O fator Portuguesa nos percentuais das pesquisas nacionais de torcida

Série A 2012: Portuguesa 0x0 Ponte Preta. Foto: Dorival Rosa/Portuguesa

Os institutos de pesquisa constroem a credibilidade ao longo dos anos, através de acertos nos dados equiparados aos reais, posteriormente levantados de forma integral. Antes, a conversa estatística é sempre a mesma, com dados flutuantes com pontos percentuais para mais e para menos, dentro da margem de erro. De praxe.

No futebol, as principais pesquisas, e mais polêmicas, projetam o tamanho das torcidas. A nível local, a discussão já é enorme, histórica. Imagine então no cenário nacional! Em 2009, o Instituto Maurício de Nassau ouviu 3.363 pessoas em Pernambuco. Houve contestação. Pois em 2012 o Datafolha ouviu 2.588 em 160 cidades espalhadas no país.

O resultado final do instituto paulista promoveu uma série de debates.

No topo, o inédito empate técnico. Abaixo, as últimas três pesquisas Datafolha.

2009 – Flamengo 19% x 13% Corinthians
2010 – Flamengo 17% x 14% Corinthians
2012 – Flamengo 16% x 16% Corinthians

É possível concluir que 3% da torcida nacional virou a casaca do Flamengo para o Corinthians ou simplesmente 3% dos flamenguistas desapareceram do mapa, sem explicação, ou ainda que outros 3% de corintianos nasceram num crescimento muito acima da média histórica. Até então imbatível, o Fla protesta.

Ainda no ranking principal, a polêmica atinge Pernambuco de forma direta.

Os números publicados pelo Datafolha se estendem até o 15º lugar, ocupado pela Portuguesa. Nenhum representante do futebol pernambucano se faz presente.

Ou seja, a Portuguesa, com 0,51% da torcida nacional, está não só à frente de Sport, Santa Cruz e Náutico, como de outros times populares, como Coritiba, Atlético-PR, Goiás, Remo, Paysandu, Ceará, Fortaleza… Um tanto surpreendente.

O dado corresponde a 989.129 pessoas na atualização do censo do IBGE, em 2012.

Vamos a um exercício de possibilidades, uma vez que as projeções dos clubes pernambucanos ainda não foram divulgadas. Estão inseridos no dado de “4,88%”, que corresponde a todos os times do país a partir do 16º lugar no ranking de torcidas.

Supondo que os três pernambucanos tivessem “um” torcedor a menos que a Lusa e que as três massas fossem iguais e morassem em Pernambuco, o número seria de 2.967.384. A população atual de Pernambuco é de 8.931.028 habitantes. Ou seja, as três torcidas locais teriam, segundo o Datafolha, no máximo 33,22% do estado.

De acordo com o supracitado instituto Maurício de Nassau, percentual é bem maior, de 50,1%. E não considera, conforme dito no exercício, os torcedores em outros estados. O número corrigido, hoje, elevaria a torcida do Trio de Ferro para 4.474.445 pessoas. Considerando as últimas quatro pesquisas realizadas no estado, por quatro institutos diferentes, o percentual mínimo das três torcidas agregadas, com a margem de erro para menos, seria de 35,8%, ainda assim, à frente do máximo via Datafolha (veja aqui).

Em tempo: o Datafolha ouviu neste ano apenas 727 pessoas em todo o Nordeste.

Vale destacar que até a recém-lançada pesquisa Sport e Santa não haviam ficado, em dez anos, com menos de 0,6% em âmbito nacional. Agora, estariam abaixo de 0,51%?! Neste mesmo 2012, a pesquisa da Pluri Consultoria, com 10.545 entrevistas, apontou Sport 1,1%, Santa 0,7%, Náutico 0,4% e Portuguesa 0,1%… Haja diferença.

Mas voltemos ao Datafolha, que em 2010, com 2.600 pessoas, indicou o Sport com 1,33 milhão de torcedores, contra 880 mil da Lusa. Em dois anos, mais cem mil lusitianos, dentro do mesmo instituto? Na Ilha, mais de 340 mil pessoas deixaram de torcer?

Acredite, tem mais. Há dois anos eram 600 mil alvirrubros e 520 mil tricolores. Sim, o Santa Cruz teria a menor torcida da cidade (veja aqui).

Também há dois anos, o Ibope ouviu 7.109 pessoas no país, quase três vezes mais, reduzindo a margem de erro. Na ocasião, a soma de rubro-negros, tricolores e alvirrubros chegava a 2,8% da população nacional, ou 5.430.512. O mesmo Ibope, em parceria com o diário esportivo Lance!, promete uma nova pesquisa com mais entrevistados em 2013, no embalo da polêmica provocada pelo concorrente.

A polêmica nunca vai deixar de existir. Discutir quem tem a maior torcida faz parte.

Porém, o fato precisa ser pelo menos plausível. Não há qualquer indício que aponte o time do Canindé com essa massa superior a tantos times tradicionais. Apresentar a Portuguesa com uma torcida maior fere de morte qualquer estatística.

A culpa, no entanto, não é do Datafolha. A “culpa” sobre a polêmica é do IBGE, que se nega a acrescentar uma simples perguntinha no censo…

Série A 2012: Portuguesa 0x1 Bahia. Foto: Dorival Rosa/Portuguesa

34 thoughts on “O fator Portuguesa nos percentuais das pesquisas nacionais de torcida

  1. A PORTUGUESA DEVE SER O 2° TIME DE QUASE TODOS NA CIDADE DE SÃO PAULO. A CIDADE DE SÃO PAULO PARECE QUE TEM ENTRE 300 MIL E 600 MIL PORTUGUESES, SE CONSIDERARMOS OS DESCENDENTES, NÃO ESTRANHARIA QUE NO NIVEL NACIONAL A LUSA TENHA DE 500 MIL A 1 MILHÃO DE TORCEDORES. APESAR DA PROPAGANDA PAUISTA QUE NOS SOMOS FILHOS DA ITALIA, OS PORTUGUESES FORAM O MAIOR GRUPO DE IMIGRANTES DE 1850 ATÉ OS DIAS DE HOJE. SOU TORCEDOR DO VASCO DA GAMA E POR ISTO TAMBÉM TORCO PELA PORTUGUESA. SE NÃO ESTIVER JOGANDO O CLUBE DO REMO DO PARÁ (MEU TIME LOCAL) SOU VASCO DA GAMA MAS SE DER UMA FINAL PORTUGUESA E VASCO TORÇO PELA LUSA POIS É CONHECIDA POR SER O TIME DA PRIMEIRA DIVISÃO AIS ROUBADO EM SÃO PAULO E TALVEZ ATE NO BRASIL E NÃO GOSTO DE INJUSTIÇA. VIVA A LUSA CELEIRO DE CRAQUES (ENEAS, DENER,. VICE-BRASILEIRO, CAMPEAO DA SERIE B, CAMPEAO SUB-20, ETC.ETC)

  2. O que acontece com a Portuguesa é que boa parte da torcida deles é mista. Torcedor da lusa mesmo que só torce pela lusa frequenta o Canindé uma vez ou outra não passa de 200 mil. Mas tem muita gente que é de familia portuguesa e mantém como segundo time torce por eles e outro time de SP. Quando a Lusa esta bem (como agora na serie A do Brasileirão) eles dizem ser Lusa e ai chega a 1 milhão fácil quando estão mal declaram que são torcedores de outro time de SP (os grandes). Mesma coisa o Flamengo todo mundo sabe que a grande torcida deles no nordeste é pouco fanatica e mista, hora eles se declaram flamenguistas hora times locais. A grande maioria dos torcedores flamenguistas quando chegam em São Paulo passam a torcer por um time daqui.

  3. LEONARDO-PE, COMO SE A JOVEM FOSSE A SANTINHA DE PERNAMBUCO NÉ ?? TU É UM IGNORANTE QUE SE ACHA DEMAIS, NEM FALEI DE TU. FICA NA TUA E NÃO SE METE.

  4. Esta pesquisa é igual a da Itália que elegeu Maradona o melhor da história, acredita em papai noel quem quiser, eu só morro de ri. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. o q tem de IDIOTA travestido de”torcedor”do Náutico e Sport é um negócio impressionante.alem de um bairrismo imbecil,uma ignorancia q assusta!esses caras da Fanautico(Rafael T.J.F)é um!

  6. Uma hora uma pesquisa diz uma coisa…
    Outra hora vem outra pesquisa e contraria a anterior…
    Só prova que são tudo furadas…
    Agora contra fatos não existem argumentos.
    E o fato é que o Santa é um dos times que mais leva torcida pro estádio.

  7. esses torcedores da lusa estão é doido vcs não chegam nem ao dedo mindinho do pé, no torcidometro, a gente ta na frente, na média de torcida tbm, então nem se compara e mais uma prova ai que a torcida é superior pra torcida da lusa. link abaixo:

     http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GbR73Xv5ixg

  8. Como qlq pesquisa, essa é mais uma um tanto polêmica.
    Para a estatística ter próximo de 100% de confiabilidade só respondendo no Censo mesmo.
    Mas o objetivo do Censo ñ é este e por isso o IBGE ñ colocará mais esta pergunta.
    Na minha opnião torcedor de verdade é aquele q vai a campo, é sócio, compra produto do clube, ou participa de alguma maneira da vida do clube. É claro q os simpatizantes contam muito, pois é essa massa q dirá as regras de televisionamento e consequentemente os contratos de patrocínio.
    Entrando no mérito da Portuguesa. A pesquisa só mostrou este dado pq como realmente deve ser feito a maioria das pessoas entrevistadas estão em São Paulo. Provavelmente houve muitas pessoas entrevistadas no bairro da Vl. Guilherme, onde tem muitos portugueses e consequentemente torcem p/ a Portuguesa. Por São Paulo ter grande peso na população tbm vejo q o Corinthians aparece tecnicamente empatado com o Flamengo pelo fato da maioria dos entrevistados serem de São Paulo.
    É claro q há uma grande mobilização no aumento de simpatizantes e torcedores do Corinthians a nível nacional desde 2008, mas ainda acho q ñ chega a empatar com Flamengo.
    Voltando à Portuguesa, moro em São Paulo há 10 anos e no máximo o número de torcedores da Lusa ñ passa de 150 mil (estourando). Na grande SP q possui 19 milhões de habitantes, entre os q torcem p/ algum clube,  42% é Corinthians, 23% é São Paulo, 17% é Palmeiras, 10% Santos e os outros 8% torcem p/ clubes de outros estados assim como eu q torço p/ o Santa Cruz. Lembrando q muitas pessoas q aqui vivem vem de outros estados e ainda mantém a paixão pelo seu clube de origem. 
    Comparando-se q a Lusa tenha no máximo 150 mil na cidade de São Paulo e no máximo 200 mil no estado de SP, este número ñ chegaria nem perto da torcida do Nautico em PE, quanto mais ser maior q a torcida do Bahia, Vitória, Sport, Santa, Ceará e Fortaleza. No Nordeste talvez a nível de comparação seja igual à do ABC e América/RN. O problema da torcida no Nordeste é q há muito mistos o q torna este tipo de pesquisa ainda mais difícil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>