Mapeamento de torcidas: Brasil (Ibope/2010), com o Sport em 11º

Pesquisa de torcidas Ibope/Lance de 31/05/2010

Mais uma pesquisa de torcidas saindo do forno… Pronta para levantar polêmicas.

Divulgado quase à 0h de terça-feira pelo Lance!/Ibope, o novo levantamento (acima) traz uma colocação histórica para o futebol pernambucano.

O Sport tem a 11ª maior torcida do Brasil!

Isso mesmo. Além de liderar entre os clubes do Nordeste, o Leão ainda desbancou os tradicionais Botafogo e Fluminense. Nunca o Leão havia ficado em uma colocação tão alta – no máximo um 13º lugar. Veja a matéria do Lance! aqui.

Segundo o a pesquisa por amostragem, o Rubro-negro teria 1,7% da população brasileira, o que corresponde a 3.300.000 de torcedores. Outro dado muito interessante é sobre a faixa de fanáticos entre 10 e 15 anos, na qual o Sport ficou com 850 mil torcedores. Um impressionante 8º lugar geral.

Considerando os torcedores acima de 50 anos, o Leão tem 340 mil, em 14º lugar.

O Santa Cruz ficou em 17º lugar (5º no Nordeste), com 1.200.000 torcedores (0,6%). Mesmo com o fundo do poço a partir de 2006, a Cobra Coral conseguiu formar uma base jovem, com 300 mil torcedores mirins.

Já o Náutico não aparece entre os 19 primeiros. Ao todo, o Ibope ouviu 7.109 pessoas, a partir de 10 anos de idade, em 141 municípios no país, no primeiro trimestre deste ano. A margem de erro é de 1,2% para mais ou para menos.

Essa foi a 4ª pesquisa do Lance!/Ibope. Veja as outras: 1998, 2001 e 2004.

A última pesquisa de torcidas havia sido do Datafolha, em 27 de abril (veja aqui).

Segundo o Datafolha, o Sport teria 1,33 milhão de torcedores. Apenas 40% do total da nova amostragem. Já o Tricolor teria apenas 520 mil segundo o instituto, contra 1,2 milhão do Lance!/Ibope. O número corresponde a 43% do novo número.

Há pouco mais de um mês, o Clássico das Multidões reunia 1,85 milhão de torcedores. Agora, a soma foi para 4,5 milhões! Nota-se que o IBGE tem mesmo que assumir as rédeas dessa polêmica!

170 Replies to “Mapeamento de torcidas: Brasil (Ibope/2010), com o Sport em 11º”

  1. A torcida Santa Cruz é maioria ainda, (só que não está declarada nestas pesquisas) porque esta torcida tricolor em sua (maioria) vem de pessoas humildes e de baixa renda e (Fieis ao clube). Neste País as pessoas de baixa renda nascem mais e é maioria em nosso estado e País. E todo ano cresce este contingente, são filhos e netos que passam a torcer pelo Santa. Entenderam!!!
    Quando a pesquisa é feita, muitos se omitem pela má faze do clube e outros não são consultados, por que os pesquisadores não vão a favelas e bairros humildes.
    Dessa maneira a pesquisa fica mascarada, vamos aguardar em breve com muita certeza, a volta do santa para a 1ª divisão e observar uma nova pesquisa em 2014, com pesquisa serias e abrangentes, aí  vocês verão que a realidade de torcedores serão outras.
     A MAIOR TORCIDA DO NORDESTE SEMPRE FOI E SERÁ DO SANTA CRUZ, basta recorrer aos jornais das épocas anteriores. Mesmo que O Sport estivesse nesses 20 anos ganhando mais títulos, ele não superou nem superará em torcida, tudo justificado anteriormente. O Resto é vontade…

  2.  Realmente é muito interessante essa disputa pela supremacia no futebol, neste caso, no estado de Pernambuco, visto que é o único estado do Norte/Nordeste que tem 3 clubes grandes, e além do mais, realmente sabe valorizar as suas tradições e rivalidades locais, pois todos os outros estados se atêm demasiadamente aos já badalados clubes do RJ e SP; com isso, independentemente de liderança em “ranking” de torcida ou qualquer outra que diferencie uma colocação inferior ou superior dos clubes aos quais se façam as comparações, estas disputas realmente enriquecem o futebol pernambucano de uma forma peculiar.
     Parabens a todos que realmente apreciam o que há de bom neste estado maravilhoso o qual eu nasci, antes de vir morar no RJ, há 22 anos, eu torcia para o Sport e Fluminense, hoje torço para o Fluminense e também para os três gigantes do Recife.

  3. Pingback: Série BMG | Blog de Esportes

  4. Pingback: Números e mais números | Blog de Esportes

  5. Sport Club Recife – Música: Hino Oficial do Sport Club de Recife – PE Letra
    Com o Sport eternamente estarei
    Pois rubro-negras são as cores que abracei
    E o abraço, de tão forte não tem separação
    Pra mim, o meu Sport é religião

    A vida a gente vive pra vencer
    Sport, Sport
    Uma razão para viver

    Treze de Maio, mil novecentos e cinco
    Dia divino em que Guilherme de Aquino
    Reune, no Recife, ardentes seguidores
    Fundando esta nação de vencedores
    Que encanta, enobrece e dá prazer
    Sport, Sport
    Uma razão para viver

    Eterno símbolo de orgulho é o pavilhão
    De listras pretas e vermelhas com o Leão
    Erguendo, imponente, o imortal escudo
    Mostrando à gente que o Sport é tudo
    Que a vida tem de belo a oferecer
    Sport, Sport
    Uma razão para viver

    São gerações e corações fazendo a história
    São campeões e emoções tercendo a glória
    Do bravo leão da ilha, Sport obsessão
    Que faz bater mais forte o coração
    Torcida mais fiel não pode haver
    Sport, Sport
    Uma razão para viver.

    Fonte: http://www.musicasparascrap.com/ouvir-HinoDoSportClubRecife-PE.htm#ixzz1KcPYpFMF

  6. ESTÁ COMPROVADO QUE O SPORT É MESMO A MAIOR TORCIDA DE PERNAMBUCO.
    TEM QUE ENGOLIR ALVIRUBROS E TRICOLORES
    VAI  ENCARAR

  7. ridiculo essas pesquisas, cassio já que vc curte tanto enquetes, faz uma perguntando quem já foi entrevistado nestas pesquisas(mas não vale mentir hein seus burros negros,hehehehe…), eu em 36 anos de vida nunca encontrei ninhguém que foi, vc já encontrou? garanto que não. a unica pesquisa valida e coerente, sem injustiça nem por parte de midias os acessos a ela são os publicos colocados pelos times em seus estadios, essa sim é a unica e melhor forma de pesquisar maiores torcidas, e nesse interim o santa é o primeirão, desde o ano passado.

  8. isso é simplismente ridiculo, basta vc ser pernambucano ou acompanhar o campeonato pra ver qual a maior torcida daqui, o santa cruz ta cansado de mostrar a força da sua torcida botando 35, 40 e ate mais de 50 mil torcedores no estadio enquanto o sportou nautico nao passam de 10 a 15 mil, pra mim torcedor é quem vai ao estadio ou pelo menos acompanha seu clube, isso é muito desestimulante, voce ver um clube com a força e a torcida do Santa Cruz ser posto atraz de Botafogo, Vitoria, e outros, sem desmereçer os clubes, so estou falando de torcida, e nao tento defender so o meu Santinha, o Bahia é outra prova viva da injustiça que se é feita hoje em dia!

  9. Sou de BH …a torcida do galo é mais fiel do Brasil..É O TIME QUE MAIS LEVOU TORCEDORES AO ESTÁDIO JUNTANDO TODOS OS BRASILEIROS..DE 71 á 2010 E É UM DOS PRIMEIROS QUE VENDEM MAIS CAMISAS NO PAÍS..QUASE O DOBRO DO CRUZEIRO….ADMIRO AS TORCIDAS DO SPORT..BAHIA..SANTA CRUZ QUE VAO SEMPRE AOS ESTÁDIOS VCS VÃO ACREDITAR NA MIDIA QUE LEVANTAM O CORINTHIANS E O FLAMENGO??? FAZEM NEM BOA…MARKETING PURO..GENTE PAPEL ACEITA TUDO..N ACREDITEM EM PESQUISA TORCIDA MESMO VAI AO ESTÁDIO…PORQUE ELES NAO FAZEM UM PESQUISA DE TORCIDA QUE VAI MAIS AO ESTÁDIO?? POR QUE SABEM QUE O MENGO E O TIMÃO VAI LEVAR UMA SURRA DO MEU GALO…ENTREM NO SITE DA CBF E ANALISAM OS REGISTROS!!!!

  10. João, a expressão: “o IXPÓ até morre” não dá, pois o IXPÓ já morreu!!! kkkkkkkk
    Nem coloque Deus nesta “estória” de corrupção, babação e medíocridade. Coloque sua mortalha de Marcel Paraíba, e saia de casa pra o povo tirar onda!!! kkkkkkkkkkkkkkk

  11. depois falam que vão no centro das cidades onde passa pessoas de todo lugar e falam eu fiz a pesquisa la e deu tal time como sendo a maior torcida
    isso nao leva a nada se vinhecem aki onde eu moro a maior torcida iria ser a do santa cruz;
    se a do sport fosse grande realmente lotava o estadio eu canso de ver tem jogo do sport que fica um espaço vaizio na ilha.
    se fosse a do santa lotava a ilha toda e ainda ficava pessoas do lado de fora…
     

  12. a nunca na minha vida vinheram entrevistar alguem na minha cidade  perguntando que time torce essas pesquisas só acredita quem é besta…
    eles vão em um lugar onde tem mais torcedores de um time e fazem as entrevistas la ai depois dizem que essa torcida é a maior…
    kkkkkk sei naum vio

  13. Meus amigos rubros-negros
    Deixem os comentários pra lá.
    O que importa nós já sabemos…
    Somos primeiro e pronto.
    Não discutam com essas “torcidinhas”.

  14. Parabéns a Suzy que nasceu de uma dissidência do Clube Náutico Capibaribe.
    Sendo assim talvez fosse melhor chamá-la de Eva.
    Ô minha Eva! A Eva do Timbu. hehehe

  15. Respondendo tua pergunta… tem que cuidar com os dados pessoais, tá cheio de picaretas por aí e não devemos descuidar… dizem até que tem 3,3 Mi deles que gostam de usar o uniforme do flamengo (isso quando tem coragem, né!?!?)…. ademais, o IXPÓ não “ENCOMODA” ninguém…. muito pelo contrário, só diverte!!! kkkkkkkkk.

  16. Humrum…. ENCOMODANDO… a “pessoazinha” que és já está claro. Agora voltas para a lida da calçada (dúvidas?!?!? posso desenhar!). Não te vi vendendo “4 asinhas por 1 real” com entrega “I(n) casa??!? kkkkkk.

  17. Os ingressos do jogo da minhoca colorida terá ingresso a R$ 20,00 e eu quero vê si vai lotar o estádio, kkkkkkkkkk
    Bando de liso da mulesta.
    Vivem dizendo que levam 50mil pra o estádio, mais volto a repetir: INGRESSO PELO PREÇO DE R$ 2,50

  18. ENCOMODANDO OU INCOMODANDO E DAÍ? –‘
    E SE O SPORT NÃO TE INCOMODA POR QUE TÁ AQUI?
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA…
    E respondendo sua pergunta seu torcedorzinho de merda que nem se identifica: sou da jovem NÃO … mais conheço um moooooonte de pessoas que são e daí?

  19. Pois é Rayssa Marques, para o IXPÓ preocupar alguém, só se for “ENCOMODANDO”, mesmo… mas me diga aí você é da jovem, naum?!??!

  20. Santinha bota 50.000 no estadio, grande merda!!!

    Não custa nada lembrar recorde de publico da Ilha mais de 56.000 pessoas Sport x Porto.

    Maior publico de clubes no arruda nautico x Sport ( com certeza mais de 60.000 eram Rubro-Negro.

    Valeu bando de tricolo mané, até no teu estadio o recorde é meu.

    Sport maior torcida do norte-nordeste e 11° maior torcida do brasil.

    Morram de raivinha tricolores e alvi-rosas!!!

  21. O pessoal da Santa vira e mexe toca na questão do Cube dos 13 pra reconhecer o que eles querem negar, dizendo que a torcida deles é maior porque leva mais gente ao estádio do governo e isso é o que vale pra provar a verdade deles. Então, lá vai:
    1º) O que impediu o time deles está no Clube dos 13 foi e é a incompetência das diretorias que por lá passaram. Depenaram (ops) o clube, acabaram com o patrimônio, tirando o time das competições e, portanto, da mídia. Não é à-toa que o maior percentual de torcedores dos ADORADORES DE COBRA são de idosos. A nova geração torce por quem conquista títulos e está na mídia. Então, como um time desse pode estar no Clube dos 13. Lá só está quem tem comando, diretoria, conquista títulos.
    2º) São bois mandados, sim, porque são ludribiados (procura o dicionário Caiu pra série E) pelos diretores, tipo Romerito Jatobá que deu em jogador nos vestiários, não pagam salários, etc. e não protestam, indo ao estádio, enchendo e mostrando que concordam com a desgraça que esses caras fazem com o clube. Isso é ser maior? Isso é ser “cobra mandada”, amebas, que vão na lógica dos únicos que têm ganho algo com o timeco de vocês: os zé neves. romeritos, adelsons, etc.
    Pelo SPORT TUDO, ATÉ O TALO EM VOCÊS, COMO NO ANIVERSÁRIO DE 95 ANOS DA COBRA, QUANDO A MAIOR E MAIS FANÁTICA TORCIDA CANTOU PARABÉNS PROS ADORADORES DE TALO: AS COBRAS MANDADAS.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*