Os problemas da Arena Pernambuco numa escala cada vez maior

Acesso da torcida coral na Arena Pernambuco para o jogo Santa Cruz 1x0 Vasco, na Série B de 2014. Crédito: divulgação/twitter

O borderô da Arena Pernambuco já variou de 354 a 30.061 espectadores.

Há uma organização específica para cada partida na arena.

Segundo o consórcio que administra o estádio, a divisão de funcionários em atividade é a seguinte, considerando o público presente:

5 mil torcedores – 600
15 mil torcedores – 1.000
30 mil torcedores – 1.600
40 mil torcedores – 2.200

Fica claro que é preciso “acertar” a expectativa de segurança, limpeza, manutenção, catraqueiros, bares, orientadores e administração. Um erro de cálculo pode ser fatal para todo o esquema.

A vitória do Santa Cruz sobre o Vasco registrou, oficialmente, 24.283 torcedores.

Isso corresponde a 52,5% da capacidade total da arena, com 46.214 assentos.

Acesso da torcida coral na Arena Pernambuco para o jogo Santa Cruz 1x0 Vasco, na Série B de 2014. Crédito: Allan Robert/twitter

Mesmo com percentual mediano, o número foi suficiente para uma tarde de problemas em São Lourenço da Mata.

Somando a isso a onipresente mobilidade falha – e ainda não finalizada pelo governo do estado -, a acessibilidade no estádio pecou.

A primeira imagem deste post, com uma multidão do lado do de fora, foi feita às 16h50, quando o jogo da Série B já estava com 40 minutos de bola rolando!

A cada segundo a mais, o nervosismo (justo) do torcedor só aumentava.

O tal torcedor se deslocou mais que o habitual em relação ao Arruda, pagou ingresso e simplesmente não conseguiu entrar no seu setor.

O cenário torna-se ainda mais crítico quando levamos em conta o fato de ser o estádio mais moderno de Pernambuco, no mais alto padrão de infraestrutura.

Série B 2014: Santa Cruz x Vasco. Foto: Jamil Gomes/Santa Cruz/Assessoria

O volume de pessoas acabou fazendo com que a organização liberasse o setor inferior sul, embaixo dos visitantes e que geralmente fica vazio.

Apesar da presença maciça do povão, o sábado não estabeleceu o recorde de público entre clubes, ainda pertencente à final do Estadual deste ano entre Náutico e Sport – na Copa, lembrando, a organização coube à Fifa.

Trata-se da única arena do Nordeste que ainda não lotou (veja aqui).

E mesmo assim segue apresentando problemas…

Antes, durante e após os jogos. A saída do estacionamento – uma queixa recorrente dos torcedores alvirrubros, diga-se – se estendeu aos corais, com relatos de até 1h30 para deixar o local. Sempre por um portão congestionado.

A Arena Pernambuco é espetacular, não há dúvidas sobre isso. Porém, a experiência no estádio ainda não é equivalente. Longe disso.

Saída da torcida coral na Arena Pernambuco para o jogo Santa Cruz 1x0 Vasco, na Série B de 2014. Crédito: Allan Robert/twitter

16 Replies to “Os problemas da Arena Pernambuco numa escala cada vez maior”

  1. Sei que já faz um tempo que a matéria saiu, mas só consegui ler hoje. Então seu Jorge Teixeira vá tomar no cú , se sua torcida só consegue colocar 3.000 pessoas por jogo é por isso que não dá problemas lá, quando os times que realmente tem torcida vão jogar lá aí é que se mostram os problemas que existem.

  2. Culpar apenas a Arena é um erro. Tem que bater mais no Estado. A mobilidade é culpa do Governo Estadual. Se nós tivéssemos uma estação terminal de metrô até a Arena Pernambuco e uma linha de BRT pronta não estaríamos sofrendo e muitos deixariam de utilizar o carro particular.

    Vale salientar também que este estádio poderia ser uma mola de integração caso nela existisse uma estação terminal de metrô ligando outras cidades que são distantes do Arruda, Ilha do Retiro e Aflitos, para torcedores que moram em Nazaré da Mata, Carpina e Nazaré da Mata, com novas estações de trem ou VLT até esta hipotética estação na Arena.

    Se houvesse um esquema de mobilidade como este, esta Arena com certeza seria vista ao bons olhos de todos.

  3. Pingback: A visão da Arena Pernambuco acerca dos problemas no jogo Santa x VascoBlog de Esportes | Blog de Esportes

  4. Melhor que não tivessem feito a Arena. O Governo inventa uma PPP assumindo compromisso sem garantia de por três times para jogar e só um efetivamente aceitou sob custeio. Todo o prejuízo da Arena é o governo que banca por ter assumido isso. Cadê os eventos relevantes para uma arena multiuso que poderiam dar um mínimo de lucro? Ao que parece, a localização da arena desmotiva eventos de massa e ainda tem a mobilidade prejudicada que só reforça isso. Prometeram terceira faixa na BR 232 entre as BRs 101 e 408, e nada. TI Cosme e Damião com funcionamento limitado porque a outra linha depende do TI Caxangá 4º Perimetral que não foi finalizado. Ramal externo da Copa também não concluído, pois ele teria faixas para ônibus e tráfego misto e apenas duas faixas foram liberadas para garantir na copa o acesso por ônibus a partir do TI Camaragibe. Disseram que haveria estação BRT na Arena, e nada. Há material que diz o ramal ter umas cinco estações BRT, mas se uma não saiu do papel, que dirá o restante. O TI TIP poderia reforçar a operação com a Arena, mas isso só em casos excepcionais.
    Ainda, estádio bom deveria ser bancado por aqueles que se dizem torcedores e não a população de forma geral subsidiando os recursos pelo recolhimento de impostos. Se os times daqui não tem conseguem manter folha em dia, fazer reforma mais relevante, é preciso pedir que mais pessoas se tornem sócios, e quando podem bancar uma grande mudança, depende de recursos de terceiros para financiar, a Arena em projeto já era considerada um prejuízo porque ninguém de time queria bancá-la e quem bancou cobra pelos prejuízos que tem. Até a Cidade da Copa fica difícil se virar realidade enquanto o acesso ainda for um gargalo e ,mais recente, a economia não se recuperar, afinal inventar de construir prédios comerciais e residenciais sem ter interessados é melhor não fazer.

  5. O Arruda é velho, mal-conservado e desconfortável. Mas é um gigante imponente, muito maior do que o ” PAQUIDERME ALBINO”. Lá o Santa coloca fácil, 40/50 e 60.000 torcedores. Nunca fui e nem irei à Arena. ” Bonitinha porém ordinária”. Pelo que tomo conhecimento, assistir um grande jogo lá é uma verdadeira odisseia. Ou se sai de casa 4 horas antes, ou não se consegue ver o primeiro tempo. Se não sair do estádio 20 minutos antes do fim do jogo, se passa 2 horas para sair do entorno. Negócio de doido e para inglês ver. Sou mais o Arruda com todos os defeitos que tem…

  6. A questão não é torcedores do Santa, Sport ou Náutico, a questão é a falta de organização. Claro que quando tem jogo do Náutico é sempre mais tranquilo, a torcido é menor, quando foi que o Náutico conseguiu colocar um público desse dentro da Arena? Nunca, então a direção da Arena precisa rever seus princípios e preferencias, pois não está agradando seu público.

  7. O problema-chave é a “educação” de algumas torcidas. Em jogos do Náutico, independentemente do volume de torcedores (maior ou menor, dependendo da importância do jogo), nunca houve problemas. Já quando é o pessoal de Santa e Sport… sempre um Deus nos acuda. Sei que a imprensa não pode falar isso com todas as letras, mas me parece que é esta é a verdade — a qualidade da torcida é fundamental para que qualquer evento funcione a contento. Quanto pior o nível de quem frequenta, piores as condições… Nosso país ainda tem de crescer muito no que diz respeito à absorção da massa excluída pelas instituições de ensino. O comportamento das torcidas do Santa e do Sport nada mais é que um reflexo dessa situação; infelizmente.

  8. Já tive muitas dificuldades em chegar no jogo no horário. Quando é de 19:30h chega-se atrasado, quando é de 9:50 volta pra casa tarde demais. Já entrei num jogo entre NáuxSpo com 40 minutos de jogo rolando, mas depois que resolvi levar minha mãe e duas tias todas com mais de 60 anos de idade num dia de chuva e revistaram a bolsa das 3 e as obrigarama jogarem fora 3 sombrinhas fora, oficialmente decidi que não iria mais a este campo.

  9. A questão principal é a seguinte: continuam a querer ganhar dinheiro só com a cara. Não sei quem administra o estacionamento da Arena, mas com certeza só querem ganhar sem investir o suficiente. O fato é que colocam uns miseráveis sem treinamento e descompromissados para ficar fazendo cara de paisagem. São dezenas deles, todos sem saber direito o que fazem ali. Dá pra notar a cara de bobo quando se pergunta qualquer coisa. Bastava uns 25 bem treinados e bem pagos e tudo estaria resolvido. Cada um saberia exatamente e minuciosamente o que fazer e o que dizer e tudo estaria resolvido. No Brasil falta profissionalismo nas coisas mais simples. Os empresários usam, abusam e exploram a mão de obra dessa massa de miseráveis desempregados e sem instrução que existem por aí.
    Mas outra coisa precisa ser dita. A Arena ainda é novidade para muitos torcedores a cada jogo. Muitos ainda não se acostumaram à ideia de chegar cedo. Ainda agem como nos estádios antigos em que chegavam em cima da hora e saíam empurrando e queriam sentar nos melhores lugares. O padrão brasileiro de torcedor é de muito revezamento, com muitos torcedores diferentes a cada jogo. O povo também é muito mal educado. Aliás, o torcedor típico dos estádios pernambucanos é composto de 80% de mundiça. Com o tempo as coisas vão melhorar.

  10. Em todos os jogos que fui a Arena, o maior problema que enfrentei foi com relação a saída do estádio, mas precisamente do Estacionamento. Comprei meu ingresso antecipadamente e me organizei para sair de casa (Ur 06, Ibura), às 14h, pois ainda iria na Integração da Macaxeira buscar o meu primo, conforme havia combinado antecipadamente. Às 14h30 peguei meu primo na Integração e seguimos para a Arena, onde pegamos apenas um trecho um pouco mais lento na BR 232, fato que não atrasou em nada a minha chegada a Arena, ocorrido às 15h. Porém houve o desafio para estacionar o veículo, fato que acaba sendo superado pela euforia em querer assistir o jogo. Entrei na Arena pelo setor M às 15h30, super tranquilo, sem filas enfim, super organizado. Dentro do jogo, que digasse de passagem foi muito bom, tudo também muito tranquilo. Na saída, porém devido ao estacionamento estar lotado, creio que faltou organização por parte da Arena, pois poderiam ter facilitado a saída dos torcedores que queriam voltar pelo Ramal da Copa, voltando para casa por Camaragibe, onde tive que praticamente dar uma volta completa na Arena para conseguir tal feito. No conjunto da obra, acho que as experiências foram boas, porém tenho certeza que jogo a jogo podem ser melhoradas. Saudações aos Guerreiros Corais, Torcida e Jogadores.

  11. Pois é, eis aí o legado do Governo do Estado. Mobilidade. Que mobilidade? Br 101 sucateada. Ensino profissionalizante sucateado. Saúde sucateada. Impostos estaduais super elevados. ICMS na energia elétrica 25%. Retorno para a população? Nenhum! Mas, ele será homenageado pelo programa todos com a nota. rsrsrsrs somos todos palhaços mesmo. Depois saímos a rua para reivindicar um aumento de 10% em nosso salário. Para que?

  12. Um absurdo eu sócio em dia ir para geral setor f da arena quero meu Arruda de volta. E outra 24 mil pessoas brincadeira se arena cabe 46 mil se pegasse os mesmo público q foi divulgado botasse por cima caberia na arena? No minimo tinha umas 30 mil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*