A mistura entre Copa do Nordeste e Sul-Americana pode dar vaga ao 8º lugar

Copa do Nordeste e Copa Sul-Americana. Arte: Brenno Costa/DP/D.A Press

A vaga internacional na Copa do Nordeste já havia sido assegurada.

A Confederação Brasileira de Futebol havia disponibilizado uma das oito vagas brasileiras na Copa Sul-Americana ao campeão nordestino a partir da edição de 2014. Contudo, faltava uma definição importantíssima…

Com o bizarro critério da CBF de só confirmar os representantes do país no torneio da Conmebol entre os melhores colocados no Brasileirão à parte dos classificados às oitavas de final da Copa do Brasil, havia a dúvida se tal regulamento seria aplicado ao campeão do Nordestão.

Infelizmente, será. A CBF já revisou o regulamento do regional (veja aqui).

Assim, a participação internacional do campeão nordestino só será assegurada se o mesmo não chegar nas oitavas da Copa do Brasil, correspondente à quarta fase. A medida evita o choque de datas entre os torneios.

Porém, a decisão complicou de vez o processo no regional.

Com vários participantes da Copa do Nordeste presentes na Copa do Brasil, é possível que o lugar na Sula vá além do campeão nordestino ou mesmo do vice.

O blog considerou os favoritos nas quatro chaves. Assim, as quartas de final do regional teriam os seguintes times: Náutico, Santa Cruz, Sport, Bahia, Vitória, Ceará, América de Natal e CRB.

Indo além, observando o diagrama da Copa do Brasil, sete desses times têm caminhos exclusivos até as oitavas. Apenas Náutico e América poderiam se enfrentar antes disso.

Em tese – por mais difícil que seja, há a possibilidade -, sete clubes seriam obrigados a abdicar da Sul-Americana por causa da campanha na Copa do Brasil. Ou seja, a vaga destinada ao Nordestão ficaria com o 8º colocado!

Não é possível que a diretoria de competições da CBF não tenha previsto isso…

Em tempo: o CSA disputou a Copa Conmebol de 1999 como 4º lugar do Nordestão, mas, naquele ano, Vitória (campeão), Bahia (vice) e Sport (3º lugar) abriram mão da disputa. E o CSA chegou ao vice-campeonato internacional.

5 Replies to “A mistura entre Copa do Nordeste e Sul-Americana pode dar vaga ao 8º lugar”

  1. Agora o Santa Cruz pode disputar uma competição internacional e ser Campeão como o FITA AZUL, mais, tem que ralar muito para ser o Oitavo do Nordestão. kkkkkkkkk

  2. Tá certo falar que Ceará tem tudo pra passar às quartas de final da Copa do Nordeste, mas dizer que o CRB é favorito sobre o Treze no grupo C do Nordestão é um pouco fora de lógica, os confrontos entre os dois nos últimos anos só mostra vantagem pro Galo da Borborema.
    A série C dos últimos dois anos amplia isso, o Treze ficou à frente do CRB em ambos, ano passado quase que consegue o acesso pra série B.
    Enfim, dá uma revisada aí!

  3. Legal que Cassio colocou 9 times nas quartas de final, sendo que somente 8 jogam ahuhuauhahuahuahuahuhuahuahua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*