Bahia x Sport, Vitória x Ceará, as semifinais do Nordestão 2015

As semifinais da Copa do Nordeste 2015: Sport x Bahia e Ceará x Vitória. Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Os três maiores centros do futebol nordestino estão presentes na semifinal da Copa do Nordeste de 2015. Bahia, Pernambuco e Ceará.

A Boa Terra entra na disputa com a tradicionalíssima dupla Ba-Vi, enquanto o nosso estado segue com o Sport, o único representante da região no Brasileirão deste ano. Já a turma de Iracema levanta novamente a bandeira do Ceará, pela terceira vez consecutiva entre os quatro melhores da competição.

Envolvendo Salvador, Recife e Fortaleza, com 11,6 milhões de habitantes nas regiões metropolitanas, o Nordestão termina em alta após uma primeira fase com alguns jogos abaixo da crítica. Na reta final, os grandes chegaram. Líderes de seus grupos, os times brigam pelo status de campeão nordestino, com o bônus de uma premiação acumulada de R$ 2,74 milhões e uma vaga na Sul-Americana – neste ponto, o leão pernambucano já tem a pré-vaga.

A semifinais nos dias 8 e 12 de abril, com os dois jogos de volta em Salvador.

Entre as decisões possíveis, apenas uma hipótese seria inédita, com Bahia x Ceará. Nas demais, uma edição entre Sport x Ceará (2014) e Sport x Vitória (2000) e três no clássico baiano (1997, 1997 e 2002). E agora? Eis a enquete.

Qual será a final da Copa do Nordeste de 2015?

  • Sport x Ceará (36%, 1.015 Votes)
  • Sport x Vitória (31%, 870 Votes)
  • Bahia x Ceará (22%, 627 Votes)
  • Bahia x Vitória (12%, 338 Votes)

Total Voters: 2.842

Carregando ... Carregando ...

Sport x Bahia – O clássico com os únicos campeões nacionais de elite da região tem um retrospecto muito favorável ao Baêa. Em seis mata-matas oficiais, 5 x 1 para o Tricolor, que avançou nas quartas da Taça Brasil (1959 e 1963) e do Brasileiro (1988), na semi do Nordestão (1997) e ganhou uma final regional (2001). A favor do rubro-negro pernambucano, a semifinal da Copa do Nordeste de 1994. Em campo, destaque para nomes como Diego Souza, Durval e Magrão, contra Kieza, Léo Gamalho e Maxi Biancucchi.

Ida (08/04, 22h), Ilha do Retiro. Volta (12/04, 16h), Pituaçu.

Ceará x Vitória – O Vozão chegou à semifinal nos dois anos anteriores eliminando o mesmo adversário: o Vitória. Em 2014, uma goleada histórica, 5 x 1 no PV. Neste ano, agora na semi, o alvinegro – o único sem título no torneio – parece ainda mais encorpado, enquanto o leão baiano, mesmo com a melhor campanha geral, acusou o golpe pela eliminação precoce no Estadual – e, consequentemente, a perda da vaga no Nordestão de 2016. Retomando o foco, vira sério candidato ao penta. Em campo, Magno Alves x Neto Baiano.

Ida (08/04, 22h), Castelão. Volta (11/04), 16h20, Barradão.

32 Replies to “Bahia x Sport, Vitória x Ceará, as semifinais do Nordestão 2015”

  1. Pernambucanos como sempre só sabem falar, fazer e ser que é bom nada.
    Entendam que vocês são coadjuvante aqui no nordeste, pois a Bahia é o estado nordestina de maior expressão.
    Somos o mais desenvolvido, o de maior PIB, o estado com as maiores industrias, no nordeste, dominamos no agronegócio, na agricultura, na pecuária, no turismo, na culinária e etc.
    Se vocês não tomar cuidado o CEARÁ toma o segundo lugar viu…kkkkkkk

    Falando de futebol, a lapada é a mesma… o Sport para mostrar que é bom, conta até com títulos de serie B e titulo ganho fora de campo…

    Oras, tomem vergonha na cara e aceitem que a BAHIA é a POTENCIA do NORDESTE.

    Saudações tricolores!
    BBMP.

  2. bahia estado conhecido como o mais preguiçoso do mundo,outra coisa vcs não criam, copiam e tem vergonha de fazer parte do nordeste

  3. André Barbosa de Luna, rapaz fiquei admirado!!
    poxa que lindo, pena que hoje em dia virou o quintal da BAHIA. Outra coisa, você se diz estudado e com tantos erros de ortografia, vocês vivem do passado e hoje as vossas realidades são completamente diferentes, uma música ultrapassada e ainda vem falar das nossas músicas! me poupe dessa, o Carnaval da Bahia é para onde todos vém, é o que realmente chama a atenção devido ao grande número de estrelas reunidas, em termo de futebol não dá nem para comentar…dizer que o Bahia não tem estrutura chega a ser piada entra lá em (Cidade Tricolor) hoje o E.C.BAHIA possue dois Centros de treinamento e o seu Sport está tentando concluir o deles há anos. A Arena Fonte Nova paga ao Bahia para jogar, não precisamos de estádio particular, aqui nós jogamos em uma Arena de alto nível não em um barraco inacabado, e se fosse para construir um estadio jamais fariamos um barraco como esse ai. no mais só para relembrar que vocês históricamente continuaram sendo o quintal da Bahia até mesmo porque Fortaleza já ultrapassou vocês em termos gerais, e a cidade e muito mais bonita do que Recife, e eu falo porque conheço as duas. Valeu quintal da Bahia! .

  4. com todo respeito ao vitória o ceará passará de fase pois tem um time mais encorpado o vitoria tem suas peças individuais que decidem partidas mas o ceará no castelão com 60 mil torcedores eh quase imbativel e prova isso todos os anos na copa do brasil a certeza é que será um grande confronto mas estou convicto que a equipe cearense levará a melhor

  5. O Sport ano passado perdeu 3 partidas pro Vitoria e eles disseram que seriam Campeões da Sulamericana ! Kkkkkkkkkkkkkkkk Ficou com o sonho depois que perdeu pro Vitoria com o time reserva! Kkkkkkkkkk Agora o Vitoria vai mostrar pra eles e pro Ceará quem eh quem manda nessa Região! Temos os 5 títulos sim! E não foi inventado na justiça não! Kkkkkkk

  6. Realmente são as quatro maiores forças do Nordeste. Pena que os cruzamentos das quartas tiveram repetições de confrontos da fase de grupo. Se não tivesse, daria pra ter uma dimensão melhor de como está cada um. Mas…. espero que dê o meu Bahia e Ceará, pois com certeza está mais arrumado que o Vitória. Outra coisa; a maior torcida do NE é a do Bahia. Basta dar uma olhada no ranking de apostas da timemania de 2009 até hoje, pois é óbvio que cada torcedor aposto no seu time de coração. Abraços e Saudações tricolores!!!!!

  7. deixa disso tony josé, pernambuco desvirginou o brasil em tudo, é só ver a história, fatos registrados. as forças armadas do brasil nasceram aqui, a maior potência cultural do brasil, da américa, do ocidente, quiçá do mundo. sobra em todas as áreas, políticas, militares, jurídicas, médicas, científicas, artísticas, culturais, gastronômicas, políticas, históricas, folclóricas, desportivas, o colonizador do nordeste, doador de identidades, vai estudar filhote. Recife no seu auge foi a cidade mais importante da américa e a terceira do planeta, com príncipes, condes, barões, universidade, cientistas, artistas, comércio fervilhante, nova york era uma cidade de palafita e lama nessa época, são paulo só índio, rj um zero à esquerda, minas gerais um vácuo, nem existia, bahia, mero alojamento português administrativo de escravos(as). a maior capitania do país e a mais rica,fundadora do brasil, o norte da bahia era tudo pernambuco e ia bater em mg ao sul e no pará ao norte… vai estudar filhote, tem que comer muito feijão com arroz o bahia e a bahia, vc se iludiu com os elogios falsos e forçados sudestinos de rj/sp(entusiastas da ditadura) por estas crianças serem despeitados com a nação pioneira do brasil pernambuco, daí eles enchem a bola da bahia pra criar discórdia na região e por saberem que elogiar pernambuco ameaça eles, elogiar o mais fraco é mais seguro. a bahia ainda tem que disputar com o maranhão pra ver quem é o vice da região… qual o balé da bahia? qual a dança daí? qual ritmo puro genuino? aqui é brasil puro, aí é áfrica, é axé music em inglês, é samba reaggae, é filhos de gandi, tudo, menos bahia. e aqui é tudo de pernambuco, tudo do brasil, não há espaço pra mais nada, aqui não há apelação, é tradição e pureza brasileira. inveja e dor de cotovelo é quase que incurável… outra coisa, estamos no século 21, o sport já foi campeão nacional no séc. 21, e o bahia? que divisão tá o bahia? o bahia tem estádio próprio? kkkk, não cutuca a onça com vara curta segundona… kkk

  8. Sport nunca se classificou em confrontos de mata-mata contra o Bahia, sendo que um dos títulos do Bahia na copa do NE, toi exatamente, em cima do Sport.
    Trio KGB (Kieza, Gamalho e Biancuttti), ja conhecido da torcida do Sport, já fez muito rubro-negro chorar.
    Sport limitadissimo E lento.

    Ceará em cima do em crise Vitória-BA, mais uma vez, classificação certa do Ceará!

    Bahia o unico time Bi-Campeao Brasileiro legitimo do Nordeste (nao tem nenhum titulo brasileiro na justica e nao respeita titulo de serie B), rumo ao Tri da copa do NE!

  9. Estes Pernambucanos é dose!
    Perdem na cultura, perdem na beleza, perdem na educação, perdem na beleza do estado e da capital, perdem no Carnaval, perdem em nomes artisticos reconhecidos no Brasil e no mundo, perdem na culinária, perdem no turismo e perdem no futebol, agora eu pergunto vocês são bons em que? no Frevito ? há para com isso, se reeinventem, criem algo novo, sejam como nós Baianos que é o povo mais criativo do Brasil, parem de ser o quintal da Bahia nos esqueçam e cresçam. Para finalizar como sempre o Bahia vai brocar e manter a freguesia destes times pernambucanos.

  10. Mas se apostar nele como candidato a campeão era sinal de prejuízo, hoje já aparece um investimento que pode, sim, dar lucros. Que venha o Bahia, eu confiooooooooooooo so vai da sporttttttttttttttttttt

  11. No fim das contas, o Sport saiu maior do que entrou nas quartas-de-final. Ainda não rende tanto quanto se esperava e até correu um risco sério de virar um mau negócio.

    Mas se apostar nele como candidato a campeão era sinal de prejuízo, hoje já aparece um investimento que pode, sim, dar lucros.

  12. realmente esses são os grandes clubes do nordeste.
    espero que se repita sport x ceara.
    SPORT TIMÃO simples assim.

  13. Para os que não se lembram, o SPORT é o time com maior torcida no nordeste, é o atual campeão Pernambucano e atual campeão da COPA DO NORDESTE, em cima do CEARA.

    ANALISE:

    O BAHIA PASSOU PELO CAMPINENSE COM UM GOL DUVIDOSO, ONDE O CAMPINENSE COM TODO RESPEITO, NÃO TINHA UM TIME TÃO COMPETITIVO, E SIM UM TIME DE RAÇA, O CEARA MOSTROU SUA FORÇA NA RETA FINAL E SE CLASSIFICOU, ONDE ESTAVA NO GRUPO CONSIDERADO O GRUPO DA MORTE, O VITÓRIA POR SUA VEZ, MOSTROU FORÇA E PASSOU TRANQUILO PELO AMERICA DE NATAL, QUE A ANOS NÃO BRILHA ENTRE OS MELHORES DO NORDESTE, CONSIDERANDO O FATOR CASA, O SPORT E CEARA IRÃO FAZER O DEVER DE CASA, TERÃO A FORÇA DE SUA TORCIDA AO FAVOR E IRÃO FAZER O PLACAR DE NO MINIMO DOIS GOLS DE DIFERENÇA, E NA VOLTA IRÃO PEGAR UMA PRESSÃO ENORME, MAIS O SPORT RECIFE, DESDE O ANO PASSADO, TEM SUPORTADO A PRESSÃO FORA DE CASA, E TEM SE SAÍDO MUITO BEM, O CEARA TAMBÉM, POIS CONTRA O SALGUEIRO, FEZ 2 X 0, E NÃO FALEM HÁ FOI O SALGUEIRO, POIS NÃO É FÁCIL ENFRENTAR O CARCARÁ, QUE DIGA O NAÚTICO QUE FOI ELIMINADO LÁ NAS DUAS COMPETIÇÕES, NO PRIMEIRO POR 3 X 0 NA COPA DO NORDESTE E NO PERNAMBUCANO 3 X 1, ENTÃO, TEM TUDO PARA SER UM RETROSPECTIVA DA FINAL DO ANO PASSADO, ENTRE SPORT X CEARA. SÓ QUE DESTA VEZ A FINAL SERÁ NA ILHA DO RETIRO. MAIS CLARO QUE SERIA MUITO BOM UMA FINAL RUBRO NEGRA, ENTRE SPORT X VITÓRIA, ONDE NO VITÓRIA TEM O NETO BAIANO UM DOS JOGADORES CAMPEÕES PELO SPORT O ANO PASSADO, ONDE ELE FRESCOU BASTANTE COM A CAMISA DO SPORT, O QUAL NÃO VEM ACONTECENDO COM ELE NO VITÓRIA.

    PORTANTO, VAMOS LÁ, DIA 08 E DIA 12.04…

  14. ESSES BAIANOS SÃO ENGRAÇADOS, DIZER QUE O VITÓRIA É PENTA, VENCENDO CAMPEONATOS QUE NÃO VALIAM DE NADA, VENCERAM NA SUL-AMERICANA COM A “BUNDA” NA PAREDE, LEVANDO SUFOCO, MAS FUTEBOL É FUTEBOL. SPORT E BAHIA, SERÁ UM JOGO DIFÍCIL E CASO O SPORT PASSE, ACHO QUE NINGUÉM SEGURA O LEÃO. A FORÇA DA TORCIDA, COM A “BOBONILHA” LOTADA, SÓ DÁ SPORT.

  15. Se o VITORIA for a final sera a sua NONA finalissima de Copa do Nordeste! Atualmente o rubro-negro baiano é o PENTACAMPEAO do Torneio, e apesar da melhor campanha, “corre por fora” e pode chegar quem sabe ao INÉDITO HEXA em 2015. NENHUM OUTRO CLUBE CHEGOU mais que o VITORIA nas FINAIS DO NORDESTÃO.

  16. Eu vi um comentário de um rapaz prenome “junio” que diz o seguinte: o ceará passa facilmente pelo Vitoria.. KKKK – Ele deve ser humorista ou se esqueceu que nesta semifinal, o ceará vai jogar com o Maior campeao do torneio e do time que mais chegou as finais do Nordestão , ao todo sao 7 finais. Ano passado o Vitoria nao viveu um bom momento e nao passou pelo ceará, mas esse ano a coisa é outra. O rubro-negro tem a melhor campanha de todos os participantes e vai jogar a segunda partida em casa.
    Quero que a final seja VITORIA X SPORT pra gente mostrar quem manda no Nordestao com direito a revanche. Só pra lembrar… Assim como o AMERICA-RN, o SPORT 3 partidas seguidas para o VITORIA e jogamos com time reserva! Foi na Sulamericana….
    O VITORIA é o unico PENTACAMPEÃO LEGITIMO DO NORDESTE.
    RUMO AO HEXA VITORIA!!!

  17. Se o pessoal do Podcast 45 fala que o título do Campinense foi meio “piloto” imagine essa edição de 2010 rs. Mas obg pela info maestro.

  18. Anderson,

    Em anos seguidos, realmente só o Bahia conseguiu. Foi bicampeão do Nordeste em 2001 e 2002. Porém, o Vitória já foi bicampeão em edições consecutivas, em 2003 e 2010. Entre as duas edições a Copa do Nordeste ficou suspensa.

  19. Junior fez uma análise bem equilibrada, penso parecido com ele, o SPORT apesar de ser um time de chegada não tem o preparo físico (velocidade) do ano passado, nem encaixou ainda, o BAEEEEA com sua dupla de ataque cor-de-rosa Gaymalho (A Gueixa) e Ki-Tristeza (A menina dos “sobrinhos”) estão em bom momento. Se não melhorar muito o SPORT não passa. No outro confronto os dois melhores do momento no NE, vai pegar fogo.

  20. Se não me engano, o Bahia é o único time que tem duas conquistas seguidas do Nordestão. E esse ano vem fazendo um 1° semestre a sua altura. Bahia fortalecido nessa reta final.

  21. Só os favoritos. São, de fato, os 4 maiores times do NE na atualidade, seria o Náutico no lugar do Ceara historicamente, mas na atualidade o Ceará ta muito mais forte.
    Sport ta fragil, passou do Fortaleza graças a fragilidade do goleiro adversário (Deola) e graças também ao seu ótimo goleiro (Magrão), pois foi dominado no jogo de ida e o jogo da volta foi equilibrado. Arranhou mas passou e agora vai forte contra um forte Bahia, tão difícil pro Sport como esse Fortaleza, a diferença é que o Bahia tem camisa mais pesada e histórico a favor. Acredito que o mando de campo será determinante, quem fizer maior vantagem em casa se garante. Acredito que dá Sport, mas sem tanta convicção.
    Já o outro jogo, sem tantos prognósticos, acho o Ceará mais time, mais preparado, leva mais torcida, histórico bom contra esse adversário recentemente. Ceará passa, talvez com facilidade!
    PS: temos uma problemática pra TV, na teoria os dois jogos seriam no horario da TV, ou seja, 22h da quarta os jogos de ida e na volta de 16h, mas os dois jogos da volta serão em Salvador e com certeza não poderão ser no mesmo horário, qual dos dois jogos será preterido? Deve ser Vitoria x Ceará, que provavelmente será disputado no sábado e o jogo Bahia x Sport no domingo.
    Vai ficar pequeno os estádios pra essas semis!

  22. Pode ser que a final de 2014 se repita, hein. Sport passa pelo bahia, não sei se ceara passa pelo vitoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*