Joguinho sem tanto apelo na Lituânia… Arquibancada quase vazia.
Era a 12ª rodada do campeonato nacional, disputado por apenas dez clubes. A partida entre Trakai e Zalgiris seguia sem graça até o gol de Dmitry Koub, no segundo tempo.
O atacante marcou para o Trakai, empatando em 1 x 1.
Koub correu para a galera, mas sem muita gente no estádio, preferiu sentar e aplaudir o próprio gol. Originalidade.
O já complicado sistema brasileiro de classificação à Copa Sul-Americana, com oito vagas, ficou mais complexo em 2014, interligando outro torneio. Agora, é levada em consideração as Séries A e B, as Copas do Brasil e do Nordeste.
Inicialmente, Náutico, Sport e Santa Cruz estavam na briga. A situação mudou.
A já famosa “fila de espera” continua, mas com sete lugares em vez de oito. A partir da classificação no Brasileiro – com os quatro times oriundos da Série B à frente dos quatro rebaixados -, é feita a lista. Para disputar o torneio internacional, é preciso ser eliminado da Copa do Brasil antes das oitavas de final, uma vez que as competições serão paralelas no segundo semestre.
Portanto, os sete mais bem colocados no Brasileiro entre os eliminados de forma precoce na copa nacional avançam… Vale ler duas vezes para entender.
Abaixo, as 18 equipes previamente na briga. Com a disputa completa na pioneira fase da Copa do Brasil, além de parte da segunda, eis a situação dos candidatos no mata-mata nacional – já a cor corresponde ao contexto da Sul-Americana. Na configuração atual, o Timbu está fora.
Os confrontos que interessam na Copa do Brasil são os seguintes:
Corinthians x Bahia ou América-MG São Paulo x Figueirense ou Bragantino Coritiba x Sport ou Paysandu Inter ou Cuiabá x Ceará ou Chapecoense Vasco x Ponte Preta Santos ou Solimões x Barueri ou Londrina Palmeiras ou Sampaio Corrêa x Avaí ou ASA Fluminense x América-RN ou Náutico
A oitava vaga brasileira é destinada ao campeão da Copa do Nordeste, a novidade desta versão. Porém, também há uma exceção à regra.
Caso o campeão regional do ano correspondente (o Sport) chegue nas oitavas da Copa do Brasil, o lugar no torneio da Conmebol será repassado ao vice, e assim sucessivamente, até que algum clube cumpra os requisitos.
Então, vamos à possível fila do Nordestão (valendo a vaga “Brasil 8”).
1º) Sport (na 2ª fase da Copa do Brasil)
2º) Ceará (2ª fase)
3º) América-RN (2ª fase)
4º) Santa Cruz (2ª fase)
5º) CSA (já eliminado na Copa do Brasil)
Desta forma, dos três pernambucanos, apenas Sport e Santa permanecem em busca da Sula. Tanto no Brasileiro quanto no Nordestão, o Alvirrubro já não pode mais. Para o Leão, basta sair da Copa do Brasil até a terceira fase.
À Cobra Coral, é preciso sorte – ainda maior que a já incrível combinação que deu uma vaga ao Rubro-negro em 2013. No caso, precisa sair da Copa do Brasil nas duas próximas etapas e torcer para que Sport (Paysandu e Coritiba), Ceará (Chapecoense e Inter), e América-RN (Náutico e Fluminense) passem nos dois próximos mata-matas, chegando nas oitavas de final.
Observação: O blog vem tentando contato com a direção de competições da CBF para tirar a dúvida quanto à chance de o Sport entrar na Sul-Americana pela fila do Brasileiro, o que abriria a vaga do Nordestão ao vice.
A Copa Sul-Americana terá 47 times e será realizada de 19 de agosto a 10 de dezembro. O sorteio do chaveamento será em 20 de maio, em Buenos Aires.
Náutico, Santa Cruz e Sport contam com mais de cinco milhões de torcedores, segundo as pesquisas nacionais mais recentes. Um número considerável, que se estende à presença do público nas partidas no Recife.
Apesar disso, o comportamento de uma parcela ínfima das massas resultou em penas emblemáticas. A disputa de um jogo oficial de portões fechados.
Os três rivais centenários já passaram pela constrangedora situação. Pior. As partidas foram exibidas na tevê, sem um torcedor sequer nas arquibancadas. Sem bilheteria, os clubes engoliram um prejuízo daqueles. Pior. O borderô ainda terminou negativo, com o custo operacional de pelo menos R$ 10 mil.
Eis a triste primeira vez de cada um…
29/04/2005 – Náutico 1 x 3 Portuguesa (Série B) A punição foi imposta pela CBF após a invasão de um torcedor alvirrubro no gramado dos Aflitos, num jogo contra o Bahia no Campeonato Brasileiro do ano anterior. O Timbu precisou atuar na Ilha do Retiro.
16/02/2014 – Sport 2 x 0 CSA (Nordestão) A confusão com integrantes da uniformizada do clube, na estreia da competição contra o Botafogo, no Almeidão, resultou na perda de dois mandos. A punição do STJD acabou reduzida para um jogo. Como não houve atenuante na Ilha, não foi preciso mudar o local.
07/05/2014 – Santa Cruz 3 x 1 Lagarto (Copa do Brasil) O assassinato de um torcedor na saída do Arruda, após o jogo Santa x Paraná, pela Série B, gerou uma pena preventiva da CBF, com a interdição imediata do Mundão e a pena de portões fechados. Assim, os Aflitos, sem uso, foi o escolhido.