Vítima fatal na violência sem controle do futebol pernambucano

Morte de torcedor no Arruda em 2 de maio de 2014. Foto: Yuri de Lira/DP/D.A Press

Um torcedor foi morto na rua ao ser atingido por um vaso sanitário arremessado do alto do estádio do Arruda.

A frase é surreal.

A partida entre Santa Cruz e Paraná teve um público baixíssimo, apesar dos 8.029 torcedores anunciados. Provavelmente contabilizando a troca do Todos com a Nota, mesmo com muitas pessoas desistindo de ir ao jogo por causa da forte chuva na cidade.

Mesmo assim, mesmo vazio, o estádio foi palco de cenas de violência, com brigas de supostos membros de torcidas organizadas.

Acredite, não foi a primeira vez que lançaram uma privada do anel superior do Arruda. Na Ilha do Retiro já fizeram algo parecido.

Desta vez, infelizmente, a tragédia anunciada há tempos aconteceu.

Uma vítima fatal, mais uma no futebol pernambucano, com uma indecente política pública de segurança. O primeiro homicídio com uma relação direta ao futebol local aconteceu em 18 de março de 2001, num confronto entre Jovem e Fanáutico. Desta vez, Inferno Coral versus a uniformizada visitante, com apoio de membros da Jovem, numa ramificação que se estende a quase todas facções do país.

Esse tema, com o uso do futebol como proliferação da violência por parte das organizadas, é recorrente. A segurança nos jogos, sobretudo na capital, precisam da mão firme do governo do estado, há tempos ignorando o cenário caótico.

O planejamento é baseado no aumento do efetivo, no choque. Investigação? É algo quase nulo. Prisão? Inexistente.

Assim, Paulo Ricardo Gomes da Silva, 26 anos, morador do Pina e torcedor do Sport, entra na estatística como mais uma vítima da violência no futebol.

Uma morte difícil de aceitar, mas cujos indícios eram evidentes…

Morte de torcedor no Arruda em 2 de maio de 2014. Foto: Yuri de Lira/DP/D.A Press

11 Replies to “Vítima fatal na violência sem controle do futebol pernambucano”

  1. João(5:56)e EASN: assino embaixo com ambos! sobre a nossa imprensa,não é a toa que um”Bandeira 2″é campeão de audiencia há mais de 40 ANOS em nosso estado. não é a Toa que Cardinot,tiago raposo e asseclas estão bem de vida. sendo o primeiro PODRE DE RICO! e nossa”imprensa”aderiu a campanha de Dudu. já imagino a violencia que vamos”exportar”pro Brasil!

  2. com noite chuvosa,e uma foto sinistra,que lembra a porta de um cemitério,se encontra um corpo de um jovem torcedor,levado a óbito por uma violência brutal e desenfreada,por parte fica os politicos,de braços cruzados,se acorvadando-se cegamente,das fragilidades das leis do pais.o legislador legisla as leis,mais depende dos politicos a tão sonhada reforma. na flamula onde lê-se ORDEM e PROGRESSO estar a deriva,ficando muinto a desejar.a ordem estar uma bagunça,um caos sem fim,e a policia prendendo e a justiça soltando. o progresso estar por um fio de cabelo de sapo,jogado aos braços eterno de morfeu.

  3. João, você tocou num ponto importante : A imprensa local ,de fato, prega essa violência, mesmo que de forma velada. A imprensa local instiga ódio contra times e torcedores de outros estados. Instiga ódio contra arbitragem, especialmente quando há erros contra os times locais, dando há entender que há uma conspiração contra Pernambuco. Concordo plenamente com você!! Por isso, não raramente vemos jogadores e técnicos de clubes de outros estados sendo inclusive agredidos pela própria polícia pernambucana, delegado querendo aparecer e dando voz de prisão por fatos inerentes ao jogo e etc. Não lembro o jogo mas o cara saiu preso porque chutou uma garrafa d’água que supostamente bateu em alguém. Uma lambança total.

  4. CASSIO ZIRPOLI PARA DE CHAMAR DE TORCIDAS ORGANIZADAS IMITA TEU COMPANHEIRO DE IMPRENSA EDNALDO SANTOS SÃO GANGS PRGANIZADAS, BANDIDOS GENTE. AGORA EU ME PERGUNTO, O QUE UM CARA QUE TORCE PELO SPORT ESTAVA FAZENDO NO ARRUDA NUMA SEXTA- FEIRA DEBAIXO DE UM TEMPORAL DAQUELES. BOA COISA NÃO ERA.PUTA QUE PARIU SAI DA MINHA EDUCAÇÃO. MEU IRMÃO ESSE CARA NÃo era nenhum santo POIS PERTENCIA A UMA DAS GANGS, JOVEM, INFERNO E FANÁUTICO SÃO GANGS DE MARGINAIS.CASSIO POR FAVOR NÃO FALE MAIS TORCIDA ORGANIZADA. ORGANIZADA SOU EU, VC E TAMNTOS OUTROS DE BEM. AGORA A PUNIÇÃO VAI SOBRAR PARA O SANTA CRUZ. KKKKKKK. ISTO É A REPUBLIQUETA BRASIL. APRENDE CASSIO É GANG DE BANDIDOS E NÃO TORCIDA . PUTA QUE PARIU.. CHEGA DE TANTA VIOLÊNCIA.

  5. Atlético PR e Vasco sofreram punições pesadas devido a briga entre torcida – sem vítima fatal – em Joinville. Por ser mandante e não ter providenciado o policiamento , o Atlético pegou uma pena mais dura e só voltará a ter mando com portões abertos na primeira rodada do returno.

    Por aí já dá para imaginar o que vem pela frente para o Santa Cruz. Uma punição pesada mas justa , de acordo com o tamanho do crime.

    O Arruda será interditado e o Santa jogará várias partidas na B com portões fechados.

    Justo ? Não ,pouco quando há uma morte

  6. O pior é que nada vai ser feito, isso é Brasil, ISSO É PERNAMBUCO…

  7. Ontem estava feliz por poder assistir ao jogo do Santa na Sportv. Feliz porque, como não estou em Pernambuco, só tinha acesso às partidas através de uma resolução horrível pela internet. Fui dormir tranquilamente e quando acordei hoje, vi a terrível notícia que um jovem foi morto após a partida. Indignação total. Muitos pensam: “Ahh, manchou a imagem de Pernambuco na Copa, a imagem do Brasil…” Foda-se isso tudo, o que importa é o nosso dia-a-dia. Morar em Recife e na RMR (eu sou de Paulista) é muito difícil. Quantos jovens já foram assassinados de forma cruel? Não foi por causa do jogo, as pessoas distorcem a ideia, o jogo só foi um subterfúgio, pois a intenção de brigar já existia nesse “ser humano”. Sempre fui apaixonada por futebol, mais ainda pelo Santa Cruz, e os jogos, que deveriam ser apenas um momento de lazer, estão se transformando nisso?! De quem é a culpa? Do governo e da sociedade, sim, a culpa também é nossa, pois para mim, a corrupção e a incompetência em administrar um país, um estado e até mesmo um clube de futebol, são o reflexo dos brasileiros ou parte deles, na verdade. A culpa não é do futebol, que, aliás, é só um esporte qualquer, nem tampouco da paixão por um time, porque conheço centenas de tricolores extremamente apaixonados que não saem jogando nada em ninguém; a culpa é de um grupo de vândalos saindo de casa e indo para uma partida de futebol com o intuito de brigar e matar! As partidas de futebol mostram onde está grande parte dos criminosos de Pernambuco, e o pior: eles estão tirando o direito dos cidadãos de ter um momento de lazer, dominando mais um ambiente, porque já nos tiraram o direito de frequentar muitos cantos da cidade. O que precisamos é recuperar os espaços perdidos: os estádios de futebol, as praças, as ruas, as praias. Precisamos de punição e, muito além, precisamos de uma reestruturação na mentalidade e na política educacional desse país. Não vou entrar em questões enraizadas nas mesas redondas brasileiras: como trazer as crianças para a escola? Como mudar o futuro de jovens para não se tornarem assassinos? Isso é muito mais profundo que “uma simples partida de futebol”.

  8. A Polícia incompetente, finge que com porradaria acaba com asT.O, a Justiça, incompetente acha que as leis que temos são as melhores do mundo ( e não as aplicam) e o maior responsavel, os clubes por apoiarem na cara dura e se fazerem de cegos!

    Ah! A imprensa tem um papel fundamental nisso por ficar em cima do muro por muitas vezes….

  9. Meu Deus que barbaridade sou torcedor do sport e so posso lhe garantir uma coisa não vou mais ao estádio cansei de ver assaltos, arrastões onibus depredados tenho amor a minha vida. e parabens a todos os dirigentes que dão guarida a esses marginais das torcidas organizadas. estou muito triste.

  10. Muito complicado ser torcida adversária em PE, torcida local, policia e impressa acham que os clubes locais tem que ser mais macho que qualquer um, vencer sempre e futebol não é assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*