O fim de temporada no futebol é marcado, além da entressafra de jogos, pelas inúmeras atualizações de rankings.
São listas de clubes e seleções… Locais, nacionais ou internacionais. E oficiais.
O último dia de 2010 trouxe a atualização do ranking de clubes da Conmebol, que tem uma particularidade: as tabelas levam em conta apenas os representantes de cada país.
A medida da entidade visa evitar disparidades, já que os dez países filiados têm característica distintas.
Sem ganhar nenhuma competição há mais de duas décadas, o uruguaio Peñarol tem 308 pontos a mais que o São Paulo, o melhor brasileiro. No entanto, o Tricolor tem apenas 15 participações na Libertadores, enquanto o time de Montevidéu tem 38…
De Pernambuco, apenas Náutico e Sport já participaram de torneios internacionais, ambos na Taça Libertadores da América.
Já que o ranking da Conmebol (ao lado) só conta as participações internacionais dos brazucas, confira o desempenho no país, no ranking da CBF, clicando AQUI.
Com a unificação dos títulos brasileiros, o blog projetou como ficaria o ranking AQUI.
Historicamente, os jogadores mais valorizados do futebol são os atacantes. Não há novidade nisso. Partindo desta premissa, onde andam os artilheiros do Pernambucano da década que encerra nesta sexta-feira? Abaixo, os oito goleadores que se consagraram nos gramados irregulares do estado de 2001 a 2010.
Kuki, Náutico – 2001 (14 gols), 2003 (16 gols) e 2005 (17 gols)
Foi, simplesmente, o maior artilheiro da década no futebol profissional do estado, com 179 gols, todos pelo Alvirrubro. Além disso, igualou o recorde de artilharias (três). Após pendurar as chuteiras em 2009, o ídolo timbu se transformou no coordenador das categorias de base. Vai completar 40 anos em 30 de abril.
Rodrigo Gral, Sport – 2001 (14 gols)
Perto de completar 34 anos, o atacante dividiu o pódio com Kuki em 2001. No fracasso leonino na busca pelo hexa há quase dez anos, Gral foi o único destaque. Desde então, sempre foi lembrado pela torcida na lista de reforços nos anos seguintes. Porém, nunca voltou. Em 2010, voltou ao Nordeste, para o Bahia. Ajudou o Tricolor de Aço no acesso. Segue negociando a permanência em Salvador.
Júnior Amorim, Santa Cruz – 2002 (12 gols)
Rodou nos três clubes. Foi o goleador mais econômico da década em Pernambuco. Nunca foi unanimidade nem mesmo no Santa. Também passou no Sport e no Náutico. Acabou se destacando mesmo em Maceió, onde revezou bastante as camisas de CSA e CRB. Segue em atividade. Aos 38 anos, vai disputar o Alagoano/2011 pelo… C… RB.
Kelson, Itacuruba – 2004 (14 gols)
O jogador foi o segundo artilheiro do interior na história quase centenária do Pernambucano. Antes, apenas Lêniton, do Porto, havia alcançado o feito, em 1998. Desde a artilharia, Kelson rodou em divisões inferiores do Brasileiro, quase sempre na região Sul. O último clube de Kelson, hoje com 32 anos, foi o América/RN.
Carlinhos Bala, Santa Cruz – 2006 (20 gols)
Após brilhar no Tricolor, o baixinho rodou nos dois rivais, sempre com um leilão por seu futebol, tendo como ponto alto o título da Copa do Brasil, em 2008. No último martelo batido, um contrato com o Sport para a temporada 2011, após rápida passagem pelo Atlético-GO, até porque ele – hoje aos 31 anos – é o Rei de Pernambuco…
Marcelo Ramos, Santa Cruz – 2007 (15 gols) e 2009 (19 gols)
O experiente centroavante foi o último ídolo do Santa. Surpreendeu em 2007, quando mostrou bom futebol mesmo com uma equipe limitadíssima. Se valorizou e foi negociado com o Atlético-PR, na Série A, aos 35 anos. Depois, voltou à Cobra Coral e manteve o faro de gols. Aos 37 anos, assinou com o Paysandu para temporada 2011.
Geraldo, Náutico – 2008 (13 gols)
O único meia a conseguir a artilharia do Estadual na década, cobrando sete pênaltis. O maestro também foi importante no dois anos em que o Timbu permaneceu na elite nacional. Após deixar o clube, “Gera” continuou em evidência. Em 2010, teve um grande ano vestindo a camisa do Ceará. Marcou 8 gols no Brasileirão e ajudou o time alencarino a conquistar uma vaga na Copa Sul-americana. Segue no Vovô, aos 36.
Ciro, Sport – 2010 (13 gols)
Com apenas 20 anos, a revelação rubro-negra foi o atacante mais jovem a liderar a artilharia. Curiosamente, conseguiu o feito com um gol a menos do que em 2009, quando perdeu a briga. O goleador segue na Ilha do Retiro, apesar das sondagens. Caso fique de fato no Estadual, é forte candidato ao bi.
Quem são os candidatos para o Estadual de 20111? Novos ou velhos nomes?
Último dia do ano. No rescaldo desta temporada, vou postar 3 vídeos que marcaram momentos importantes para o futebol pernambucano, para bem ou para mal.
Um 2010 para ser lembrado para sempre…
Veja os vídeos dos posts finais de 2008 (AQUI) e 2009 (AQUI).
Sport 0 x 1 Ipatinga, em 9 de outubro. Em 13 jogos como visitante na Série B, o time mineiro havia empatado 3 e perdido 10. Mas foi lá na Ilha venceu o pentacampeão pernambucano Sport, minando qualquer chance a recuperação para o acesso à elite. O prejuízo fica para 2011, com um cota ttransmissão de 25%.
Náutico 3 x 2 Sport, em 2 de maio. O Timbu atropelou nos Aflitos. Com Carlinhos Bala e Bruno Meneghel em ritmo muito veloz na frente e Hamilton e Ramirez marcando forte atrás, o Alvirrubro fez 3 x 0 com vaga para mais. Porém, deixou o rival marcar 2 gols no fim… E perdeu um título que parecia definido.
Santa Cruz 4 x 3 Guarany de Sobral, em 5 de setembro. Outra vitória sem uma festa plena. Os tricolores lotaram o Arruda, com 50.879 pessoas. Mas os dois gols de Leandro Cardoso mostraram que algo estav errado. A frustração absoluta na Série D veio no jogo e volta, com a eliminação. Em setembro…
Todos os 35 gols de Ronaldo pelo Corinthians em 2009 e 2010. O Fenômeno tem contrato assinado com o Timão até o fim de 2011… Será a temporada de despedida de um dos maiores craques da história do futebol brasileiro.
O vídeo abaixo foi editado por um torcedor do clube paulista. Destaque para os dois golaços na decisão do Paulistão do ano passado, contra o Santos, em plena Vila Belmiro. Aos 34 anos, a genialidade se aproxima de seus últimos capítulos…
Humberto Gessinger, vocalista do Engenheiros do Hawaii e do Pouca Vogal, é um torcedor fanático do Grêmio.
Está presente até mesmo nos depoimentos do famoso DVD “A Batalha dos Aflitos”, sobre o histórico jogo contra o Náutico, no Brasileiro da Série B de 2005.
Nesta quinta-feira, o cantor postou uma foto sua com a camisa do Sport, feita pela Finta em 1992, na época do ataque com Hélio e Moura, bicampeão estadual. Presente de um rubro-negro, no mesmo ano…
Pois não é que Gessinger reencontrou esse fã/torcedor leonino 18 anos depois? Quase umainfinita highway, sucesso da banda…
Em tempo: a música “Terra de Gigantes”, do Engenheiros do Hawaii, sempre completa a atualização do post com o ranking de campeões nacionais do blog, publicado a cada desfecho da Copa do Brasil ou da Série A (veja AQUI).
“Estou sabendo que tem rei demais aqui em Pernambuco. Tem o Ciro e o Carlinhos Bala. Agora é que está vindo o Rei. O Landu é movido a paixão e emoção.”
Landu, atacante paraense de 32 anos, novo reforço do Santa Cruz.
Sequer estreou… Na tarde desta quinta-feira, 500 tricolores foram ao Arruda para mais um jogo-treino do Santinha. Vitória por 1 x 0 sobre o Decisão.
Na beira do campo, Landu já comandava a festa com os corais.
Cumprindo à risca a cartilha do marketing, jogando para a torcida.
Mandou ver nas frases de impacto, numa espécie de versão “Brasão 2011”.
A verdade é que o reinado em Pernambuco está longe da realeza da bola…
Em eterno atrito, o presidente da Asociación del Fútbol Argentino (a “CBF” deles), Julio Grondona, abriu fogo contra o maior ídolo do país, Diego Maradona.
Perguntado em um programa de rádio na capital argentina sobre quem seria o melhor “camisa 10” da história do país, o dirigente de 80 anos listou Riquelme, Verón, Messi e Maradona. Apertado sobre o melhor entre eles, Grondona emendou:
“Messi…”
A resposta de Dieguito? Daquele jeito… “Es un viejo gagá.”
A polêmica já toma conta em Buenos Aires. Veja no jornal Olé, clicando AQUI.
Aqui no Brasil, até bem pouco tempo, Ricardo Teixeira e Pelé, assim como os hermanos, também viviam às turras via imprensa. Mas nada que fizesse o todo poderoso da CBF chegar ao ponto de dizer algo como “Ronaldo…”.
Abaixo, dois vídeos com os melhores momentos dos craques argentinos, em qualidade HD. Grondona cometeu uma heresia ou foi visionário? Heresia, até agora.
Uma das lutas mais aguardadas da história do Ultimate Fighting Championship (UFC) é o confronto entre os brasileiros Anderson Silva, o Spider, e Vitor Belfort, o Phenom.
Dois dos melhores lutadores do país, que domina o ringue de artes marciais mistas.
A supeluta vai acontecer no UFC 126, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Data: 5 de fevereiro de 2011.
Não é a viagem mais barata nem o ingresso mais barato… Mas, numa promoção, vale!
Basta responder com criatividade a pergunta “Como seria um atleta ideal?” no site brasileiro da entidade. Os autores das duas melhores respostas vão conferir in loco ao combate com todas as despesas pagas.
O Grande Recife já chegou a ter duas grandes casas de boliche, com padrão norte-americano, informatizado.
No fim da década de 1990, o esporte era uma febre na cidade. As pistas nos shoppings Recife e Guararapes eram muito concorridas. Gastei algumas horas nas duas…
Com o tempo, porém, o público foi diminuindo.
O primeiro boliche a fechar as portas foi o de Jaboatão dos Guararapes. Pouco tempo depois, o salão no Recife também acabou.
Desde então, a lacuna permanece aberta.
No entanto, um novo espaço deverá ser inaugurado em breve. O projeto de requalificação do Cais do Porto do Recife visa a inauguração de um novo e moderno boliche no Armazém 14, ao lado do Marco Zero. O prazo máximo vai até 2012.
O projeto foi desenvolvido por Zeca Brandão, chefe do Núcleo Técnico de Operações Urbanas (NTOU), o mesmo da Cidade da Copa.
Abaixo, o vídeo oficial do projeto do Porto. Saiba mais sobre o boliche clicando AQUI.
Com tanto tempo ausente do cenário esportivo da cidade, vale explicar o que significa strike: jogada na qual, em apenas um arremesso, a bola derruba os 10 pinos.
Faltam exatamente dois anos para a inauguração da Arena Pernambuco. Como a estrutura futurista de concreto pré-moldado segue como uma realidade em 3D, fica difícil imaginar, durante uma visita ao terreno em São Lourenço da Mata, que ali será erguida uma arena com capacidade para 46 mil torcedores.
Ainda que de forma simbólica, isso agora é possível. A ligação visual com o futebol, mote absoluto do projeto, ganhou um ícone após a colocação de uma estaca de madeira com uma bandeira verde bem no centro do campo de jogo “imaginário”, de 105m x 68m, segundo a determinação da Fifa.
A área do campo já foi definida com precisão, através de GPS. Acima, o registro do repórter fotográfico Paulo Paiva, do Diario de Pernambuco.
E pensar que exatamente ali vai começar um jogo da próxima Copa do Mundo…
Veja o hotsite do Superesportes com a nova atualização do Diario de uma ArenaAQUI.