Projetada com LED, a iluminação da Arena deve se contentar com a luz natural

Projeto da Arena Pernambuco. Crédito: Odebrecht/divulgação

A iluminação especial inspirada na Allianz Arena, de Munique, era um dos destaques do projeto da Arena Pernambuco.

Todo o material de divulgação do estádio em São Lourenço foi lançado contendo projeções da fachada iluminada com as membranas de LED. Até mesmo na loja do consórcio, no Shopping Recife (veja aqui).

Veio a Copa das Confederações e a arena não teve a iluminação diferenciada, que teria quatro quilômetros de componentes. Em vez disso, foram improvisados canhões de luz na fachada, emulando um visual colorido.

Havia a expectativa, inclusive da direção do consórcio, para que a estrutura de LED ficasse pronta até o Mundial, com cinco jogos no local em junho de 2014. O secretário extraordinário da Copa no estado, Ricardo Leitão, deixou claro na última coletiva do ano que a estrutura não ficará pronta.

“Aquilo não era um item obrigatório. Era uma proposta que a concessionária fez. Mas tudo o que é básico está em condições de funcionamento para receber jogos no padrão Fifa”.

O custo do estádio subiu de R$ 532 mi para R$ 650 milhões, na ordem de grandeza estipulada pelo governo, e nem assim foi suficiente para a iluminação.

Considerando que o equipamento não é dos mais baratos e que o consórcio ainda vem trabalhando com um orçamento apertado na operação, nota-se que, por enquanto, a iluminação da Arena será natural.

O consórcio enviou ao blog uma nota sobre a questão. Eis a íntegra.

“A fachada da Itaipava Arena Pernambuco foi uma das soluções adotadas pelo plano de antecipação da obra para a Copa das Confederações, que conseguiu adiantar a entrega do estádio em oito meses. A mudança no projeto da fachada garantiu uma entrega mais rápida do material, além de permitir uma instalação mais ágil. O novo fechamento lateral trouxe ainda a possibilidade de iluminação por LED, o que não estava previsto no projeto inicial e não foi licitado. Dessa forma, estão sendo realizados estudos de viabilização técnica e financeira.” 

Ou seja, o orçamento da obra não contemplava o LED, o que só reforça a dificuldade para instalá-lo após o Mundial…

Projeto da Arena Pernambuco. Crédito: Odebrecht/divulgação

10 Replies to “Projetada com LED, a iluminação da Arena deve se contentar com a luz natural”

  1. O estadio já mal localizado, tem uma péssima iluminação externa, a mobilidade urbana é das piores possível e ainda vão enganar na cara de pau o povo q acreditou no projeto inicial (smartcity) essa parceria entre governo e consorcio é mais uma VERGONHA entre tantas outras q existe no brasil…

  2. POLÍTICOS CORRUPTOS SÃO IGUAIS A UM LADRÃO. FAZEM DE TUDO PARA ROUBAR, PARA QUE POSSAM MOSTRAR UMA FALSA RIQUEZA. ASSIM É COMO OS POLÍTICOS BRASILEIROS AGEM. PARA ROUBAREM O DINHEIRO DA NAÇÃO, APRESENTAM PROJETOS MIRABOLANTES, PARA QUE POSSAM IMPRESSIONAR AS PESSOAS, E TENTAR DESVIAR A VISÃO DO POVO, PARA AS FALCATRUAS QUE ESTÃO EMBUTIDOS NO PROJETO. O BRASIL, É O PARAÍSO DOS CORRUPTOS. SE O POVO NÃO REAGIR A ESSA BANDALHEIRA, A TENDÊNCIA É AUMENTAR A CADA DIA QUE PASSA. VAMOS ABRIR A BOCA NO MUNDO, E PEDIR O FIM DA CORRUPÇÃO E DOS POLÍTICOS AQUI NO BRASIL.

  3. kkkkk. Ano passado o LED pode não ter funcionado, mas a Lanterna do Náutico fez sua parte ao iluminar o estádio de rosa toda vez que “jogava”. Apesar de todas as coisas com promessas de não ficar pronto, pensava eu que ao menos o estádio estava. Agora nem isso eu posso dizer. Dilma = vergonha, Dudinha = vergonha.

  4. Será que é de ARENAS que o povo brasileiro precisa? Chega de
    circo. Queremos pão, habitação, educação etc. etc. etc .etc.etc..
    Governantes deste PAÍS, nós, o povo, estamos ficando no limite de aturação de” desmandos” transbordando., ” E QUALQUER
    DESATENÇÃO ,( ROUBO), FAÇA NÃO, FAÇA NÃO…!

  5. ao invés de led poderiam dar uma indenização digna ao pobres coitados que estão sendo expulsos de suas casa para obras de mobilidade e recebendo indenizações pífias, na imprensa ninguém fala ninguém viu, entre os torcedores mais valer pagar valores irreais para jogadores medíocres e por ai vai….

  6. Os motoristas que não conhecem o caminho se perdem facilmente na entrada do TIP devido a iluminação pública apagada. Pelo que me consta, minha taxa na conta da Celpe continua vindo.

  7. Com um milhão de reais daria pra fazer uma boa iluminação de LED, imagine com seiscentos e cinquenta milhões. Eita Brasil confuso!

  8. KKKKK PRA ONDE FOI O DINHEIRO EXTRA DA ARENA ???? AUMENTARAM OS GASTOS E NÃO VAMOS TER O PROMETIDO??? VERGONHA, BRASIL…. ROUBO… ROUBO….. ROUBO…..

  9. Pra que iluminação, além de gastar essa fortuna pra receber 5 jogos meia boca, ainda de 1 da tarde, pqp, padrão FIFA lixão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*