“Converso, agora, com o presidente da Caixa, Jorge Hereda, sobre patrocínio aos nossos times pernambucanos.”
A declaração do senador Humberto Costa, nesta quarta-feira, em seu perfil no twitter, aconteceu após uma reunião em Brasília. E assim o petista acabou o revelando o que há muito tempo se desconfiava.
Há quase dois anos, a instituição financeira entrou de cabeça no futebol brasileiro, acertando cotas milionárias de patrocínios com onze clubes.
Grandes, pequenos, rivais ou não. Todos os times foram firmando contratos de patrocínio-master na camisa, num investimento bruto de R$ 96,9 milhões. Apesar disso, o Recife ficou de fora.
O principal empecilho na negociação foi a dificuldade em conseguir as certidões negativas de débito, uma exigência no processo com a Caixa Econômica Federal. São documentos de órgãos públicos declarando que não existem pendências. Agora, com a política em campo, a ideia volta a ganhar força.
Náutico e Sport iniciaram 2014 sem patrocinadores no uniforme, enquanto o Santa Cruz conta com o Cimento Poty na parte frontal.
Jorge Hereda, pelo visto, pode dar a resposta final em breve…
Os valores dos contratos da Caixa envolvendo clubes porte semelhante aos centenários pernambucanos variam de R$ 3 milhões a R$ 6 milhões por ano.
Vale lembrar ainda que o patrocínio em bloco no Recife não é algo tão raro.
Em pelo menos três oportunidades os três grandes clubes do Recife foram patrocinados pela mesma empresa ao mesmo tempo: Banorte (anos 1980/1990), Coca-Cola (1993/1994) e Excelsior Seguros (1998/1999).
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argumentar valores com base em outros contratos é dá tiro no escuro. Não podemos comparar importancia local, nem nacional, nem muito menos internacional ou ranking de cbf, fpf, fifa e etc. por que os valores vão depender da cartolagem. Humberto Costa é alvi-rubro, podemos dizer que ele vai puxar pro nautico?
esse negocio de gente no estadio não ta com nada. de que vale aparecer para 30/40 mil no estadio, se posso aparecer para 3 milhoes na tv ou aparecer em milhoes de camisas vendidas? o que vale é visibilidade. levando em consideração isso, os jogos do Sport são os mais assistidos na tv aberta, fechada e pay-per-view, tambem vende mais camisas. mas isso tambem não garante o melhor contrato. mas é o melhor indicativo!!!
Acho esses valores pequenos comparados a outros clubes q já assinaram o acordo. Acho q p/ um clube q está na série A e q tem torcida o mínimo teria q ser de R$ 10 milhões. P/ a série B um clube na mesma condição teria q receber no mínimo R$ 6 milhões, e um com torcida pequena ou sem torcida até poderia receber R$ 3 milhões.
Quando vc vê o Curintia ganhando mais de R$ 25 milhões é p/ se pensar q o mínimo deveria ser R$ 10 milhões p/ quem está na série A.
Eu, particularmente, não gosto de ver órgão público metido com a avacalhação que é o futebol brasileiro. A instituição Caixa Econômica Federal poderá, num futuro breve, sofrer danos à imagem ao patrocinador clubes onde a cartolagem e a sujeira imperam! É algo a se pensar com cautela. Quanto aos comentários da matéria, achei engraçado um torcedor do Sport Recife dizer que merece cotas maiores que os outros rivais, visto que o próprio Sport já ganha 35 milhões da Rede Globo, contrato firmado quando houve aquela confusão com o Clube dos 13 e a emissora de televisão; talvez não saiba, ainda, que o Bahia – pelo critério que o próprio torcedor deseja usar. – é o único time nordestino detentor de um título brasileiro da série principal do nosso futebol. Na verdade, são dois depois de uma revisão da CBF( Taça Brasil ). Nem em torcida o Sport Recife chega perto do Bahia, portanto falar que rivaliza com o Tricolor da Boa Terra é uma insanidade sem precedentes.
P.S.: Não sou torcedor do Bahia!
se este contrato se confirmar, o fato de ser um pacote, não quer dizer que serão contrato de mesmo valor , e o critério de “visibilidade” não se relaciona a quem coloca mais pessoas em campo, isso é discurso passional de tricolor. O Sport deverá der um valor a maior que os outros dois grandes, pois está jogando a série A, o que dá mais visibilidade a propaganda, é simples. Deixemos de lado a passionalidade e vejamos as coisas como são.
claro,que a cota do sport é bem maior que a do náutico e santa,por estar na série A,sem contar que a marca SPORT é bem mais conhecida pelo mundo afora.
o povo metido a besta, as cotas serão iguais bando de gente alesada, se fosse por critério seria o clube que mais coloca público em campo, e isso é lógico que o patrocinador vai querer é visibilidade, estádio cheio, passando em tudo que é televisão daqui e de fora, mas, como tem politicagem a cota será igual
Patrocinio nao tem nada a ver com politicagem.PT quer aparecer..
A caixa so patrocina clube de Expressão!!!
so vai ter 1 clube assim!!
logico,…..!!
Elias Marques, nunca a CEF vai querer sua marca estampada em equipes onde os adversários serão: Luverdense, ABC, Icasa, Boa Esporte…
Sou a favor do patrocínio,no entanto, um clube de primeira divisão(Sport) não pode receber o mesmo valor de outros(TRICOBARBIES) que hoje são de segunda, e até jogaram a terceira divisão.
acho que a cota deveria ser pelo ranking da FIFA e CBF em ambos o NAÚTICO vence, apesar de ser rubro negro não posso ser , bobo.!!!
É um absurdo, uma demonstração clara de que eles têm o Nordeste como “qualquer coisa”.
Os times do Sul/Sudeste recebem aquela grana da Caixa.
Aqui para o Nordeste é só um tiquinho.
Vamos lutar contra isso, gente !
Há estimativas dos valores que poderão ser recebidos pelos clubes? Pela lógica o Sport deveria ter a maior cota, pois além de estar na série A, possui mediante os números de pelo menos meia dúzia de pesquisas a maior torcida de Pernambuco e rivaliza com o Bahia o posto de maior do Nordeste.