Quando os bancos Itaú e Unibanco anunciaram a surpreendente fusão, em novembro de 2008, foi criada a maior instituição bancária do Hemisfério Sul. É muita, mas muita coisa, mas EUA, Japão e Europa ficam no Norte. O nome oficial do novo banco será Itaú Unibanco Holding S.A., prevendo ainda o “nome fantasia”. Aproveitando a deixa, eis um post sobre fusões no futebol! A maior de todas no Brasil começou em Curitiba em 1914 e terminou em 19 de dezembro de 1989, resultando no Paraná Clube.
Cronologia da criação do Paraná Clube
1914 – Leão e Tigre formam o Britânia (a ciência não teria permitido isso)
1914 – Nascem Savóia e Água Verde
1920 – Água Verde e Savóia se unem e viram… Savóia-Água Verde (?)
1921 – Surge o Palestra Itália
1930 – É fundado o Ferroviário (só volta na história daqui a 41 anos)
1942 – Savóia-Água Verde se transforma em Brasil (por causa 2ª Guerra)
1942 – Palestra Itália vira Paranaense (pelo mesmo motivo acima)
1942 – Fundação do Avaí
1943 – Paranaense vira Comercial
1944 – Avaí e Brasil acertam a fusão, criando o Água Verde (tchau, Savóia!)
1946 – Comercial vira Palmeiras
1950 – Palmeiras vira… Palestra Itália (ô indecisão)
1971 – Britânia, Palestra Itália e Ferroviário se juntam para criar o Colorado
1971 – Água Verde muda de nome para Pinheiros
1989 – Pinheiros e Colorado se fundem e dão origem, enfim, ao Paraná Clube
1996 – Por pouco não ocorreu mais uma fusão. O Paraná, dono de um enorme patrimônio (é claro) e já com 5 títulos estaduais chegou a se reunir com o Atlético-PR para deliberar sobre a criação do “Atlético Paraná”, já que o Furacão (em baixa na época) tinha algo que os paranistas não têm muito até hoje: torcida. Na época, o Paraná só tinha 7 anos de história. O azul, vermelho e branco do Paraná e o vermelho e preto do Atlético seriam substituídos pelas cores cinza e preta nessa fusão. O projeto foi abortado.
É bom ressaltar que o próprio Atlético Paranaense nasceu de uma fusão, em 1924, entre os clubes América e Internacional.
Curiosidade 1: O total de títulos estaduais que deram origem ao Paraná é de 29, apenas quatro a menos que o Coritiba, o maior campeão paranaense.
Curiosidade 2: Caso o Atlético Paraná tivesse sido fundado, esse time seria uma mega-união (sem contar as mudanças de nomes) de 14 clubes. Até 1996, o total de títulos seria de 42.
Crédito da arte: www.memorialtricolor.net
ISSO COM APENAS 17 ANOS ;D
Nacionais
Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B: 2
(1992, 2000).
[editar] Estaduais
Campeonato Paranaense: 7
(1991, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 2006).
[editar] Campanhas de Destaque
Vice-Campeão da Taça dos Campeões: 1992.
Vice-Campeão da Copa Sul: 1999.
Campeonato Brasileiro: 5º colocado – 2006.
Copa Conmebol: 5° colocado – 1999.
Copa Libertadores da América: Oitavas-de-Final – 2007.
Pernanbucoa, vergonha do brasil em tudo!
Palmeiras? kkkk
Caro Sr. Zirpoli
Uma pessoa como você, que escreve em um blog tão acessado como esse (deve ter uns 20 leitores mensais) deveria se informar antes de escrever tanta bobagem como o senhor fez nessa sua última postagem.
você sai vomitando bobagem, sem ao menos ler algum artigo sobre o assunto.
Qual a fonte que o senhor consultou para saber que o Paraná “propôs ao Atlético Paranaense a criação do “Atlético Paraná“”? Aposto que deve ter sido algum morador de rua ou algum frequentador do mesmo bar que o senhor.
Como já dizia o grande poeta Marcelo D2: “Se informe antes de falar, pra não se foder…”
A tinha que ser de pernambuco mesmo ¬¬
Paraná propôs fusão com o Atlético? No momento em que o Paraná estava ganhando todos estaduais e o atlético afundado na lama? Por favor né, vá estudar um pouco antes de escrever tanta coisa errada e sem cabimento.
Cara, você é muito burro! Leia a história de um time antes de pensar em escrever sobre ele, internet serve pra informação.
Comercial , Palmeiras Avai? Fusão com o atlético -PR? quanta besteira… quanta mentira, quanta coisa nada a ver! para com as drogas… que isso vai acabar com vc!
Vários equívocos.
Mas o principal é afirmar que o PRC propôs fusão ao CAP. Foi o CAP quem quis a fusão. Graças a Deus isso jamais acontecerá.
Saudações Tricolores
MEU PARANÁ
MEU TRICOLOR
EU SOU A CAMISA 12 QUE TANTO SE ORGULHA SOU TEU TORCEDOR…
SER TORCEDOR DE UMA GRANDE NAÇÃO É ISSO É SER PARANA…
Cassio Zirpoli, vc deveria pesquisar antes de publicar tamanha besteira sem pé nem cabeça. Nunca houve fusão na formação do extinto Pinheiros, apenas troca de nomes. Esse Avai não sei de onde tirou…enfim é uma ofensa a grandiosa nação Tricolor. Vc realmete é um atleticanozinho babaca.
Oq me deixa mais indignado é esse tal de Cassio Zirpoli que não se toca e apaga esse troço, o cara tenta se promover as custas de mentiras, fez esse blog pra que?? Tentar ter credibilidade? Só pra rir mesmo.
Se quer criticar qualquer time fique a vontade, mas, ecrever uma coisa que não existe, demonstrando total desconhecimento do assunto, e, tentar se promover com isso é uma piada.
Mesma coisa se eu disser que vc ta com cara de bobo na foto do banner, eu não te conheço, nunca te vi na vida, mas estou te difamando pra tentar promover meu ponto de vista..
Gostou? Acho que não… Pois é isso que vc está fazendo, amigo blogueiro….
Só podia ser pernambucano mesmo….. agora está explicado…. não entende nada do futebol paranaense…. tsc, tsc
Totalmente infeliz essa colocação…… desde quando o Paraná Clube iria se interessar por uma fusão com o Atlético-PR….. na verdade acho que nem existiu essa história… tudo boato…. ridículo. E ainda tem um cara que posta isso na internet, como se fosse fato. Água e óleo, ou então… Paraná Clube e Atlético-PR e/ou Coritiba.. NÃO SE MISTURAM(!!!!!), será que o dono desse blog não foi informado a respeito disso? Lamentável. Saudações Tricolores!!!
o GRANDE PC tá aí – kkk – na segundona do ESTADUAL!!!!!
DESINFORMAÇÃO!!
A proposta de fusão não foi do Paraná.. que tinha amplo dominio do futebol naquela época, além da torcida que mais crescia no estado.
Tá em tempo de correr atrás de mais dados e ratificar a informação.
Caro Joel
Você não deve ser brasileiro, senão saberia o que Pernambuco representa para o Brasil.
Nem paranaense, pois não acredito que sejam tão mal-educados assim.
pernambuco????? onde fica????
e ainda quer dar pitaco em nosso futebol….
paraná, eu sou a camisa 12 que tanto te ama sou teu torcedor.
Porque vc não cuida mais dos times de pernambuco que estão caindo pelas tabelas e pelas divisões brasileiras em vez de ficar escrevendo besteiras e inverdades do Paraná Clube? Antes de escrever a respeito de algum assunto, porque não estuda e pesquisa um pouco?
Cesar, aprenda a escrever primeiramente, segundo aqui quem torçe pra clubes paulistas e afins como citado, são os “perus de fora” que vieram inchar nossas cidades com sua burrice e sua cultura pobre e medíocre incluindo ai o gosto pelos times de fora, aqui paranaense de verdade torce para os nossos clubes.
Sugestão. preocupe-se com os times da sua cidade, isso se tbm não for um paraíba torcedor do “framengo”
OLÁ
O FUTEBOL PARANAENSE É UMA PIADA, AÍ SÓ TEM TORCEDORES DE CLUBER PAULISTA, CARIOCA E GAÚCHOS, POR ISSO SEGUE UMA SUGESTÃO.
A UNIÃO DE CORITIBA, ATLETICO E PARANÁ ASSIM VOCÊS TERAM UM TIME MAIS COMPETITIVO
SUGESTÃO……………… ARAUCÁRIA ESPORTE CLUBE
o Paraná Clube é minha paixão, não largo desse time mas nunca na minha vida, e nem vem dizer que o paranito não tinha torcida….pois ele tinha e ainda tem e vem aumentandom a cada dia, mas como campeonato brasileiro é pura máfia o Paraná tá aí na série B, por conta de inúmeros erros de arbitragem que nem me dou ao trabalho de descrever.
Paraná Clube meu amor sou eternamente seu torcedor !!!!!!!!!
A propósito, obrigado ao editor do blog, eu estava procurando muito os brasões dos clubes das raízes do Paraná Clube, será muito útil.
Leandro Rosa
Eu acho muito engraçado que quando grandes empresas se unem, se transformam, ou umas adiquirem as outras, quando há transformações de segmentos e consequentemente logos, cores, brasões, atitudes, enfim, o mercado mundial as trata como gigantes disso ou daquilo, ou que a empresa possui know now em determinado mercado, e que há monopólio e outras coisas mais que ouvimos por ai. No mercado esportivo, mais especificamente no futebol a tratativa é outra, dizem que fazemos confusões, dizem que não temos tradição, dizem que não temos torcida, provavelmente não dizem que comemos suas mães, enfim, o grande PARANÁ CLUBE está ai, não precisamos provar que temos amor ao nosso clube, não precisamos provar que temos torcida, não precisamos provar nada a ninguém, nossa história faz parte da história do Estado do Paraná, faz parte da história do Brasil e porque não do mundo. Temos muito orhulho da nossa tradição, dos clubes que aos poucos foram se unindo, afinal são nossas raízes, e o patrimônio que construímos? Enfim tenho orgulho de ser paranísta, e isto também não quer dizer que eu esteja contente com as diretorias que fizeram o que fizeram no clube durante todos estes anos, ou da atual posição em que se encontra o paraná Clube, é como cantamos, ” te amo em qualquer divisão”…
MEU PARANÁ
MEU TRICOLOR
COM VOCÊ EU QUERO ESTAR
AONDE VOCÊ FOR
OO OO
PRA SEMPRE MEU AMOR
Um grande abraço a toda a nação tricolor
=00=
Leandro Rosa
QUE ERRO BIZONHO HEIN MEU AMIGO
QUEM PROPOS UMA FUSÃO NOS ANOS 90 FOI A DIRETORIA DO ATLETICÚ PARANAENSE
NUNCA O PARANA IRIA SE UNIR COM ESSE TIMECO
ESSA EH A REALIDADE, O ATLETICO QUERIA TER O PATRIMONIO QUE O PARANA POSSUI ATE HOJE E NAO CONSEGUIU, FOI POR CAUSA DE TORCIDA SO NO SEU SONHO
MAIS RESPEITO COM O PARANA CLUBE, QUEM NAO TINHA TORCIDA NAQUELA EPOCA ERA O PROPRIO ATLETICO, NOS ANOS 90 O PARANA MANDOU E DESMANDOU NO FUTEBOL PARANAENSE, SEJA EM TITULOS E EM MEDIA DE PUBLICO!!!
ACORDE E ESTUDE MAIS!