Copa do Nordeste de 2018 começa em maio de 2017, com “fase preliminar”

Copa do Nordeste

A Copa do Nordeste de 2018 começa em maio de 2017. Numa brusca mudança de fórmula, sem a aprovação do Trio de Ferro e da FPF, o regional agora terá uma “fase preliminar”, com oito clubes. Lembra a chamada Pré-Libertadores, que nesta temporada foi estendida a três fases. No caso da Lampions, o objetivo é enxugar a fase de grupos, de 20 para 16 clubes, com quatro chaves de quatro, com todas classificando duas equipes às quartas – como foi até 2014, antes da entrada de maranhenses e piauienses.

O acordo, por maioria de votos, foi referendado na sede da CBF em 9 de maio, junto à Liga do Nordeste. Portanto, os mata-mata preliminares, em jogos de ida e volta, devem acontecer nos dias 24 e 31 de maio, datas-base, conforme divulgado pelo site oficial da federação cearense de futebol.

A composição da fase preliminar será a seguinte: os terceiros colocados de Pernambuco e Bahia e os vices de Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. No sorteio, o pote 1 ficará com os quatro melhores no Ranking Nacional da CBF e o pote 2 com os demais.

Fase preliminar (8 clubes, passando 4)
CSA (vice de AL)
Itabaiana (vice de SE)
Fluminense de Feria (3º na BA)
Náutico ou Santa Cruz (3º de PE)
Treze (vice da PB)
Globo (vice do RN)
Panahyba, River ou Altos (vice do Piauí)
Vice do Maranhão (parado na justiça)

Já a fase principal, o Nordestão de fato, começará no fim de janeiro de 2018. Hoje, já tem 12 clubes assegurados, os nove campeões estaduais e os vices de PE, BA e CE. Aguardam os quatro vencedores do “Pré-Nordestão”.

Obs. Na visão do blog, esta mudança antecipada sobre 2018 é forçada, pois os regulamentos dos nove campeonatos estaduais desta temporada classificavam os clubes para a “Copa do Nordeste”, sem qualquer menção à fase preliminar, muito menos com oito meses de antecedência. Sem contar a apresentação da fórmula duas (!) semanas antes da seletiva… E as cotas?

Fase de grupos (16 times, com 12 já garantidos)
Sport (finalista do PE)
Salgueiro (finalista do PE)
Vitória (campeão na BA)
Bahia (vice na BA)
Confiança (campeão em SE)
Botafogo (campeão na PB)
ABC (campeão no RN)
Ceará (campeão no CE)
Ferroviário (vice no CE)
CRB (campeão em AL)
Campeão do MA (parado na justiça)
Campeão do PI (Parnahyba, River ou Altos)

6 Replies to “Copa do Nordeste de 2018 começa em maio de 2017, com “fase preliminar””

  1. Eu acho boa a nova fase preliminar;só uma correçãoao invés de o vice do Ceará;Bahia e Pernambuco se classificaram ;pegava a vaga de 2 vices e daria para o Campeão e o Vice do ano anterior e a 3 vaga do vice dos quartos que perderam na pre-LAMPIONSfaria um quadrangular ou 2 chaves de mata-mata para classificar o 16 time

  2. E digo mais, para ser o mais rentável possível, deveria até mesmo ser uma LIGA, como já era antes, mas com uma correção, ao invés de 3 times da BA (que só tem 2 times), incluiria o Sampaio.

    Nisso, teríamos apenas os grandes de cada estado.

    PE: Santa, Náutico, Sport
    BA: Votória, Bahia
    CE: Fortaleza, Ceará
    PB: Treze, Campinense
    AL: CSA, CRB
    RN: América, ABC
    SE: Confiança, Sergipe
    MA: Sampaio Corrêa

    16 times e apenas times com torcida no NE, certeza de campeonato rentável e jogos atrativos.

    Mas isso não vai acontecer, não acredito que vão pensar na viabilidade financeira porque isso nunca foi critério no Brasil.

  3. Discordo dos comentários anteriores. A CNE precisa ter pelo menos um representante de cada estado. Caso contrário, pode virar um torneio PE-BA-CE.
    Essa fase preliminar é uma boa ideia, mas deveria ser realizada no mesmo ano.

  4. Muito boa a idéia pra tentar eliminar times inexpressivos, mas ainda pode melhorar, colocando os times do PI e MA na seletiva também, sem dar uma vaga garantida. Apesar do dissabor do autor do blog, é uma iniciativa muito boa para valorizar o campeonato. Desde já estou torcendo para que os globos e itabaianas da vida sejam desclassificados logo na seletiva e que tenhamos um NE mais atrativo.

    Também gostaria de sugerir uma correção:

    “Treze (vice da PN)” (PB)

  5. Só fizeram aumentar as datas e essa maluquice com quase um ano de antecedência. O Nordestao bem que podia ter evoluído para duas divisões, cada uma com 12 equipes, se dividindo em 3 grupos de 4. Na primeira divisão, os três melhores de cada grupo e o melhor segundo fariam a semi final, enquanto o pior de cada grupo é rebaixado. Na segunda divisão, seria composta pelos três rebaixados no ano anterior e os outros 9 indicados cada um pelo seu estado. Aí poderia se analisar se faria cruzamento entre os grupos da serie B ou se o primeiro de cada grupo se classificaria direto. Em relação a dinheiro, o que paga aos 8 times do nordestao atual (sai de 20 pra 12) poderia ser dividido para as 12 equipes da série B. Com isso, ia se manter uma serie A forte sempre, pra não correr risco de outro uniclinic e a serie B permitiria times em ascensão crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*