Paraná Clube: 75 anos de (con)fusões

As fusões do Paraná Clube

Quando os bancos Itaú e Unibanco anunciaram a surpreendente fusão, em novembro de 2008, foi criada a maior instituição bancária do Hemisfério Sul. É muita, mas muita coisa, mas EUA, Japão e Europa ficam no Norte. O nome oficial do novo banco será Itaú Unibanco Holding S.A., prevendo ainda o “nome fantasia”. Aproveitando a deixa, eis um post sobre fusões no futebol! A maior de todas no Brasil começou em Curitiba em 1914 e terminou em 19 de dezembro de 1989, resultando no Paraná Clube.

Cronologia da criação do Paraná Clube
1914 – Leão e Tigre formam o Britânia (a ciência não teria permitido isso)

1914 – Nascem Savóia e Água Verde
1920 – Água Verde e Savóia se unem e viram… Savóia-Água Verde (?)
1921 – Surge o Palestra Itália
1930 – É fundado o Ferroviário (só volta na história daqui a 41 anos)
1942 – Savóia-Água Verde se transforma em Brasil (por causa 2ª Guerra)
1942 – Palestra Itália vira Paranaense (pelo mesmo motivo acima)
1942 – Fundação do Avaí
1943 – Paranaense vira Comercial
1944 – Avaí e Brasil acertam a fusão, criando o Água Verde (tchau, Savóia!)
1946 – Comercial vira Palmeiras
1950 – Palmeiras vira… Palestra Itália (ô indecisão)
1971 – Britânia, Palestra Itália e Ferroviário se juntam para criar o Colorado
1971 – Água Verde muda de nome para Pinheiros
1989 – Pinheiros e Colorado se fundem e dão origem, enfim, ao Paraná Clube

1996 – Por pouco não ocorreu mais uma fusão. O Paraná, dono de um enorme patrimônio (é claro) e já com 5 títulos estaduais chegou a se reunir com o Atlético-PR para deliberar sobre a criação do “Atlético Paraná”, já que o Furacão (em baixa na época) tinha algo que os paranistas não têm muito até hoje: torcida. Na época, o Paraná só tinha 7 anos de história. O azul, vermelho e branco do Paraná e o vermelho e preto do Atlético seriam substituídos pelas cores cinza e preta nessa fusão. O projeto foi abortado.

É bom ressaltar que o próprio Atlético Paranaense nasceu de uma fusão, em 1924, entre os clubes América e Internacional.

Curiosidade 1: O total de títulos estaduais que deram origem ao Paraná é de 29, apenas quatro a menos que o Coritiba, o maior campeão paranaense.

Curiosidade 2: Caso o Atlético Paraná tivesse sido fundado, esse time seria uma mega-união (sem contar as mudanças de nomes) de 14 clubes. Até 1996, o total de títulos seria de 42.

Crédito da arte: www.memorialtricolor.net

63 Replies to “Paraná Clube: 75 anos de (con)fusões”

  1. SÓ PARA ESCLARECER AOS PARANAENSES QUE SE VANGLORIAM DE SEREM DO SUL  (HUMM!!! BONECA!!) REGRINHA QUE SE APRENDE NO COLÉGIO ANTES DE “P” E “B” SE COLOCA A  LETRA “M” PORTANTO:

    É PERNAMBUCO!! E NÃO PERNANBUCO!!!!

    VALEU!!!!!

  2. ALLAN:

    QUEM VE VC ESCREVER DESSE JEITO IMAGINA ATE QUE VC É

    QUUQUAUQUAUQUAUQUQUAUQAUQUAUQAUQUAUQAUQUAQUAUQAUQUAQUA

  3. MAICON:

    LAVAR A BOCA PQ?????

    FUTEBOL NUM DEVE SER O FORTE DE VCS AI DO SUL NE???

    CONVERSAR UMA MERDA DESSA!!!!

    TU NUM CONHECE MESMO FUTEBOL ABRIR A BOCA PRA DIZER QUE OS TIMES DO NORDESTE SO PASSAM 2 ANOS??

    OLHA LA NO FUTPEDIA , WIKIPEDIA, SITE DA CBF O QUE VC QUISER OLHA LA E VE OS 20 CLUBES QUE MAIS PARTICIPARAM VC VAI ENCONTRAR UNS 5 DO NORDESTE!!!

    AGORA AQUI NOS NÃO VIVEMOS NA SOMBRA DE NGM NÃO VIU!!!! COMO VCS AI DO SUL QUE VIVEM NA SOMBRA DO GREMIO E DO INTER PQ SO SE CONHECE FUTEBOL DO SUL POR CONTA DO INTER E DO GREMIO, PQ O RESTO!!!

    COM O SPORT SEMPRE!!!

    AHH E OUTRA COISA O SPORT! QUE TBM É DO NORDETSE NAS ULTIMAS 4 PARTIDAS ENTRE SPORT E PARANITO! O SPORT VENCEU AS 4 VIU!!!

    VE SE APRENDE O MINUSCULO!!!!

  4. Que post ridículo, cara. Você fala sobre a instituição Paraná Clube sem conhecer a sua história e sua torcida. O Paraná quando voltar à elite do Brasil, vai se consolidar como tal. Ficou 15 anos na 1ª divisão do Brasileiro ininteruptamente. Já esses TIMECOS DO NORDESTE não conseguem passar mais que 2 temporadas na elite. Se gabam de estádio cheio, mas praticamente dão os ingressos. Trocam por nota fiscal, fubá e um monte de promoções fuleras. Portanto, LAVE A BOCA PRA FALAR DO PARANÁ CLUBE!

  5. A Revista placar publicou essa tal matéria, dizendo ao contrário do que se era real, na placar disseram que o Paraná devia tal valor,e que o atlético tinha um número tal de torcida e dinheiro. Como perceberam que erraram, numa edição após eles assumiram que erraram e afirmaram a matéria certa no caso, que o Paraná estava levando a torcida em um número bem elevado e que tinha uma boa grana, ao contrário do Atlético que estava falindo e não tinha uma boa média. Lembro bem deste caso.

  6. Meu Deus, fico impressionado com quanto comentário preconceituoso. Até parece que alguma eventual informação equivocada do blogueiro justificaria tanta intolerância. Aliás, não sei como alguém consegue torcer pra um time que vive se fundindo com outros, mudando de nome, padrão, etc. Blogueiro, não dê satisfação pra esses caras, que de futebol não entendem nada… Pra traçar um paralelo e falando de times mediocres que vivem mudando, poderia falar também do Boa Esporte e do Americana…

  7. Rafael,

    A apuração da fusão de 1996 foi tirada da Revista Placar (edição do mesmo ano, é claro). Como trata-se de algo que realmente ocorreu – a conversa sobre uma possível fusão -, o texto foi modificado, mas deixando a estrutura sobre o fato.

    Respondi a você pela educação do seu texto. Abraço!

  8. Imagina como estariam esses clubes todos que se fundiram e deram origem a um time minusculo, sem titulos decentes, e que está na 2a divisao do Paraná…Muito bom o texto do blog!! Essas fusões todas só me traz a cabeca o futebol de várzea…

  9. Olá Cássio. Peço desculpas pelo grande exagero de alguns paranistas sobre esse tópico. Realmente não gostaram do tópico e exageraram. Alguns pernambucanos também.Acho que essa falta de respeito entre as torcidas, uma perda de tempo. Nem ligue.
    Bom, te conheço da comunidade da CB, sou um dos irmãos gêmeos lá,haha.
    Sei que você é um excelente profissional. Já pude acessar esse blog algumas vezes. E gosto do mesmo. mesmo não se referindo pouco ao futebol do meu estado.Gosto de aocmpanhar o futebol num todo no país. Percebo que escreve bem, é bem informado, como sempre vi. Geralmente vejo sensatez nos seus comentários e posts aqui no blog e na CB( você tem aparecido menos agora né?)
    MAS OLHE, realmente não gostei desse tópico, assim como todos da nação paranista. Sei que não fez por mal.
    MAs há algumas coisas que deveriam ser mudadas nesse post. COmo alguns disseram, deveria se informar melhor sobre as fusões e a proposta do Atlético, não o contrário.
    E sobre que o Paraná possui pouca torcida. O Paraná claro, esta longe de ter uma torcida do tamanho do Sport que é seu time, de um Santa Cruz por exemplo. Teria uma torcida aproximadamente do tamanho do Naútico.
    O Paraná não possui pouca torcida. Mas não tenho como negar que nos últimos anos o Paraná colocou pouca presença de público nos estádios. Talvez pela fase ruim que vive o time desde do 2º semestre de 2007.
    Eu sei, o Santa Cruz  coloca 60.000 numa série D. Mas a torcida do Santa Cruz é algo fora do comum. É a torcida mais fiél, do Brasil. De longe. Já vi tmes como Flamengo e Corinthians botarem baixíssimo público.
     
    Enfim, gosto do blog. Acho você sempre sensato. Porém não gostei desse tópico, assim como toda torcida do Paraná.
     
    No mais abraços Cássio,e ate um dia! Seja na CB, ou até na vida real, em algum encontro da CB? Por que não?

  10. O CARA É NORDESTINO E VEM QUERER ZUAR O PARANÁ CLUBE, MEU TIME TEM MUITO MAIS IMPORTANCIA QUE ESSA MERDA DE REGIÃO QUE VOCE MORA MEU CARO (Y) AGORA VÁ LA ENCHER A BOCA DE FARINHA, O SUL É MEU PAÍS !!!!

  11. A CBF determinou que a última rodada do Brasileirão será composta por clássicos como:

    Náutico x Sport;
    Atlético/MG x Cruzeiro;
    Inter x Grêmio etc.

    O Coritiba vai jogar contra quem mesmo????????????????????????

  12. Tricolor, se o sul é teu país, por quê no teu estado a torcida do Corinthians é a maior? o Corinthians que é paulista, que pra tua informação, acho que você não deve saber, já que é um ignorante, São Paulo faz parte do sudeste, o Paraná é um estado bacana, mas como qualquer lugar têm uns babacas como esses paranistas, mas nós pernambucanos e BRASILEIROS, não vamos generalizar, e aqui o povo torce por clubes locais.

  13. a pagina do wikipedia sabe mais do parana do que voce,se nao sabe o que falar sobre o parana,vai la e da uma lida,nao cometa uma gafe dessa,ridiculo…

  14. Paraná propôs fusão com o Atlético? No momento em que o Paraná estava ganhando todos estaduais e o atlético afundado na lama? Por favor né, vá estudar um pouco antes de escrever tanta coisa errada e sem cabimento[2]

  15. kkkkkkkkkkkkk

    haja falta de respeito dos paranaenses que se dizem melhores que pernambucanos.

    O outro falando de público querendo comparar com os times de Pernambuco, público de 45mil?? Os públicos de PE nessa época eram de 70-80mil. Olha as médias de hoje e compara com as do Paraná.

  16. Público: 45.445,(publico total mais de 55 mil) em 19/04/1999 – Paraná 0-1 GrêmioPinheirão
    Público: 41.955, em 02/11/1994 – Paraná 0-0 CorinthiansCouto Pereira.
    Público: 38.336, em 16/10/1994 – Paraná 2-2 São PauloCouto Pereira.
    Público: 37.687, em 09/12/2000 – Paraná 1-0 VascoCouto Pereira.
    Público: 36.233, em 24/09/1994 – Paraná 2-4 PalmeirasCouto Pereira.
    Público: 35.232, em 03/03/2002 – Paraná 3-2 InternacionalPinheirão.
    Público: 32.504, em 01/05/1991 – Paraná 1-0 CoritibaPinheirão.
    Público: 27.319, em 26/08/1995 – Paraná 1-0 PalmeirasCouto Pereira.

     
    E NAO TEMOS TORCIDA? KKKKKKKKK

  17. queria ibope pro blog, conseguiu com a gigante torcida do paraná, maior que a maioria das torcidas dos chamados “grandes” de pernambuco, vá estudar um pouco antes de publicar neste blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*