O que representa o clássico do Rio da Prata – Argentina

Torcedores argentinos no portão do estádio Cemitério de Elefantes para o duelo Argentina x Uruguai, pela Copa América 2011. Foto: Cassio Zirpoli/Diario de Pernambuco

Santa Fé – O blog resolveu ouvir os dois lados do Rio da Prata para saber o que move tanta rivalidade no futebol. Neste post, a versão do argentino Jorge Arteaga, 58 anos.

Torcedor do Unión Santa Fé, ele fez o “sacrifício” de ir ao estádio do rival, o Cemitério dos Elefantes, só para apoiar a sua Argentina em busca do 15º título continental.

“Essa rivalidade vem desde 1930 (quando a Celeste ganhou o título mundial em cima dos argentinos). É autêntica desde os velhos tempos. Sempre se disputou desta forma. Não desmerecemos o Brasil, mas Argentina x Uruguai é um clássico rioplatense.”

O clássico entre Argentina e Uruguai é o duelo entre seleções com o maior número de partidas. O jogo deste sábado será o 178º desde 1902, com 81 vitórias da Argentina, 53 triunfos do Uruguai e 43 empates (veja a lista aqui).

Considerando as seleções olímpicas – que decidiram os Jogos de 1928 – e combinados, algumas mídias dos dois países elevam o número para 220 partidas!

Confira a versão celeste desta história aqui.

One Reply to “O que representa o clássico do Rio da Prata – Argentina”

  1. Pingback: O que representa o clássico do Rio da Prata – Uruguai | Blog de Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*