Quadro de sócios, quadro da solução

Roberto Fernandes e Kuki viram sócios do Náutico. Foto: Ana Campos/assessoria de imprensa do Náutico/divulgação

Em entrevista ao blog, o presidente timbu, Berillo Júnior, já declarou que projeta um número de 10 mil sócios em dia no clube até o fim deste ano independentemente dos resultados no gramado. Ou seja, uma receita mensal de aproximadamente R$ 500 mil.

De fato, ele está certo, pois o sócio-torcedor costuma manter uma fidelidade junto ao time. Hoje, porém, são apenas 3 mil. Para mudar isso, marketing… Muito marketing.

Há dez dias, o Náutico lançou a campanha “Juntos pelo Timbu” (veja AQUI).

Nesta terça-feira, um tiro certeiro. O treinador Roberto Fernandes e o ídolo Kuki, hoje auxiliar-técnico, se associaram ao clube.

Segundo a assesoria de imprensa do Alvirrubro, a ação foi tomada por iniciativa própria da dupla. Motivação à parte dos dois alvirrubros de carteirinha, cabe ao torcedor do Náutico fazer a sua parte e reforçar o quadro de sócios do clube ainda mais.

É um caminho certo: receita, investimento, conquistas…

Qual será o tom do verde?

Seminário de Sustentabilidade da Copa 2014 em PernambucoToma posse nesta quarta o Comitê Local de Sustentabilidade da Copa 2014, criado segundo a portaria do CPRH nº 104/2010, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 15 de dezembro de 2010.

O evento acontecerá no seminário regional Mundial 2014 – Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade, no Memorial Arcoverde, em Olinda.

Palestras, seminários e discussões políticas à parte, o que poderia ser feito na prática para o Brasil tocar esse projeto Copa Verde?

Por enquanto, nomes pomposos, como “Parque da Copa”, “Copa Orgânica”…

Saiba mais cliando AQUI.

Pode até não parecer, mas as 21 cores do quadro abaixo são tonalidades do verde. Arrisque a cor da Copa! Saiba o nome de cada uma dessas variações AQUI.

Tonalidades de verde

Logomarca da terrinha

Logomarca oficial do Campeonato Pernambucano de futebol de 2011. Crédito: Biro X/divulgaçãoAntes de avaliar a imagem da Biro X, leia algumas informações…

A Copa do Mundo de 2014 já tem a sua logomarca oficial.

A Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, também já teve a sua logo divulgada, em pleno réveillon…

Então, eis o emblema oficial do Campeonato Pernambucano de 2011.

Após a assinatura de um contrato de naming rights por 4 anos, a Coca-Cola passa a fazer parte da nomenclatura do torneio estadual.

Descrição oficial do novo emblema: “A concepção partiu do princípio de que é importante trabalhar formas que transmitam força e apoio da marca ao esporte.”

O que você achou da logomarca oficial do PE2011? Comente!

Tudo bem que a empresa está patrocinando a competição, mas, na minha opinião, o nome “Pernambucano” passa quase batido na imagem…

Reveja o post sobre os emblemas da Copa 2014 e Rio 2016 clicando AQUI.

Ao campeão, 100% da capa

Cobertura dos jornais dos Estados Unidos sobre o resultado do Superbowl em 2011

O Green Bay Packers conquistou o Superbowl no último domingo ao vencer o Pittsburgh Steelers por 31 x 25, em duelo realizado no Texas.

A finalíssima da NFL, a liga de futebol americano, é o evento de maior audiência nos Estados Unidos. Para o país, literalmente.

Acima, algumas capas de jornais dos EUA com a intensa cobertura norte-americana sobre o Superbowl, via site Mídia Mundo.

Links de capas do pré-jogo (AQUI), do vitorioso (AQUI) e do derrotado (AQUI).

O exagero típico do jornalismo esportivo (bacana) é universal…

Não será muito diferente nas edições dos quatro jornais diários do Recife no dia 16 de maio, a segunda-feira após a final do Campeonato Pernambucano de 2011.

Não colaboramos

Clube dos 13

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) listou o ranking com os melhores campeonatos nacionais da Conmebol na última década (veja AQUI).

O Campeonato Brasileiro ficou na liderança, lembrando que a Conmebol tem apenas dez filiados no continente. O Clube dos 13 comemorou a notícia (veja AQUI).

Para elaborar o ranking, a entidade criada na Alemanha, em 1984, calculou os resultados do cincos melhores clubes em competições internacionais no período.

O Brasileirão, cuja média de público em 2010 caiu de 17.807 para 14.800 torcedores, só teve cinco edições com a presença pernambucana: 2001 (Sport lanterna e Santa Cruz rebaixado), 2006 (Santa lanterna), além de 2007, 2008 e 2009, todos com o Sport e Náutico, mas com o rebaixamento de ambos na última participação, como lanterna e vice-lanterna, respectivamente.

Fica nítido que não contribuímos muito para o ranking da década…

Bola murcha1º) Brasil – 9.367 pontos
2º) Argentina – 8.753
3º) Colômbia – 6.011,5
4º) Chile – 5.741
5º) Peru – 5.363,5
6º) Uruguai – 5.046,5
7º) Paraguai – 5.017,5
8º) Equador – 4.544,5
9º) Bolívia – 3.406
10º) Venezuela – 2.864,5

Spidercam em PE

Spidercam em um jogo de futebol. Foto: Fifa/divulgação

Em 27 de abril de 2005, o Pacaembu recebeu a despedida de Romário na Seleção. Um amistoso contra a frágil Guatemala, com vitória do Brasil por 3 x 0.

Além da última apresentação do Baixinho com a Canarinha, a partida marcou a estreia da spidercam num jogo de futebol do país, em um teste da Rede Globo.

A “câmera aranha” é usada para capturar a ação dentro do campo através de uma perspectiva panorâmica. Como se o equipamento estivesse “voando” no gramado.

Quase seis anos depois e aquele jogo continua com essa exclusividade.

Afinal, trata-se de um equipamento caro, suspenso por fios em uma estrutura complicada de armar. Pelo menos nos estádios brasileiros.

Pois em breve isso vai mudar, provavelmente até 2014.

Além da massificação do 3D na Copa do Mundo, a Fifa também quer expandir esse modelo de transmissão, que, de fato, gera imagens espetaculares nas partidas de futebol, como pôde ser visto em alguns jogos do Mundial de 2010.

Abaixo, um exemplo da spidercam, que jajá vai estar filmando algo na Região Metropolitana do Recife, lá em São Lourenço da Mata…