Novo técnico alvirrubro definido numa reunião relâmpago via WhatsApp

WhatsApp

O técnico Zé Teodoro foi demitido do Náutico às 22h30.

A decisão da diretoria alvirrubra saiu uma hora após a derrota em Criciúma.

Em seguida, conversas objetivas, articulações, vetos, divagações…

Tudo via WhatsApp, o serviço de mensagens online para smartphones, através de um grupo fechado com membros do enorme colegiado do clube.

Os nomes de Leão e Dado Cavalcanti surgiram em pequenos textos nos iPhones. No fim da reunião virtual, a decisão do presidente, Paulo Wanderley.

Exatamente às 23h45. Em aproximadamente 75 minutos, um novo nome.

Jorginho, paulista de 48 anos, ex-Bahia. Pela primeira vez no futebol pernambucano. Um novo treinador e uma novíssima forma de contratação.

Integrar as novas tecnologias ao desenvolvimento do esporte é algo importante. Em casos pioneiros, é sempre surpreendente.

Terceirona 2013, rodada 10

Classificação da Série C 2013, na 10ª rodada. Crédito: Superesportes

Encerrado o primeiro turno do grupo A da terceira divisão nacional. A vitória do Treze sobre o Rio Branco por 3 x 0, nesta quarta, completou a tabela até então assimétrica, devido à quantidade ímpar de participantes.

Agora, uma nova tabela com o mesmo número de partidas ocorrerá na 20ª rodada. O Santa terminou no G4. Teoricamente, dobrar a pontuação seria suficiente para avançar. Contudo, como quatro times somaram 17 pontos, seria bom somar um ponto acima dessa margem, chegando a 35. A conferir.

A 11ª rodada do representante pernambucano
18/08 – Luverdense x Santa Cruz (16h)

A pressão por Caça-Rato na Seleção Brasileira

A primeira apresentação da Seleção Brasileira após a contundente campanha do título na Copa das Confederações não foi das melhores. Derrota na Suíça por 1 x 0. O gol dos donos da casa foi, na verdade, um gol contra, numa cabeçada inacreditável de Daniel Alves. Nesta quarta, porém, o técnico Luiz Felipe Scolari recebeu uma cornetada daquelas da torcida. Sim, CR7.

A imagem foi registrada pela própria assessoria de imprensa da CBF…

Amistoso 2013: Suíça 1 x 0 Brasil. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Amistoso 2013: Suíça 1 x 0 Brasil. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Amistoso 2013: Suíça 1 x 0 Brasil. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Amistoso 2013: Suíça 1 x 0 Brasil. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

E o Náutico não cresceu em Santa Catarina. Já está passando da hora

Série A 2013, 14ª rodada: Criciúma 3 x 0 Náutico. Foto: FERNANDO RIBEIRO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A hora certa está passando do ponto e o Náutico não está crescendo. Não mais.

A evolução vislumbrada na vitória sobre o Internacional tornou-se opaca nas três apresentações seguintes. Ofensivamente, o time segue confuso. O centroavante Olivera é uma figura quase nula. Não recebe uma bola sequer.

Acaba saindo de sua posição para tentar algo. Ou seja, mexe na estrutura tática da equipe, que, por sinal, ainda busca uma identidade.

Seguindo o perfil do técnico Zé Teodoro – em seu sétimo jogo pelo clube-, o meio-campo tem como prioridade a marcação.

Com Tiago Real e Maikon Leite a equipe ganhou mais velocidade. Contudo, uma marcação mais apertada trava a dupla. Vem ocorrendo em sequência.

Apesar dos problemas, e não são poucos em uma dura Série A, uma vitória bastaria para injetar confiança num grupo.

Contra o Criciúma, também em situação crítica na tabela, o Náutico teria, em tese, a sua chance de pontuar fora de casa. O semblante dos jogadores alvirrubros no intervalo deixava claro que o ciclo técnico parecia perto do fim.

Arrasado no primeiro tempo, o time sofreu três gols, de falta, num chute rasteiro e de cabeça. Até ali eram 12 finalizações catarinenses e 5 pernambucanas.

A conversa no intervalo, certamente num nível forte e necessário de cobrança, quase acordou o Náutico, que se empenhou mais na etapa final.

O estrago já estava feito, com outra goleada sofrida, 3 x 0. Em 36 pontos possíveis o time somou 8, com o pífio índice de 22%. Para o time crescer na hora certa, o discurso talvez tenha que ser dito por outro comandante…

Atualização: Zé Teodoro acabou demitido logo após a partida.

Série A 2013, 14ª rodada: Criciúma 3 x 0 Náutico. Foto: FERNANDO RIBEIRO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A assinatura para o último campeonato estadual sem o trio de ferro

Jarbas Guimarães, presidente do Sport, assina o acordo para tirar o time do Campeonato Pernambucano de 1978. Foto: Arquivo pessoal

O Campeonato Pernambucano chegará a cem edições em 2014.

Até hoje, apenas o Santa Cruz participou de todas as competições desde 1915.

Náutico e Sport não jogaram o pioneiro torneio. Desde então, o Alvirrubro se fez presente em todos os estaduais.

Já o Rubro-negro ainda ficaria ausente mais uma vez. Há 35 anos…

Por não concordar com a tabela e por divergências com a FPF, o Sport tirou uma licença por tempo indeterminado, após decisão do conselho deliberativo.

O presidente leonino na época, Jarbas Guimarães, disse o seguinte:

“Em pescoço de leão, canga não, só a juba”.

O time da Ilha do Retiro voltou na temporada seguinte.

Em 1978, porém, o torneio vencido pelo Tricolor foi deficitário. Mas a situação acabou sendo ruim para todos, pois o próprio Leão, em crise e sem a bilheteria dos jogos, se desfez de alguns atletas para bancar as suas despesas.

Como parte das comemorações dos 80 anos do dirigente, a família de Jarbas Guimarães resolveu homenageá-lo, contando a sua história em um livro.

No acervo fotográfico para a publicação, a imagem do momento exato em que o Sport abdicou do campeonato estadual, com a assinatura de Jarbas.

Um ato histórico. Vale o registro do polêmico capítulo do futebol local…

A arte de não promover um grande jogo

Copa Sul-americana. Foto: Conmebol/divulgação

Um inédito clássico pernambucano pela Copa Sul-americana.

O apelo histórico de um jogo assim demandava uma atenção bem maior. Em relação à organização, segurança, marketing, rentabilidade etc.

Faz vinte dias que a partida entre alvirrubros e rubro-negros está marcada. Desde 25 de julho. As datas oficiais saíram em 9 de agosto.

Entre os clubes, no entanto, nenhuma ação foi lançada até o momento.

No Náutico, houve uma movimentação no departamento de marketing ao garantir a pré-vaga, ainda em 2012. No Sport, uma nota no site e só.

Agora, a divulgação é zero, sem banners nos sites ou comerciais na tevê.

A Federação Pernambucana de Futebol, entidade que deveria se mostrar interessada em realizar a disputa, teve como primeiro ato a tentativa de desmarcar o jogo, por motivos ainda mal explicados.

Para um torcedor menos atento, é bem difícil imaginar que falta menos de uma semana para o confronto internacional, paralelo ao Campeonato Brasileiro.

Há a expectativa de arrecadação acima de R$ 1,2 milhão. Mas, até aqui, nada de informações sobre os preços dos ingressos e a quantidade de bilhetes para os visitantes. Num torneio bem organizado, isso seria prioridade.

Complica ainda mais os horários atípicos em clássicos locais. As duas partidas vão acontecer à noite, no meio de semana. Na Ilha, dia 20, o apito inicial será às 19h30. Certamente, no horário de pico do já asfixiado trânsito da capital.

É provável que muitos torcedores cheguem atrasados. Isso deve aumentar, claro, o tempo do plano de segurança em relação ao acesso das torcidas rivais.

No jogo de volta, no dia 28, a Arena Pernambuco terá o seu primeiro clássico recifense, mas numa agenda ingrata: 21h50. Considerando que a disputa pode ir para os pênaltis, é possível que as torcidas deixem o estádio de meia-noite.

Neste horário, a rede metroviária terá que contar com um esquema especial – fato ocorrido no Maior Show do Mundo, no mesmo local, por exemplo.

Até o momento, porém, as autoridades do estado não reveleram o plano de transporte de alvirrubros e rubro-negros via metrô. Isso, aliás,  já deveria existir desde a concepção da arena, em janeiro de 2009.

Sem surpresa, tudo isso será contornado até a próxima terça-feira. Às pressas, como de praxe, sem a preocupação com o público consumidor.

Sobre como tratá-lo de forma adequada, antes, durante e depois do jogo, sobre como incentivá-lo às ações especiais da partida, com o estímulo a novos sócios, ingressos e produtos diferenciados…

O jogo será histórico, sem dúvida. Infelizmente, está sendo tratado à revelia.