O futuro chegou ao futebol do Nordeste. Pelo menos na TV. Em caráter experimental, a semifinal Espanha 1 x 0 Alemanha foi exibida ao vivo em 3D no Recife, na primeira transmissão esportiva em três dimensões na região.
O jogo foi transmitido em um evento promovido pela Rede Globo, na Carvalheira, em uma tela de 145 polegadas, com dois projetores 3D, com um sinal exclusivo da Sony. A tecnologia (que preza pela sensação de profundidade das imagens, chegando a uma realidade impressionante) só foi implantada no futebol neste ano.
O blog teve acesso à transmissão. Durante a partida (com o uso de óculos especiais), a impressão que se tem é de estar na arquibancada. O foco da imagem é livre para o telespectador. Se por um instante, você quiser olhar o estádio, a nitidez será a mesma da bola no gramado. Em lances mais fechados, o avanço da imagem é incrível.
A transmissão em 3D contou com sete câmeras com essa tecnologia. No sistema normal são são 32 câmeras.
Antes do Recife, apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre haviam passado pelo mesmo teste, no empate entre Brasil e Portugal, em 25 de junho.
Ao todo, 25 dos 64 jogos desta Copa foram programados em 3D.
A primeira geração de televisões 3D já está no mercado brasileiro. Acredita-se que em no máximo quatro anos esse modelo seja o líder de vendas.
Ainda é cedo para saber se o Recife vai acompanhar a Copa de 2014 em 3D no sofá de casa… Porém, exibições fechadas (no cinema) devem sair do papel.
A primeira transmissão de uma partida de futebol com esta tecnologia foi em 31 de janeiro deste ano, na Inglaterra, com a exibição experimental (como agora) de Manchester United x Arsenal, pela Premier League. Veja o post AQUI.
Pingback: Cinema Champions League | Blog de Esportes