem divulgado na época…

    A questão de Martellote foi outra. Ele apenas abriu o olho pr’o dinheiro oferecido pelo “clube que paga propina pra botar jogador na Seleção Brasileira”. Deixou para trás o compromisso assumido com um projeto para todo o ano de 2013.

    Desafio? Novo projeto? E o antigo?

    Qualquer profissional deve procurar crescer na atividade em que trabalha, isso é absolutamente normal. Mas a qualquer preço?

    É bom registrar que um certo treinador, pouco tempo atrás, deu um exemplo cada vez mais raro de compromisso, honradez e dignidade num meio em que esses vocábulos são raros de encontrar e muitos, inclusive boa parte da imprensa, acham a coisa mais normal do mundo deixar na mão um clube, no decorrer de um projeto, literalmente na calada da noite, apenas por questão de dinheiro.

    Pois é, Muricy declinou de um convite para dirigir a Seleção Brasileira porque o Fluminense, com quem tinha um contrato verbal, não o liberou.

    As atitudes de Muricy, em 2001, e Martellote, em 2013, foram bem diferentes.

    Martellote saiu do Santa Cruz pela porta dos fundos.

    Muricy procura deixar as portas da frente abertas.

  6. Um trabalhador que está a dois meses sem receber salario, que recebe uma proposta de trabalho melhor como salario praticamente TRIPLICADO, com garantias de que irá a uma empresa que paga em dia seus funcionários é chamado de anti-ético… E a outra empresa que não cumpre o contrato (pagar seus sálarios) é a coitadinha. Futebol PE é isso, muito MIMIMI, dirigente vindo a publico chorar por que querem contratar seus jogadores… sei não, é cada uma. Que Martelotte honre, e faça com que seus comandados, idem, seus salarios em dia e altissimos, diga-se de passagem.

  7. A violência já começou – os jogadores do Sport levaram tapa na cara enquanto estavam no aeroporto (da própria torcida). Se Bivar não conseguir comprar o time do Icasa como será a volta?
    Em tempo, futebol deveria ser um esporte, uma diversão mas tornou-se um grande campo de batalha.
    Onde todos perdem!

  8. Não me incomoda o fato do Sport ter assediado e conseguido levar Martelotte pra Ilha, afinal tem mais poderio financeiro que o SCFC, aceitou pagar 100 mil reais pelo treinador campeão estadual pelo rival, e segue o jogo… O futebol é assim, a vida é assim… Se eu tivesse uma proposta de outra empresa pra ganhar o triplo do meu salário atual, no mínimo analisaria com carinho…
    O que eu lamento de verdade foi a postura do treinador iniciante, que na mesma noite que foi anunciado treinador do clube da Abdias estava com os dirigentes do clube da Beberibe, fazendo planos para a Série C que se aproxima e tudo o mais… Se já estava tudo acertado, por que não esclarecer tudo pra diretoria, pra imprensa e principalmente pra torcida??? Sairia, mas deixaria as portas abertas para uma eventual volta, assim como foi no caso do próprio Muricy, que até hoje é ídolo no clube da Rosa e Silva…
    O resultado é que agora ele ficou queimado no mercado de Pernambuco, e vai comandar um clube que se encontra em crise, com um elenco absurdamente fraco (e que ao contrário do elenco coral não foi ele que montou) e com uma pressão enorme nas costas… Se não conseguir os resultados nas primeiras rodadas, não vai ter um ALN pra sustentá-lo no cargo, vai ser demitido sem dó nem piedade, e dará um passo largo pro sepultamento de uma carreira que poderia ser promissora…

  9. Contrariando a opinião de alguns, o cargo de técnico é um trabalho como outro qualquer e bem remunerado, técnico não tem time, tem que ser profissional, tem que trabalhar bem aonde estiver e é de direito querer estar onde lhe pague melhor. Se Martelloti fizer um bom trabalho no Sport e chamarem-no para um time da séria A, é direito que vá e ninguém tem falar nada. Quanto a postagem do amigo intitulado “Tricampeão. no dia 24 de maio de 2013 às 10:27 ” é bom lembrar … >>> náutico: Campeão estadual 21 vezes, vice 30 vezes, sendo tri-vice duas vezes e penta-vice duas vezes. O hexa foi há 45 aos, de 63 a 68, faz tempo pra cacete, mas até hoje serve de alimento, sem o qual não sobreviveriam. >>> santa cruz: Campeão estadual 27 vezes, vice 33 vezes, sendo tetra-vice duas vezes e hexa-vice duas vezes. O santa é o campeão de vice campeonatos. >>> SPORT: Campeão estadual 39 vezes, vice 24 vezes, sendo tri-vice três vezes e hepta-vice uma vez. O NÁUTICO E SANTA SE GABAM DE QUÊ???

  10. e Muricy Ramalho no primeiro jogo do Santa sob seu comando,tomou de 5 a 1 do Atlético-PR,no Arruda!simples!depois caiu com o time pra segunda divisão.pelos comentários dos torcedores do Santa Cruz,dá pra ver a pequenez dessa gente!uma pena!

  11. Fico besta com a imprensa, jornalistas e radialistas incentivando estas atitudes anti-éticas. Quem perdem são vocês pois isto incentiva a violência dentro e fora dos estádios. E vocês, jornalistas, a audiência, É lamentável.
    Ainda não vi nenhum profissional que faz isto se dar bem – inclusive o citado no seu exemplo, o Murici, que derrubou o Santa Cruz para a série B.
    Perdem todos com estas atitudes birrentas.

  12. O VEXAME VAI CONTINUAR, JA QUE ECONOMIZARAM NO TREINEIRO, VAMOS BUSCAR RENATINHO ESSE SIM DEVERIA SAIR DE LA PRA ILHA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*