A primeira final das multidões e o primeiro título do Sport. Há 100 anos

Time do Sport em 1916

“Realizou-se hontem com grande animação o desempate do campeonato da Liga Esportiva Pernambucana, saindo vencedor o Sport pelo score de 4 x 1, tornando-se assim o campeão de 1916.”

A simplória nota do Diario de Pernambuco (registro abaixo) informava o primeiro título do Sport, há exatamente um século, quando nomes como Briant, Town, Motta e Anagan ficaram marcados no club. Em sua primeira participação no Campeonato Pernambucano, criado um ano antes, o rubro-negro (atuando no “2-3-5”) venceu sete dos oito jogos, com 41 gols (!) , levantando uma discussão que duraria décadas, amadorismo x profissionalismo. Ao contar com o zagueiro Paulino, trazido do América do Rio e contratado como funcionário em outra área, o Sport (que sequer tinha o leão como mascote) foi alvo de críticas dos rivais.

Naquela campanha, o objetivo era mesmo se impor. O início, porém, foi um baque, com o 4 x 1 a favor do Náutico no primeiro jogo oficial. A partir dali, uma sequência de goleadas, incluindo um 8 x 0 sobre o próprio alvirrubro, placar que se mantém até hoje como recorde. Ao vencer o jogo-desempate do grupo, novamente contra o Náutico, veio a grande decisão diante do Santa Cruz, na primeira das 24 finais realizadas século adentro. O Clássico das Multidões havia sido disputado pela primeira vez em 6 de março daquele ano, num “treno entre os primeiros teams”. Em 24 de dezembro, o duelo valeria taça, a primeira para o vencedor. No antigo campo do British Club, hoje o Museu do Estado, um apanhado de gente se fez presente, já ensaiando a tradicional alcunha.

Ainda que os tricolores tenham marcado primeiro, com Pitota (que seria o artilheiro do “citadino” de 1917), os rubro-negros viraram com Motta e Vasconcellos, não por acaso os artilheiros do time, com 11 e 9 gols. Depois, a tarde virou goleada, 4 x 1. Era o primeiro troféu do Sport, seguido de outros 46.

Sport 4 x 1 Santa Cruz, em 24/12/1916
Local: Bristish Club
Árbitro: Mister Bold
Gols: Mota (2), Astrubal e Vasconcelos (Sport); Pitota (Santa Cruz)

Sport – Luiz Cavalcanti; Briant e Paulino; Town, Robinson e Smethurst; Astrubal, Motta, Anagan, Vasconcellos e Smith

Santa Cruz – Ilo Just; Mangabeira e Reis; Valença, Teóphilo e Manoel Pedro; Silva, Pitota, Ze Tasso, Alberto e Dória

Na edição do dia 25, o Diario também trouxe o texto “Contra o foot-ball”, de Liberato Bittencourt, diretor do Gymnasio Federal. Poderia estar mais errado?

Registro do Diario de Pernambuco sobre o primeiro título pernambucano do Sport, em 25/12/1916

One Reply to “A primeira final das multidões e o primeiro título do Sport. Há 100 anos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*