Vídeos motivacionais viraram um complemento de praxe nos times de futebol.
Compilação de imagens da equipe, frases de efeito, emoção.
Um reforço psicológico importante às equipes antes de a bola rolar.
Da Seleção Brasileira ao Íbis.
Abaixo, um vídeo produzido pela comissão técnica do Pássaro Preto. Começa com reportagens sobre a fama histórica do clube, conhecido como O Pior Time do Mundo.
Não é de hoje que a Fifa impõe barreiras sobre ingressos destinados a estudantes, uma categoria com preços mais baixos. Na primeira Copa do Mundo realizada no Brasil, em 1950, o cenário foi complicado, mesmo panorama que se projeta para 2014.
Ao todo, 1.045.246 tíquetes foram vendidos nas 22 partidas. Deste total, apenas 5.617 para estudantes, o que corresponde ao irrisório percentual de 0,5%.
Para se ter uma ideia, a decisão entre brasileiros e uruguaios, no Maracanã, teve no borderô oficial 173.850 pagantes. Apenas 730 estudantes! Era o número padrão.
Vale lembrar que sequer havia a lei da meia-entrada na época.
Contrariando a Fifa, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei Geral da Copa dando aos estados a opção de negociar o formato de venda de ingressos para estudantes.
Pode até ter confrontado a Fifa, mas ainda não deu uma solução ao caso…
Pelo menos fica evidente que faz tempo que a entidade que comanda o futebol está pouco ligando para isso. O que importa é renda na bilheteria, sem meia entrada.
Confira o relatório oficial da Copa do Mundo de 1950 clicando aqui.
Em 1950, no único jogo no Recife, a Ilha do Retiro recebeu 8.501 torcedores, segundo o borderô oficial. Nenhum ingresso de estudante foi comercializado…
No último triênio, a Uefa distribuiu 2.691 bilhões de euros em premiações para os clubes nos torneios continentais, Liga dos Campeões, Liga Europa e Supercopa.
O portal Futebol Finance fez um levantamento com todos os clubes que alcançaram a fase de grupos, listando prêmio por prêmio a cada fase.
A Inglaterra, com dez clubes no período, recebeu 493.721.000 euros. Só o Chelsea representa 28% disso. O país com mais times foi a Itália, com onze, em 4º lugar no geral, com uma média de 29 milhões de euros por clubes – contra 49 mi dos britânicos.
Desde o anúncio do amistoso do escrete brasileiro no Arruda, a partida contra a China foi divulgada como o “primeiro jogo em Pernambuco com o Padrão Fifa”.
Ou, no mínimo, algo próximo a isso em termos de organização. Uma das novidades em relação aos jogos realizados no estado será a presença dos “stewards”.
São profissionais que atuam na segurança interna dos estádios, desarmados. Na Copa do Mundo de 2014, as polícias civil e militar farão a fiscalização fora das doze arenas.
Dentro, cerca de 50 mil stewards terão que dar conta da demanda nos 64 jogos do Mundial, com o devido acompanhamento da polícia federal na capacitação.
O investimento para regular e controlar esse serviço será de R$ 9,8 milhões.
Pois bem. No Arruda, em 10 de setembro de 2012, os stewards entrarão em ação pela primeira vez em Pernambuco. Será a terceira experiência deste tipo no país.
Eles irão trabalhar ao lado dos policiais militares. Descrição da Fifa:
“Os stewards agem como organizadores dentro dos estádios, fazendo com que o local seja um ambiente familiar, onde o torcedor passa a ser tratado como um cliente.”
Nada de cassetetes, spray de pimenta, truculência…
Um trabalho que contará, claro, com o bom comportamento do público. A Arena Pernambuco, pós-Mundial, deverá contar com este tipo de segurança.
Tradução literal para a palavra inglesa “steward”: mordomo.