Três vitórias em quatro jogos. Recuperação. Era o que se esperava na Ilha do Retiro.
O confronto desta quarta-feira poderia marcar de vez a curva ascendente do Sport no returno. Por sinal, o tradicional adversário era o melhor time desta segunda metade da Série A, invicto há cinco rodadas. Um “confronto direto”.
Com William Rocha vetado pelo departamento médico, Waldemar Lemos deu uma nova chance para o jovem Renê no lado esquerdo. Era a maior surpresa na noite.
Pois com apenas cinco minutos de jogo o lateral-esquerdo aliviou o peso da responsabilidade. Recebeu de Felipe Azevedo e cruzou rápido, certeiro. Hugo se antecipou à zaga e cabeceou para as redes. Logo depois, novamente com bola área, mas pela direita, Rithely por pouco não ampliou. Uma blitz que assustou o Bahia.
Surpreendentemente, o ritmo continuou a favor do Leão, com várias chances criadas na primeira etapa. Foram dez, algumas claríssimas, contra apenas uma dos baianos.
Vez por outra a zaga leonina se apresentava de forma desatenta. Mas o jogo era mesmo do outro lado, com a bola sempre se aproximando da meta de Marcelo Lomba.
Obviamente, futebol são 90 minutos, mas os primeiros 45 do Sport nesta quarta foram os melhores do time nesta Série A. Dito e feito. O Tricolor de Aço voltou melhor na etapa complementar. Adiantou a marcação e foi superior em boa parte do jogo.
Tanto que o técnico rubro-negro acionou o esquecido meia Felipe Menezes aos 25 minutos. No lugar de Hugo, muito bem, mas cansado, ele teria o papel de prender mais a bola no meio-campo. Não foi bem. O time todo aparentava desgaste.
Sem Rithely, substituído após sentir dores na coxa, havia acabado os contra-golpes. Ao Bahia, oportunidades. Uma delas num chutaço de Elias, acertando o travessão. O jogo fácil e envolvente do primeiro tempo cedia lugar à valentia, sem padrão tático.
Aos 38, enfim, o Bahia chegou ao empate, num chute cruzado de Hélder.
Durante quase toda a partida o Sport ficou a dois pontos de deixar a zona de degola. O frustrante empate em 1 x 1 deixou o Leão a quatro. Antes da rodada, eram três.
As chances apareceram para os pernambucanos, que não aproveitaram. Futebol…