A estiagem nos gramados do interior pernambucano

Estádios Cornélio de Barros (Salgueiro) e Joaquim de Brito (Pesqueira) em janeiro de 2013. Fotos: Lucas Fitipaldi/DP/D.A Press

Uma duradoura estiagem vem castigando o interior do Nordeste.

Reservatórios em níveis cada vez mais baixos. Calcula-se que 80% dos açudes e barragens estejam secos. Caminhões-pipa circulam nas precárias estradas sem parar.

Mais de um milhão de pessoas afetadas pela seca somente em Pernambuco.

Aos cidadãos, àqueles com menor poder aquisitivo, até as cisternas vêm esvaziando. É um problema de alcance nacional, ainda que a busca por soluções não seja tão efusiva.

Indiretamente, mas numa importância infinitamente menor, como já dizia Nelson Rodrigues, o futebol também acabou prejudicado.

Aliado ao planejamento escasso, parte dos gramados do interior estão bem surrados.

Uma exceção é o Cornélio de Barros, a 518 quilômetros da capital. Inaugurado há um ano, o estádio em Salgueiro conta com reservatórios que garantem o gramado verdinho.

Apesar da distância mais curta em relação ao Recife, de 215 quilômetros, Pesqueira apresenta um estado crítico. O estádio Joaquim de Brito não tem condições de jogo.

Sem uma barragem próxima, sistema de abastecimento regular ou dinheiro suficiente para caminhões-pipa, o campo do município é praticamente inexistente.

“Das coisas sem importância, o futebol é a mais importante.” 

Obviamente, a famosa frase de Nelson Rodrigues se aplica a este contexto. Portanto, futebol à parte, voltemos ao problema principal, com a falta d’água geral.

Principal projeto para mudar o antigo cenário, a transposição do Rio São Francisco segue lenta e cada vez mais cara. Quase o dobro, batendo em R$ 8,2 bilhões. Fora o prazo de conclusão até 2015. O problema está longe de ser resolvido…

11 Replies to “A estiagem nos gramados do interior pernambucano”

  1. A QUESTÃO É QUERER FAZER, POIS NO AGRESTE E SERTÃO TEM MUITA ÁGUA EM BAIXO DA TERRA(É SÓ VER AS FAZENDAS IRRIGADAS DO SÃO FRANCISCO).A SOLUÇÃO DO PROBLEMA É SIMPLES E NÃO É TÃO CARA, BASTA FURAR POÇOS QUE ÁGUA NO SUBSOLO DO AGRESTE E SERTÃO TEM DEMAIS.

  2. Cadê o “gestor” Dudu, que em suas propagandas vende PE como um oásis de prosperidade nas Américas ? Pensei que ele tinha resolvido esse negócio de seca!

  3. Cadê Dilma? Só conhece seca pela TV e as obras da transposição seguem andando a passos de cágado.

  4. Nossa amiga Aline Moura (aí do DP), visitou as obras da Transposição. Deus queira que o quanto antes fique pronta e seja de fato uma solução definitiva para a falta de água nessas áreas tão críticas. E como tudo depende de vontade politica. Ao menos o Ministro da Integração, o Tricolor Coral ilustre FBC vem intensificando as Ações e as verbas para o problema histórico da seca. E quem sofre é os gramados da vida assim como os habitantes das cidades, assim como nossos jogadores…

  5. Cássio, o Salgueiro venceu os dois amistosos contra o Serra Talhada. Esse último foi realizado no Cornélio De Barros, o Salgueiro venceu por 4×0.

  6. O gramado do salgueirão tá novinho
    o time vai brigar por tudo esse ano… não perdemos em casa desde a inauguração do estadio 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*