Paraná Clube: 75 anos de (con)fusões

As fusões do Paraná Clube

Quando os bancos Itaú e Unibanco anunciaram a surpreendente fusão, em novembro de 2008, foi criada a maior instituição bancária do Hemisfério Sul. É muita, mas muita coisa, mas EUA, Japão e Europa ficam no Norte. O nome oficial do novo banco será Itaú Unibanco Holding S.A., prevendo ainda o “nome fantasia”. Aproveitando a deixa, eis um post sobre fusões no futebol! A maior de todas no Brasil começou em Curitiba em 1914 e terminou em 19 de dezembro de 1989, resultando no Paraná Clube.

Cronologia da criação do Paraná Clube
1914 – Leão e Tigre formam o Britânia (a ciência não teria permitido isso)

1914 – Nascem Savóia e Água Verde
1920 – Água Verde e Savóia se unem e viram… Savóia-Água Verde (?)
1921 – Surge o Palestra Itália
1930 – É fundado o Ferroviário (só volta na história daqui a 41 anos)
1942 – Savóia-Água Verde se transforma em Brasil (por causa 2ª Guerra)
1942 – Palestra Itália vira Paranaense (pelo mesmo motivo acima)
1942 – Fundação do Avaí
1943 – Paranaense vira Comercial
1944 – Avaí e Brasil acertam a fusão, criando o Água Verde (tchau, Savóia!)
1946 – Comercial vira Palmeiras
1950 – Palmeiras vira… Palestra Itália (ô indecisão)
1971 – Britânia, Palestra Itália e Ferroviário se juntam para criar o Colorado
1971 – Água Verde muda de nome para Pinheiros
1989 – Pinheiros e Colorado se fundem e dão origem, enfim, ao Paraná Clube

1996 – Por pouco não ocorreu mais uma fusão. O Paraná, dono de um enorme patrimônio (é claro) e já com 5 títulos estaduais chegou a se reunir com o Atlético-PR para deliberar sobre a criação do “Atlético Paraná”, já que o Furacão (em baixa na época) tinha algo que os paranistas não têm muito até hoje: torcida. Na época, o Paraná só tinha 7 anos de história. O azul, vermelho e branco do Paraná e o vermelho e preto do Atlético seriam substituídos pelas cores cinza e preta nessa fusão. O projeto foi abortado.

É bom ressaltar que o próprio Atlético Paranaense nasceu de uma fusão, em 1924, entre os clubes América e Internacional.

Curiosidade 1: O total de títulos estaduais que deram origem ao Paraná é de 29, apenas quatro a menos que o Coritiba, o maior campeão paranaense.

Curiosidade 2: Caso o Atlético Paraná tivesse sido fundado, esse time seria uma mega-união (sem contar as mudanças de nomes) de 14 clubes. Até 1996, o total de títulos seria de 42.

Crédito da arte: www.memorialtricolor.net

63 Replies to “Paraná Clube: 75 anos de (con)fusões”

  1. Porque tanta briga minha gente??
    Todos sabemos que o Paraná Clube é time pequeno ,sem torcida, dinheiro, respeito, moral… já o Santa Cruz, para os que defendem veemente é um time falido. Do outro lado, o pífio Sport nem precisa de comentários.
    E quanto ao que falam mal do estado do Paraná, são os mesmos que nunca saíram de suas cidades.
    Sem mais colegas!

  2. Primeiramente, peço desculpas aos pernambucanos em nome da grande e apaixonada nação tricolor (a opinião preconceituosa de alguns daqui não reflete nossa opinião, pois somos fruto de LUTA E UNIÃO). Antes de pernambucanos e paranaenses somos BRASILEIROS. O nordeste realmente é maravilhoso e merece o respeito de todos os brasileiros, assim como o Paraná. Temos belezas naturais aqui que se equiparam as belezas do nordeste, como as Cataratas do Iguaçu, a região de Guaraqueçaba e a Serra da Graciosa (é mais frio, mas é absurdamente magnífico).

    Temos uma série de problemas aqui no Paraná (estado), inclusive no futebol. Não temos uma torcida que leva tanta gente como a do Santa Cruz no “mundão do arruda” (fiquei realmente impressionado quando fui aí em Recife), mas se justifica: FRIO e uma torcida mal acostumada com momentos difíceis, pois vive de VITÓRIAS e TÍTULOS.

    Sobre a postagem: o blogueiro realmente foi muito infeliz. O futebol paranaense cresceu muito desde o nascimento do Paraná Clube, em 1989. A própria estruturação da dupla melancia ocorreu por conta das surras históricas que levaram durante os anos 90. Chegava a dar dó… haha

    O tricolor sofreu com más administrações (como o Santa Cruz, não?) e, desde 2012, vem se reestruturando.

    Arena: Dinheiro público roubado na primeira fase e agora na época da Copa! Quiseram fazer fusão conosco, não conseguiram, então resolveram afanar os cofres públicos. O CAP é a vergonha desta terra e o pivô de picuinhas que envolvem os três clubes de Curitiba.

    No entanto, a Vila Capanema, estádio do PARANÁ CLUBE, foi reformada com campanhas de arrecadação da própria torcida. Em 2013, faremos a cobertura do estádio (sem dinheiro público!). Que torcida pequena é essa?

    Um último adendo: nos orgulhamos das raízes de nosso clube. As fusões nos fizeram mais fortes. Cada torcedor tem uma história única com o Paraná Clube.

    =00=

  3. atretizinho tambem e uma fusao coxinha trocou de nome tem 100 anos e so ganha camp. do paranaense pasme com mais de cem nao ganhase ,feche. a construcao da arena foi feita com o dinheiro da epoca do banestado meteram a mao na grana e deram pros pigs que hoje comem linguica e rotam camarao nao passam de analfa de futebol,devem paranaclube e nao pagam,alias eassim desde a epoca do ferroviario o maior de todos os times da capital paranaENSE PRA CIMA DELES TRICOLOR EM 2013

  4. O que um panaca de pernambuco tem a ver com o nosso Paraná? Cai fora… cuide dos seus problemas.

  5. Minha opinião sobre o blog continua a mesma. Embora com as alterações não exista nenhuma inverdade, caso é que durante três anos esses comentários ficaram no ar, mesmo com os educados avisos dos colegas dos posts iniciais, daí minha revolta inicial.
     
    O blogueiro deveria, na minha opinião, ter humildade sufiente pra pedir desculpas aos torcedores Paranistas. Todo jornalista (ou blogueiro) de sucesso não tem medo de admitir seus equivocos. Falhar é humano, agora difamar um grande clube do futebol brasileiro duarnte anos requer uma retratação em igual proporção. Do contrario seriamos levados a achar que existiu má fé, que não acho, a principio,  seja o caso.

  6. o que esses cabeças tão falando do nosso paraná?
     
    fiquem sabendo que nesse momento estou tomando uma água geladinha aqui, haha, bando de bizarros,
     

  7. Se eu fosse torcedor do Paraná, teria vergonha de ver meu time, em 2005, levando os jogos contra o G4 paulista – Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo – para Maringá, a fim de ganhar uns trocados dos PARANOBACAS do interior, torcedores das equipes paulistas.

  8. PARANAENSE DIZENDO QUE O NORDESTE NUM SERVE DE PORRA NENHUMAA !!!

    FUDEUU MSM UNSS PASSA FOME DESSES QUE VINHERAM DA ITALIA, ALEMANHA, COM UMA MÃO NA FRENTE E OUTRA ATRAS, VINHERAM PEDIR ARREGO AQUI AII QUER FALAR MERDA !!1

    É CADA UMA  SINCERAMENTE!! E E ACHA SUPERIOR!!!

    AMIGO VCS Ó SUPERIOR AO BRASIL NO QUESITO DAR A BUNDA” AII VCSS  E SUAS MULHERES GANHAM DISPARADO! NO MAIS VCS NUM SÃO SUPERIOR A NGM!!!

    E QUERES MSM FALR DE FUTEBOL O MAIOR JOGADOR PARANAENSE FOI QUEM???? PATO FOI???????????????

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    NÃO FOI NILMAR??

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    RAPAZ VAMOS FAZER O SEGUINTE: VAMOS PAARAR POR AQUI PQ SE JUNTAR OS JOGADORES DO SUL TODINHO!!! AI NUM DA A METADE DOS JOGAODRES QUE JA PRODUZIU PERNAMBUCO E BAHIA EU NUM VOU NEM CITAR OS RESTOS PQ SE NÃO VÃO ME PROCESSAR POR PRATICA BULLYING!!!!

    QUAUQUAQUAUQAUQUAQUAQUAQUAQUAUQUAQUAQUAQUAQUA

    VE SE CRESCE E APARECE BICHAA SEM VERGONHA!!!!!!!!

    QUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUA

    CACHORRA DANADAA!!!!!

    OS PARANAENSES SÃO OS VERA VERÕES DE BERLIM

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  9. Como é mesmo o nome de uma comida típica do Paraná?
    Qual é mesmo o nome da uma grande manifestação popular do Paraná?
    Uma grande revolução ocorrida no Paraná?
    Uma tradição paranaense conhecida em todo o Brasil?
    Respostas: Não tem resposta, pois o Paraná é apenas mais um estado que faz parte do Brasil e não um estado que é o alicerce, a base do Brasil(Bahia e Pernambuco).
    A Bahia é a mãe do Brasil e Pernambuco é o pai do Brasil, portanto respeitem os mais velhos, “crianças”!

  10. Paranaenses, lavem a boca quando falar do futebol do nordeste e do próprio nordeste.
    Quem é o Paraná para a história e para o futebol do Brasil? Nada…
    Bahia e Pernambuco tem cultura, tem história, tem tradição, tem identidade…E o Paraná quem é? Um estado sem história, sem cultura, sem tradição e que nasceu ontem.
    Paranaense e barriga-verde são tudo a mesma coisa, ou seja, são tudo gaúchos do norte ou paulista do sul. Kkkkkkkkkkkk
    Se qualquer paranaense viesse morar ou desbravar o nordeste iriam morrer, pois são tudo fresco, frouxos.
    As nossas praias estão a espera de vocês(branquelos) e do seu rico dinheirinho, seus sem IDENTIDADE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*