Cobrindo 36.972 assentos da Arena Pernambuco

Montagem do primeiro módulo da cobertura metálica da Arena Pernambuco, em outubro de 2012. Crédito: Odebrecht/divulgação

Foi içado o primeiro dos 22 módulos da cobetura metálica da Arena Pernambuco.

A estrutura foi importada da Espanha, inspirada no estádio Anoeta, do Real Sociedad, como havia sido adiantado pelo blog (veja aqui).

No projeto inicial, seriam 58 módulos, com a montagem das vigas no alto. A mudança foi uma das principais entre os treze pontos do processo de aceleração.

Assim, foi determinada uma pré-montagem no chão. Nota-se, inclusive, que outros módulos já estão prontos, no entorno do estádio em São Lourenço.

Ele serão içados por um guindaste com capacidade de erguer até 400 toneladas. No alto, serão conectados aos pilares metálicos de sustentação. A arena terá 68 pilares

Dos 46.214 lugares do estádio, 80% serão cobertos. Com exatidão: 36.972.

Confira a série Diário de uma Arena, sobre a evolução do estádio, clicando aqui.

Montagem do primeiro módulo da cobertura metálica da Arena Pernambuco, em outubro de 2012. Crédito: Odebrecht/divulgação

27 Replies to “Cobrindo 36.972 assentos da Arena Pernambuco”

  1. Ricardo, PE não é um estado pobre. Pobre é a maioria de sua população. Pernambuco é o 8° estado em termos de economia mas o 23° em termos de IDH. 

  2. É INCRÍVEL PORQUE SOMOS UM ESTSDO POBRE NÃO PODEMOS EVOLUIR? É BRINCADEIRA, VCS JÁ PENSARAM QUANTOS EMPREGOSD ESTÃO E SERÃO GERADOS CON ESSAS OBRAS? GENTE NÓS PRECISAMOS PENSAR GRANDE, QUE RECALQUE DESGRAÇADO.SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS CONSCIENTES E NÃO FANÁTICAS.

  3. Eduardo Silvestre, pela asneira que escreve, deve ser um daqueles frustrados com o fim da escravidão, ruminantes das mordomias espúrias aniquiladas pela democracia, que cheiram a enxofre e têm medo da luz. Infeliz criatura!

  4. É.. O Sport vai ser o único a jogar em estádio privado..
    O time sopa de letrinhas já joga em estádio público.. agora vai ser o Náufrago..
    Maior torcida do Norte-Nordeste, sábado vamos lotar a Ilha.. (palco de 2 conquistas nacionais – brasileiro 87 e copa do brasil 08)..
    PST

  5. Poxa… Até que enfim, opiniões…
               As vezes me sinto como dizia o Renato Russo: “Quero me encontrar, mas não sei onde estou. Vem comigo procurar algum lugar mais calmo, longe dessa confusão e dessa gente que não se respeita; tenho quase certeza que eu não sou daqui”.

  6. Francis, do jeito que a coisa está sendo feita,acho que não. A população Pernambucana em geral não é bem qualificada. Que tipo que emprego o povo local vai conseguir, com o nível sofrível de educação pública que é oferecida por aqui ?
    O salário de professor do estado é um dos mais baixos do país. E queiram ou não, num país capitalista a atividade precisa remunerar bem para atrair os melhores. Pegue os melhores alunos do ensino fundamental e médio , hoje. Pergunte quem quer ser professor. Te garanto que uma minoria. Sendo assim, o ciclo vicioso é mantido. E enquanto isso não mudar, PE será um estado rico com povo pobre.
    Por isso não gosto de salvadores da pátria, como o tal do Dudu Campos. Só mais um populista.

  7.  Senhores,

         Enfim uma arguição de boa qualidade. Retórica a parte vejamos. Criticar a construção do estádio porque existe pobreza no país não se sustenta por si só.
    Problemas sociais existem por toda parte: China, E.U.A, Coréia do Sul, Cuba…Brasil.
    Dito isto, não deveríamos ter Olimpíadas, Copas do Mundo e demais eventos de grande tomba em canto algum desse mundo?
         Por um outro lado, não cabe nem a população nem aos governantes esquecer qual deve ser a nossa prioridade, uma sociedade mais justa e com direito de igualdade, liberdade de expressão para todos. Administrar colocando estes como prioridade, sem esquecer da meritocracia deve ser a meta. Cabendo então aqui sim o questionamento sobre a obra, mas não se ela é necessária ou não e sim que benefícios de médio e longo prazo eles nos trarão.
          Os investimento satélites trarão os benefícios para a população local? O investimento pode descentralizar o crescimento demográfico descoordenado do grande Recife?  Novos investimentos podem ser atraídos para região? O Brasil como um todo pode angariar uma imagem institucional superior junto a comunidade internacional, que trará mais benefícios para nossa população? Pode ser que sim, sendo até provável QUE SIM. Como  seres políticos, vamos vigiar, exigir e lutar que sim. Essa é a nossa luta!
     

  8. Caro Marcio Tibúrcio, não nego a necessidade de investimentos em outras áreas. O problema é que se o povo pernambucano não for educado de forma decente, vai continuar assistindo as pessoas de fora do estado pegando os melhores cargos. Não adianta tamanho volume de investimento no estado se o IDH continua sofrível. E IDH só se muda com educação de qualidade. É inadmissível que ainda haja pernambucano sem condições de tomar banho diário, que exista pernambucano que não  tenha noções básicas de higiene pessoal. E garanto, há muita gente assim. Por isso Pernambuco lidera estatísticas de filariose, hanseníase, tuberculose e diarreias agudas!!! 

  9. Será que vao conseguir enganar os observadores da FIFA, com esse guindaste segurando um pedaço de cobertura?. Onde está a estrutura metálica para segurar esse pedaço de cobertura?. Se alguem escrever dizendo que esta na casa da minha mãe. te asseguro que não esta. .

  10. O jogo inaugural deveria ser entre o Bicampeão Pernambucano (SANTA CRUZ) contra um combinado formado por jogadores do Sport e Náutico. Estádio lotado e as 3 torcidas irmanadas.

  11. Senhores, Paulo e EASN, ambos têm razão em escrever as suas opniões, é assim que se forma uma demogracia. É muito importante investir em saúde, educação, segurança e etc. Mas também precisamos de investimentos em outras áreas. O que é preciso realmente, são estas abordagens e nós como “cidadões politizados” fiscalizar e saber votar. O maior problema nosso, digo não só de Pernambuco, mais como, principalmente todo o Nordeste, é a questão do voto de cabresto que ainda existe e muito. A máquina de quem está no poder passa por cima de tudo e de todos. Neste momento o que o governador mandar todos, eu disse todos, balançam as cabeças com se fossem laragatixas, afirmando o que elle achar importante. Não sabemos até quando seremos massa de manobra dessa politicagem. Muita coisa importante para população deveria ficar ai para todos, mas também sabemos os rios de dinheiro sujo que correm por trás de tudo isso também é verdade. Repito, cabe a nós fiscalizar sempre, apenas olhando o futuro dos nossos jovens que estão por ai entregues a toda sorte. Cordialmente, Mário Tiburcio.

  12. Não vai dar tempo de terminar a tempo para a copa das confederações, estive lá ontem e falta muita coisa e ainda corrigir muitas outras.

  13. O problema é que os governantes costumam fazer bonito para o povo de fora e não de dentro em certos locais do país ou em certos cargos. Nosso transporte público é ruim, alguns corredores passaram várias vezes por melhorias mantendo o mesmo conceito arcaico, mas agora porque o país vai receber grandes eventos, farão coisa boas com a conversa fiada que será um legado.
    Quem sustena a nossa economia somos nós e não os estrangeiros, então nós é que merecemos coisas boas que se realmente forem boas atenderão bem os estrangeiros e não o contrário.
    No exterior, é o cidadão que recebe coisas boas e nós que convivemos com ruins passamos a ser bem atendidos.
    Enfim, é similar a vermos prédios antigos se acabando por dentro, mas com a frente pintada para fazer bonito para quem ali está visitando. Se não tratarmos de colocar pessoas que realmente façam o melhor para nós, viveremos de situações extremas: zona sul e litoral sul ostentando o crescimento e em bairros mais afastados a pobleza imperando.
    Quando os turistas chegarem, vão tirar os mendigos e a enorme sujeira na área central da cidade para fazer bonito? Se há solução temporária, por que não fazem definitiva?

  14. Concordo com Paulo tem que se investir em áreas onde são geradas receitas como turismo, propaganda etc, para buscar uma porcentagem bem superior a investida para aplicar em areas como saude educação, etc, uma nação tem que se mostrar pra o mundo pra buscar investimentos de outros paises.

  15. Concordo plenamento com o Paulo.
    Esses investimentos são muito importantes para trazer outros investimentos maiores.
    Com isso gerando mais impostos para o governo investir em diversas áreas.
     
     

  16. É verdade que ainda temos muita gente banguela, sarnenta e cheia de lombriga no “buxo”, principalente se for torcedor da cobra morta, que é o perfil exato dele, mais devo acrescentar que no perfil alem de banguelo e sarnento, ele é em regra geral, careca, com o cofrinho cabeludo aparecendo, tomador de aguardente e a patroa do tal é gorda, malfeita e dada aos amigos.kkkkkkkkkkkkkk
     

  17. paulo, é essa mentalidade que não valoriza saúde e principalmente educação que nos mantém no terceiro mundo. Que adianta a  soma de dinheiro que está entrando no estado se a população padece de sarna e lombriga, doenças de locais medíocres????

  18. Meu amigo:vc é ignorante..
    Essas verbas so aparecem graças a Grandes eventos..ai as empresas se interessam em comercializar sua propaganda..Se fose com uma mentalidade como a sua ,o destino do nordeste seria de pescadores nas jangadas vendendo sirirs,pq peixe bom nao tem na costa brasileira..
    Sua mediocridade é galopante!! 

  19. Tomara que fique pronto logo. Assim, quando o povo adoecer, pode procurar o estádio para se tratar. Ou mandar o filho estudar por lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*