Jogos internacionais na rota dos clubes pernambucanos

Sporting no amistoso internacional contra o Náutico em 22 de maio de 2013, na Arena Pernambuco. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

Amistosos internacionais na rota dos pernambucanos.

Em 22 de maio, Náutico e Sporting se enfrentaram na Arena Pernambuco. O alviverde de Lisboa, um dos três maiores clubes de Portugal, participou da festa de abertura do estádio idealizado para a Copa do Mundo.

Em 30 de maio é a vez do Santa Cruz, contra o Nacional da Madeira, em Maceió. O tricampeão estadual enfrentará o alvinegro da Ilha da Madeira, 8º colocado na última edição da liga portuguesa.

No primeiro caso, um amistoso com o pagamento de uma cota ao Sporting. No segundo, a agenda foi articulada a partir da excursão do clube ao Brasil.

Os amistosos envolvendo os times do Recife levantaram discussões sobre a a viabilização de partidas internacionais de forma regular na cidade.

Calendário apertado e a própria falta de interesse dos dirigentes locais deixaram os times pernambucanos por mais de uma década sem partidas do tipo.

Considerando a dupla portuguesa, não é difícil traçar uma agenda, entre maio e junho com datas livres. Nas últimas três décadas o estado só recebeu três competições amistosas com times internacionais, em 1980, 1995 e 1997.

Formato num tiro curto, com semifinal e final, organizando a tabela com rodadas duplas. Além do intercâmbio com equipes estrangeiras, ainda que de porte mediano, haveria a possibilidade de negociar os direitos de transmissão na TV.

A Arena Pernambuco seria a força motriz na articulação de um novo torneio com times do exterior? E olhe que a ideia vem do próprio exterior (veja aqui).

Sair da mesmice pode ser uma forma de capitalizar e abrir novos mercados…

Nacional da Ilha da Madeira em amistosos no Brasil em 2013. Foto: ITAWI ALBUQUERQUE/TNH1

3 Replies to “Jogos internacionais na rota dos clubes pernambucanos”

  1. Como foi dito pelo tuiteiro @wander17son: “Itaipava Cup”. Brincadeira à parte, seria necessário contar com um patrocinador para um suposto torneio. O maior patrocinador da Arena, com contrato recém assinado, seria um caminho natural.

  2. O Corinthians investe forte para sua marca se propagar em outros países, inclusive com outdoor em algumas cidades europeias… Já os times daqui a forma de expor seu escudo no exterior seria alguns jogos internacionais. Eu sendo um dirigente do Santinha marcaria um amistoso, como por exemplo o Arsenal da Inglaterra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*