No embalo da Massa

A "massa" atleticanaPrimeiro campeão brasileiro (1971), o Atlético-MG iniciou a temporada sonhando alto. O Galo completaria 100 anos em 2008, e o mínimo que a fanática torcida alvinegra esperava era comemorar um título.

Na sua primeira tentativa, o Atlético chegou à final do Campeonato Mineiro, contra o velho rival Cruzeiro. Mas o golpe foi duro. O time sofreu uma incrível goleada de 5 x 0 já no primeiro jogo. No segundo jogo, nova derrota e vice-campeonato.

No Brasileirão, uma campanha frustrante… Repleta de goleadas.

São Paulo 5 x 1 Atlético-MG
Botafogo 4 x 0 Atlético-MG
Vasco 6 x 1 Atlético-MG
Atlético-MG 0 x 4 Grêmio
Atlético-MG 2 x 5 Botafogo (essa foi pela Copa Sul-Americana)

A péssima fase foi suficiente para proporcionar uma revolução no clube, cuja torcida é considerada uma das mais fanáticas do país. Sempre presente no Mineirão, e conhecida como a “Massa”, a torcida balança o estádio com o seu volume. Uma torcida que ficou – com toda razão – indignada com a água no chope da festa prevista para a temporada.

O presidente Ziza Valadares não aguentou a pressão e renunciou, em 18 de setembro. Não se sabe se a pressão foi da torcida ou da dívida de R$ 200 milhões

O recomeço administrativo teve como ponto de partida a eleição do novo presidente. Popular entre os torcedores, o empresário Alexandre Kalil, de 49 anos, ganhou a disputa em 30 de outubro, com 271 votos do Conselho Deliberativo (a imagem abaixo foi retirada da comunidade do Galo no Orkut).

A primeira medida da nova gestão foi  lançar a garotada, com destaque absoluto para Renan Oliveira, de 18 anos (impressionante como quase sempre isso acontece, e a garotada corresponde mesmo).

Além disso, Kalil (que já havia sido diretor de futebol do clube e presidente do CD) baixou o preço dos ingressos para R$ 5,00 nesta reta final da Série A. O Galo, aliás, estava ameaçado de ser rebaixado para a Segundona. Seria um castigo muito grande para um time tão tradicional em pleno centenário.

KalilMas o Atlético Mineiro afastou esse risco. E na noite desta quarta-feira, o time de Belo Horizonte goleou o Vasco por 4 x 1, no Mineirão, chegando a 3 vitórias seguidas pela primeira vez neste Brasileirão.

O triunfo veio, é claro, no embalo da massa, composta por 42.182 torcedores que deram um show, cantando do início ao fim.

Frases folclóricas de Alexandre Kalil:

Perguntado sobre o motivo de uma goleada sofrida para o Corinthians, veio a pérola: “O time se borrou!”

“Meu pai (Elias Kalil, ex-presidente do clube, entre 80 e 85) já dizia: o Atlético é como um trem, e a locomotiva é o futebol”.

Questionado por um repórter em 2005 se o Galo corria risco de rebaixamento: “O Atlético é maior que o buraco do rebaixamento!”

No ano seguinte, após o vexame da queda, respondeu ao mesmo jornalista sobre a frase acima: “É muita gente cavando!”

Se eu for eleito, acabou a ‘pedofilia’ no Atlético!” (sobre o assédio de empresários aos jogadores da base)

É… Todos nascem atleticanos, mas no decorrer da vida alguns fracassam“.

“Prometo que não prometo nada“.

A torcida do lado de lá (cruzeirenses) precisa de um vendaval para ir ao campo e a nossa só precisa de um sopro“.

Obs. A vitória do Galo sobre o Vasco deve ter sido muito comemorada pelo Náutico

3 Replies to “No embalo da Massa”

  1. Pingback: 100 anos de invencibilidade | Blog de Esportes

  2. Salve salve pernambucanos e a todos do Brasil.

    Belo post Cassio. Percebo que pesquisou muito sobre o Kalil e sobre o nosso ano. É isso tudo que você falou mesmo.

    Mas a semente foi plantada com o Kalil no comando, acho que ano que vem retornaremos a ser o time competitivo que sempre fomos. Não, não será fácil, mas para o atleticano nada é impossível.

    Hoje foi um dia de encher os olhos no Mineirão. Me lembrei dos anos 90 onde a torcida sempre foi o carro chefe do time. E vi nos olhos dos atleticanos que pelo menos ela, a esperança, retornou em nossos corações.

    Não foi o centenário que desejávamos, pelo contrário, era tudo aquilo que nem imaginávamos. Mas o atleticano apesar de entristecido, jamais desistiu da guerra. Nossa paixão, nossa religião, ainda continua viva. Já dizia aquela velha faixa que fica na geral do Mineirão:

    “Superar limites, o fenômeno da natureza atleticana”

    Em nome da MASSA, agradeço pelo post. E continue este blog com a qualidade que vem sendo preservada.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*