Em jogo, o título simbólico do primeiro turno do Pernambucano de 2012.
Salgueiro (22 pontos), Náutico (22) e Sport (20) são os únicos na briga pelo status de melhor campanha na primeira metade da competição.
Ao Carcará, basta vencer o Porto nesta quarta-feira, em casa, e segurar a vantagem no saldo de gols sobre o Alvirrubro, atualmente de 2 gols. O Timbu enfrenta o Belo Jardim fora de casa, torcendo por um tropeço dos sertanejos.
Bem atrás no saldo de gols – com 7, contra 12 do Salgueiro e 10 do Náutico -, o Sport vai torcer por tropeços dos dois. Depois, precisará vencer o Central na Ilha, quinta.
Ao campeão, o nome na história. Em 2005, a FPF batizou os dois turnos de Taça Tabocas e Guararapes e Taça Confederação do Equador, respectivamente.
Antes, os campeões já recebiam troféus pelas fases, mas sem nome oficial. A medida caiu em desuso em 2010 com a fórmula do turno classificatório.
Os vencedores passaram, então, a erguer taças encomendadas pelas próprias diretorias, como o Central em 2011, no pioneiro turno vencido pela Patativa.
Abaixo, a relação de campeões e vices e as respectivas campanhas neste século. Apenas o Pernambucano de 2003 teve três turnos.
Campeões: Sport (11), Santa Cruz (7), Náutico (4), Central (1).
Pingback: Santa Cruz perto do Torneio Clausura de 2012 | Blog de Esportes
Pingback: Na prática, metade gostaria de um troféu. A outra, não | Blog de Esportes
oBS.: nos ultimos anos observem a lista direito!
Quam aparece como campeão do primeiro turno com mais vezes?
11 titulos.
contra uma SARNA em segundo lugar com 7 e uma ratazana em terceiro com 5!
FATO
Pingback: Campeão de turno merece ganhar um troféu? | Blog de Esportes