Arena PE ou Castelão, o 8º palco da Copa América de 2019. Resposta em dezembro

Estádios Arena Pernambuco e Castelão. Fotos: divulgação

O Brasil receberá a Copa América após trinta anos. Em 2019, o torneio volta ao país reformulado, ampliado. Serão 16 países, sendo os dez filiados da Conmebol e mais seis convidados, com possibilidade de seleções da Concacaf, como de praxe, mas também da Europa e da Ásia (que teve o Japão na disputa em 1999). Segundo reportagem do globoesporte.com, oito estádios devem ser selecionados, todos no “Padrão Fifa”, através do caderno de encargos mais atual. Sete já estariam definidos, com a última vaga sendo disputada por Recife e Fortaleza, com a Arena Pernambuco e o Castelão.

No caso local, o pedido foi protocolado pela FPF à confederação sul-americana, via CBF, em 20 de janeiro. Segundo Evandro Carvalho, o processo ainda será formalizado, aguardando ainda a formação do comitê organizador da copa. O mandatário da federação trata a capacidade (45 mil x 63 mil) como o único ponto contrário em relação à candidatura cearense.

“Pela capacidade de público, já não poderíamos receber a Seleção, que só deve ir a estádios acima de 50 mil lugares, mas estamos dentro do padrão de estrutura do torneio. E como deverá ter seleções de outros continentes, a nossa posição é estratégica, tanto em voos quanto em rede hoteleira.”

Segundo o GE, haveria “favoritismo claro” para o Castelão. Ao blog, Evandro discordou, dizendo que a “situação é a mesma”. Até mesmo pelo know-how, uma vez que os dois empreendimentos receberam, recentemente, jogos da Copa das Confederações, Mundial e Eliminatórias de 2018. A resposta, de acordo com ele, deve ser dada até o fim de 2017. O blog também entrou em contato com a administração da Arena, que deixou o caso nas mãos da FPF.

“A Arena de Pernambuco sempre busca receber os maiores eventos possíveis, dentro ou fora do cunho esportivo. (…) Em relação à Copa América, que será realizada no Brasil 2019, a Arena informa que, possíveis negociações para sedes visando esta ou outra competição, são realizadas entre as Federações e Confederações envolvidas no processo. (…)”

Palcos da Copa América no Brasil

1919  – Laranjeiras (RJ, 7 jogos) 

1922 – Laranjeiras (RJ, 11 jogos) 

1949 – São Januário (RJ, 13 jogos), Pacaembu (SP, 12 jogos), General Severiano (RJ, 2 jogos), Vila Belmiro (SP, 1 jogo) e Otacílio Negrão (MG, 1 jogo) 

1989 – Serra Dourada (GO, 10 jogos), Fonte Nova (BA, 8 jogos), Maracanã (RJ, 6 jogos) e Arruda (PE, 2 jogos)

2019 – Maracanã (RJ), Mineirão (MG), Arena Corinthians (SP), Allianz Parque (SP), Beira-Rio (RS), Mané Garrincha (DF), Fonte Nova (BA) e mais um

5 Replies to “Arena PE ou Castelão, o 8º palco da Copa América de 2019. Resposta em dezembro”

  1. Caro Eduardo Silvestre, quando você insulta nossos irmãos Cearenses você insulta também a nós pernambucanos, paraibanos, baianos, potiguares, maranhenses, piauienses,sergipanos e alagoanos. Acho que você tem o QI de ameba (coitada da ameba). Você precisa conhecer o povo cearense pra constatar a receptividade e o carisma deles. Por favor, respeite se quiser ser espeitado. A propósito, sou pernambucaníssimo, adoro meu estado mas fico indignado ao ver um irmão insultado.

  2. Como o larápio do falecido Eduardo Campos não concluiu a obra superfaturada, o torneio deveria ir para a terra dos cabeças chatas, mas deveríamos cobrar do ASPONE (Assessor de P…. Nenhuma) do governo atual o filhote de larápio onde está o dinheiro roubado pelo pai.

  3. Sem contar que Pernambuco já está sediando o FAROESTE do Século XXI, sendo Recife ‘orgulhosamente’ condecorada com o título de cidade mais violenta do mundo.

  4. Complemento do post

    Íntegra da nota da Arena:
    “A Arena de Pernambuco sempre busca receber os maiores eventos possíveis, dentro ou fora do cunho esportivo. Foi assim com a Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014, bem como shows e eventos corporativos realizados recentemente. Em relação à Copa América, que será realizada no Brasil 2019, a Arena informa que, possíveis negociações para sedes visando esta ou outra competição, são realizadas entre as Federações e Confederações envolvidas no processo. No caso, a FPF, CBF e Conmebol.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*