A estrela de bronze é do Santa Cruz

Série C 2013, final: Santa Cruz 2 x 1 Sampaio Corrêa. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

Antes tarde do que nunca, o gostinho da glória nacional para o quase centenário Santa Cruz. Nessa longa história de paixão, o Tricolor passou perto de conquistas assim em algumas oportunidades. Precisou ter paciência para enfim comemorar…

Na maior das chances, no timaço de 1975, sofreu um gol do Cruzeiro no último minuto no Arruda, em plena semifinal do Brasileirão. Na decisão, teria disputado o título em apenas um jogo contra o Inter, também no Mundão.

Aquela geração de craques, com Givanildo Oliveira e Fumanchu, entre outros, ficou na memória da imensa torcida. Desde então, lampejos pela taça nacional em divisões menores, mas (quase) sempre com o gostinho de quase.

Em 1999, na Série B, os meninos corais de Nereu Pinheiro ficaram no empate sem gols no abarrotado Serra Dourada. O título, é verdade, nem fez falta, pois a comemoração, junto ao Goiás, foi suprema naquela tarde, com o surpreendente retorno à elite.

Seis anos depois, novamente na segundona, o time teve a maior pontuação da competição. Chegou a erguer a taça por quinze minutos no Mundão. Só não contava com o desfecho sobrenatural do quadrangular final, com um gol próximo dali, nos Aflitos.

Série C 2013, final: Santa Cruz 2x1 Sampaio Corrêa. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

Veio a já conhecida derrocada, até o fundo do poço. Troféu à parte, a torcida era para deixar a situação abissal. O ano de 2011 marcou o início do ressurgimento do clube coral. Entretanto, com outro vice-campeonato, na última divisão, a quarta.

Agora, dois anos depois, na campanha que recolocou o Santa Cruz no futebol propriamente dito – desportiva e economicamente falando -, uma jornada cheia de mudanças, no comando técnico e na composição ofensiva, além dos imbróglios jurídicos da organização.

E assim o time das multidões encerra o ano com o seu primeiro troféu nacional, tornando-se o 7º nordestino campeão brasileiro. Ao tricampeão pernambucano faltava mesmo esse passo em sua galeria.

Das incertezas de Sandro, flertando até com a zona de rebaixamento, às convicções de Vica, sacudindo o elenco, o passo foi dado. Com total merecimento, o clube mais tradicional na terceirona cresceu na reta final.

Na decisão, com 33 mil torcedores num domingo chuvoso, diante do Sampaio Corrêa, já com três títulos nacionais em sua galeria, o Santa se impôs e venceu por 2 x 1, com gols de Dedé e do estrelado Flávio Caça-Rato.

A vistosa taça prateada será a lembrança da primeira conquista nacional. E a recordação eterna para nunca mais precisar disputá-la…

Novos troféus, só nas divisões acima.

Série C 2013, final: Santa Cruz x Sampaio Corrêa. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

31 Replies to “A estrela de bronze é do Santa Cruz”

  1. E ATE UMA VERGONHA,PASSAR 100( ANOS),PRA GANHAR UMA ESTRELA COR DE CAQUINHA. LIXO,TAMBÉM ESSA CACHORRA COLORIDA E RABUJENTA,PASSOU O RESTO DE SEU TEMPO,SO JOGANDO TORNEIO,DE SERIE D & C, 100 (ANUS) E MUINTA COISA,MAIS O RESULTADO,PRA TIME PEQUENO,E ESSE,SÓ RECEBE COISAS PEQUENAS,ESTRELINHA DE CAQUINHA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  2. Zírpoli,

    e o melhor de tudo é que título foi conseguido de maneira legítima, sem necessidade de ajuda da Justiça nem da Fifa…

  3. Meu caro Franco
    O melhor momento de vcs ?
    Vcs tão saindo de um atoleiro chamado serie C meu camarada !!!

    Vcs já estiveram na serie A lembram ?
    Faz tempo

    Com relação ao tri nós ja fomos penta recentemente tu lembra?

    E te digo mais eu dou tanta importancia ao camp. PE que sou a favor do fim dos estaduais no NE e criação da liga do NE com series A, B e C pro bem do futebol do NE,só não sei se vc gosta da ideia pq teria serie C aiiii vixiiiii

  4. Ramiro
    Caixa de sabonete ta bom de mais
    É o mesmo que par de meias de amigo secreto na festa de confraternização

  5. Acho justo essa estrela da serie C. Afinal somente clubes considerados “gigantes”, diga-se Clube dos Treze, não colocam estrelas de divisões inferiores em seus escudos. Vale lembrar que o Sport Recife coloca uma estrela de um campeonato oficial porém polêmico, e outra do MÓDULO AMARELO.O Santa Cruz é o Santa Cruz e não devemos nada a Sport ou outros

  6. Há varios times grandes com serie c no escudo. Somente gigantes da serie A diga-se apenas clube dos treze abre mão de estrelas de séries B e C. Se é por causa do Sport recife, Santa Cruz é Santa Cruz e nao devemos absolutamente nada a eles. Além do mais a decisão daquele brasileiro foi na justiça, e há estrela do módulo amarelo em seu escudo.

  7. Título conquistado em campo com muita luta. Não foi na moedinha. Não é o título de 1987 do flamengo. Há vergonha maior que se dizer “campeão” de 1987? Esses torcedores daquilo já andaram por outros estados do Brasil para perceberem como são antipatizados? A propósito, vocês têm ideia como o pernambucano é tido como muito chato e arrogante nos outros estados do Nordeste? A coisa é o retrato acabado dessa impressão. O pior é a inveja. Viram o Sportv ontem à noite – tecendo locas à torcida do Santa Cruz? Não, certamente se limitam a essa imprensa que – pasmem, se quer ousam duvidar da versão da coisa para 1987. Jornalistas, como é assistir a explicação do mais íntegro jornalista esportivo do País, Juca Kfouri, e não poder falar a respeito? Vai do Youtube, vê lá o que ele diz sobre o campeonato ganho pelo flamengo em 1987. Vergonha, vergonha, vergonha é ser torcedor desse clube que ostenta em seu uniforme uma falsa estrela. E tem mais, quando o flamengo sagrou-se hexa campeão brasileiro, a rede globo estampou isso na tela. O que a vergonha, vergonha da coisa fez? Aceitou a verdade calada.

  8. Conquistar a série C é o mesmo que ganhar caixa de sabonetes no aniversário. Você finge que tá feliz, mas no fundo sabe que é uma merda.

  9. FRANCO PFV releia os seus comentários e reveja os seus conceitos meu amigo, Se gabando pelos ‘destaques’ que seu time teve nas emissoras Sudestinas?? Não, isso não é coisa de Pernambucano meu amigo…

    #FicaADica

  10. MAIS QUE PORRA É ESSA? VÃO COLOCAR ESTRELA NO ESCUDO??? PUTA QUEL PARIU, ALN IMCOPETENTE AFFS DIRETORIA DE MERDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  11. E POR QUE SÃO TRI-VICE, POR QUE SÃO FREGUSES DENTRO DA PROPRIA CASA ?
    RUBRO NEGROS , SUA MAIOR GRANDEZA SERIA SE RECONHECESSEM O MÉRITO DOS RIVAIS !
    INFELIZMENTE O MELHOR MOMENTO É O NOSSO E O VEM SENDO NOS ÚLTIMOS 3 ANOS, IMAGINEM QUE ESTAMOS VINDO DE UMA SÉRIE D e C.
    CONSEGUIMOS ATÉ MUDAR GRADE DE EXIBIÇÃO DE EMISSORAS DE TV (GLOBO(SPORTV) E BRASIL), FORA OS DESTAQUE QUE CONSEGUIMOS EM TODAS AS OUTRAS EMISSORAS A FORA DESTE PAÍS!
    COMO DIZIA J.LENNON :
    IMAGINE ! SE O SANTA FOSSE 1oDIVISÃO !!!

  12. Cobra morta é campeã da serie CCCCCCCCCCCCC kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ui ui ui ui serie CCCCCCCCC

  13. Sair da bosta é o maior motivo para comemorar, embora não seja motivo de honra alguma.
    Isso é coisa para ficar no passado e esquecer.
    Terreno em que apenas os coitados amaldiçoados pisaram, é piso para ser arrancado e replantado.
    Pobres diabos miseráveis.
    Nunca comemorem um título de um lugar que vocês esperam nunca mais voltar!

  14. Pessoal, vamos ter caridade e deixar de estragar a festa dos outros.
    Apesar de não existir honra em sair da lama, deixa o pobre sorrir!
    Deixem estes pobres diabos se regozijarem em cima de um terreno só pisado por amaldiçoados, como a série C.
    Sair da bosta é sim motivo para festejo, e dou os parabéns ao Santa por sair dela.
    Agora é esperar pelo pau tradicional, quando chegar no ano que vem
    Abraços a todos!

  15. Voce foi honeste em dizer que teria vergonha. Teria, se tivesse vergonha na cara. Ora, quem não teve vergonha de estampar na camisa uma estrela sem jogar, tudo torna-se possivel.
    Santa Cruz, chama-se TRICAMPEÃO PERNAMBUCANO.

  16. Vamos lá pessoal se a merda do time do boi coloca estrela no peito de modulo amarelo, porque o SANTA CRUZ não pode colocar estrela de campeão da série C, não vejo demérito nenhum nisso, pois o titulo foi ganho é valido e reconhecido pela CBF, queria saber qual o problema em ser campeão, titulo é tudo igual todos tem o seu reconhecimento. E esse ano foi todo tricolor, ganhamos o título Pernambucano em cima do Boi, subimos de divisão e ainda fomos campeões, ano perfeito. Tri Tricolor Tri Tri Tricolor dalhe Santa Cruz junta mais essa vitória. E o time das cachorrras morrendo de inveja.

  17. O rubro-negro ou não tem memória ou não sabe da historia do futebol estadual ou regional. É uma vergonha!
    Parabéns rubro-negro, pela ascensão à Série A. Espero que consigam mudar a história do futebol pernambucano e que não virem saco de pancada como o Alvirrubro. Nesse caso a série B os espera.
    Nós, Tricolores, estamos orgulhosos desta conquista. Mostra que somos time de garra com uma torcida que ama o seu clube.
    Essa Cobra Coral, a minhoquinha campeã da Serie C, é o atual Tri-Campeão Pernambucano que ganhamos nas costas do “Super Leão da Série A, freguês do Tricolor na casa de Festejo.
    Tri,Tri, Tricolor SANTA!!!!!!!

  18. Teria vergonha de ser o único tri-vice em campo do campeonato pernambucano. Teria vergonha de roubar o treinador do rival para logo dispensá-lo. Teria vergonha de ser tão antipatizado por todo o Brasil. Teria vergonha de tentar conspurcar o campeonato do flamengo de 1987. Tentar. Teria vergonha de 1975. Teria vergonha de disputar um “título” na moedinha (a imprensa local não fala mais nisso? Na verdade, nunca falou). Querem conhecer essa desgraça? leia ou assistam o maior e mais íntegro – sabem qual é o significado no termo?- jornalista Brasileiro, Juca Kfouri. Toda honra e toda glória ao Santa Cruz, a nêmesis da coisa! Três pisas!

  19. Analisando honestamente o futebol Pernambucano está na merda, o Sport comemora título de 87(como se fosse um título estilo cruzeiro 2003), o Náutico comemora e estampa em seu escudo o Hexa, e o Santa agora colocando estrela de Série C…

    Ainda assim futebol pra mim se restringe a rivalidade local
    Mais que é tenso é…
    Muito, Muito…
    Tenso…

  20. A estrela é cor de merda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  21. Sério mesmo que vão por estrela no escudo? o pior é que olhando ao lado vemos o Náutico com estrela de estadual e o Sport com estrela da Série B de 1990, EITA FUTEBOL PERNAMBUCANO DO MEU CARALHO #Depressão

  22. Eu teria muita vergonha de celebrar campeonato de terceira divisão. Sou série A, tenho título dela, sou superior EM QUALQUER ÂMBITO a essa minhoquinha nojenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*