Sala de troféus, museu e memorial

Museu do Futebol

Troféus, fotos de times inesquecíveis, uniformes etc. História no futebol, essencial. Mas não só isso. Passa pelas demais modalidades e pelo surgimento da agremiação. Tudo isso fomenta a paixão do torcedor mundo afora.

Os dois maiores clubes do mundo, Real Madrid e Barcelona, contam com visitas guiadas muito bem organizadas. Nos dois casos o roteiro (pago) é o mesmo, agregando passagens no museu (com porte de memorial) e no estádio, tudo com interatividade e terminando propositalmente na loja oficial do clube.

Em Pernambuco, o roteiro conta apenas com visitas agendadas para não sócios e acesso liberado para os associados em dia. Nada de passagem nos Aflitos, Arruda e Ilha do Retiro ou nas lojas. Nos três clubes seria possível repetir o tour tradicional nos grandes clubes do mundo. Há público? Há interesse?

O museu do Náutico fica localizado no segundo andar da sede social do clube, cujo prédio é tombado como patrimônio arquitetônico. Os principais troféus são protegidos por vidraças. No local, livros com os primeiros sócios, imagens de remo e futebol. Há ainda uma sala customizada utilizada pelos conselheiros.

Sala de troféus do Náutico. Foto: Helder Tavares/DP/D.A Press

A sala de troféus do Santa Cruz foi inaugurada no aniversário deste ano, em 3 de fevereiro. A lacuna vinha desde 2009, quando o antigo museu foi desalojado e os troféus ficaram empilhados em caixas de papelão. Agora, está aberta no térreo da sede tricolor. Entre os grandes, é a sala mais perto de uma loja oficial.

Sala de troféus do Santa Cruz em 2013. Foto: Jamil Gomes/Santa Cruz

O museu do Sport, que dispõe de pouco espaço, fica no fim do corredor térreo do prédio administrativo do clube. Conta com um funcionário durante a semana, o ex-jogador Baixa. As principais taças, de 1987 e 2008, estão na entrada. Havia um projeto de anexá-lo à loja do clube, na área externa, mas foi abortado.

Museu do Sport, na Ilha do Retiro. Foto: Alexandre Gondim/DP/D. A Press

A sala de troféus do América é, na verdade, um “armário”. Fica na tradicional sede do clube alviverde, na Estrada do Arraial, na sala do conselho deliberativo. Entre os troféus, a grande maioria na cor prata, o padrão no início do século passado, destaque para os títulos estaduais de 1922 e 1944.

Sala de troféus do América. Foto: Juliana Leitão/DP/D.A Press

Sim, existe um acervo do Íbis, o pior time do mundo. Apesar de escassa, bem escassa, a sala do Pássaro Preto conta com os títulos pernambucanos da categoria juvenil, de 1948 e 1995, dois títulos do extinto Torneio Início e outras conquistas amadoras. Destaque para as medalhas de prata…

Sala de troféus do Íbis. Foto: Roberto Ramos/Aqui PE/D.A Press

2 Replies to “Sala de troféus, museu e memorial”

  1. DESCASO COM A SALA DE TROFÉUS DO SANTA CRUZ.

    O Santa Cruz tinha um memorial muito bacana, a antiga sala de troféus, onde ficavam grande parte da história desse grande clube em forma de acervo. Lá se encontravam, além de uma enorme quantidade de troféus, objetos históricos(fotos, camisas, placas, flâmulas, condecorações, bolas de jogos marcantes, maquetes e etc…). Um acervo enorme, dígno da história desse grande clube. O fato é que depois que a loja oficial foi inaugurada naquele espaço, os acervos do antigo memorial foram encaixotados e até agora o que se vê são poucas peças em um espaço improvisado. Nada contra a loja, o time também tem que ter uma loja oficial….Mas é preciso urgentemente que arrumem um espaço adequado para recolocar todos aqueles acervos para mostrar um pouco da grandeza do clube para sua torcida, curiosos, visitantes e etc. Isso é muito importante, as pessoas vendo aqueles acervos, aquelas taças, têm mais noção do quanto é grande o Santa Cruz. Acho que esse descaso deveria ser cobrado pela imprensa também. Abraço!!!

  2. Procurei em todas as fotos e nao encontrei um troféu mais feio do que o do pernambuquinho 2013. Até os do ibis são mais bonitos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*