O G4 do Nordeste

Copa do Nordeste. Crédito: CBF/divulgação

Desafio simples.

Aponte os quatro maiores clubes de futebol do Nordeste. O contexto é geral.

A situação atual na casta do futebol nacional, os títulos, desempenho em grandes competições, o tamanho da torcida, a presença nos estádios, infraestrutura, ídolos etc.

Com um século de história não parece ser tão fácil analisar cada agremiação.

Ainda mais em uma região com times formados por torcidas numerosas, apaixonadas. Sobretudo com a rivalidade entre baianos, cearenses e pernambucanos.

O post foi idealizado a partir da declaração de uma repórter cearense, apontando Fortaleza, Sport, Ceará e Bahia como os “quatro maiores clubes do Nordeste”. Confira no vídeo abaixo a partir do tempo 50 segundos. Isso acabou levantando uma discussão na editoria de esportes do Diario de Pernambuco, a ponto repassá-la ao internauta.

Essa avaliação seria uma extensão da opinião do público cearense? Encontraria resistência entre torcedores do Recife e Salvador? Vamos ao post.

Curiosamente, a publicação com mais comentários na história do blog mal se refere ao futebol, mas sobre o fato de a Fifa ter chamado o Recife de “Capital do Nordeste”. Desde 2009, quando foi postado, já são quase 5.500 comentários (veja aqui).

Sobre os pontos positivos de cada clube levantados pelo blog, algumas observações:

1) No tamanho das torcidas o dado aplicado foi o do último grande estudo nacional, realizado em 2012 pela Pluri Consultoria.

2) Em relação à quantidade de participações na Série A, foi levada em consideração o sistema de acesso e descenso, implantado em 1988. Entre parênteses a soma de Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Campeonato Brasileiro de 1959 a 2013.

Bahia – 2 títulos nacionais em 4 finais de elite (5 semifinais), 2.4 milhões de torcedores, 3 participações na Taça Libertadores, 2 títulos regionais, 3 anos com a maior média de público do Brasileirão e 17 presenças na Série A pós-1988 (44 no geral).

Vitória – 2 finais nacionais de elite (4 semifinais), 4 títulos regionais, 2 milhões de torcedores, estádio com 35 mil lugares e 20 presenças na Série A pós-88 (35 no geral).

Náutico – 1 final nacional de elite (6 semifinais), 1 participação na Libertadores, 800 mil torcedores, estádio com 20 mil lugares e 11 presenças na Série A pós-88 (33 no geral).

Santa Cruz – 2 semifinais nacionais de elite, maior estádio particular da região (60 mil lugares) e único a receber a Seleção, 1.4 milhão de torcedores, 1 ano com a maior média geral de público no Brasileiro e 5 presenças na Série A pós-1988 (23 no geral).

Sport – 2 títulos em 4 finais nacionais (7 semis), 3 regionais, 2.2 milhões de torcedores, estádio com 34 mil lugares, 2 participações na Libertadores, 1 ano com a maior média de público do Brasileiro e 17 presenças na Série A pós-88 (34 no geral). Não jogou Série C.

Ceará – 1 final nacional de elite (4 semifinais), 1 título regional, 1 milhão de torcedores e 3 presenças na Série A pós-1988 (21 no geral). Nunca jogou a Série C.

Fortaleza – 2 finais nacionais de elite (2 semifinais), 1 título regional, 900 mil torcedores e 4 presenças na Série A pós-1988 (20 no geral).

Existem outros vários critérios relevantes, como valor das marcas, número de sócios, jogadores cedidos à Seleção Brasileira etc. Portanto, cabe ao torcedor o debate.

Na sua opinião, então, quais seriam os quatro maiores clubes nordestinos?

129 Replies to “O G4 do Nordeste”

  1. Cássio, quando vc pegar um instituto de pesquisa não pegue esses vagabundos não, pegue o IBOPE. O IBOPE coloca o Sport na frente de fluminense e botafogo entre as maiores torcidas do Brasil. Somos disparados o maior do Nordeste.
    Sport Club do Recife, o  melhor.

  2. JÁ É MAIS DO QUE CLARO QUE TEM 2 TIMES DE PE, QUE FAZEM PARTE DOS MAIORES DO NORDESTE, JUNTAMENTE COM 2 DA BAHIA.

    BAHIA: 2 TITULOS NACIONAIS, 5 SEMI-FINAIS, 3 PARTICIPAÇÃO NA LIBERTADORES, 2 REGIONAIS E 44  PARTICIPAÇÕES SÉRIE A

    SPORT: 2 NACIONAIS,7 SEMI-FINAIS, 2 PARTICIPAÇÕES LIBERTADORES, 34 PARTICIPAÇÕES SÉRIE A E 3 REGIONAIS

    NÁUTICO: 1 FINAL NACIONAL, 6 SEMI-FINAIS, 1 PARTICIPAÇÃO LIBERTADORES E 33 PARTICIPAÇÕES NA SÉRIE A

    VITÓRIA : 2 FINAIS NACIONAIS,4 SEMI-FINAIS, 4 REGIONAIS, 35 PARTICIPAÇÕES NA SÉRIE A.

    BAHIA EM PRIMEIRO POR TER PARTICIPADO DE 3 LIBERTADORES, NÁUTICO EM TERCEIRO POR TER PARTICIPADO DE 1 LIBERTADORES O VITÓRIA NUNCA PARTICIPOU.  
     

  3. O maior sem sombra de dúvidas é o Bahia. Historicamente e atualmente é o melhor.

    O Bahia tem dois títulos da série A do brasileiro, tem estádio, grande torcida e presença de público, títulos regionais.

    Numa escala de 1000 pontos onde 1000 vai p/ o primeiro, as posições seriam estas pensando historicamente desde a década de 50.

    1º Bahia – 1000

    2º Sport – 850

    3º Vitória – 820

    4º Nautico – 740

    5º Fortaleza – 690

    6º Santa Cruz – 650

    7º Ceará – 640 

    8º ABC – 530

    9º América RN – 520

    10º CRB e CSA – 490   

    O Náutico tem suas glórias na década de 60, o Santa na de 70 e o Bahia na de 80.

    Sport, Vitória a partir de 90 e o restante teve participações medianas no decorrer dos anos.
    O Santa cai bastante nos tempos atuais.                          

  4. O fluminense disputou a  serie c e eh um grandes do Brasil. O que Vale são títulos e que mais tem eh o Bahia aqui no nordeste

  5. Sport e Bahia, Vitória e Náutico. Não tem discussão, é algo evidente.

    Ceará, Fortaleza e Santa Cruz vêm em seguida, mas num patamar significativamente abaixo. 

     

  6. Cassio, faltou colocar o fita azul do çanta!!!
    çata crui o único do NE que possui  fita azul!!!! tem que respeitar!
    kkkkkkkkkkkk

    o America RN tá na frente do çanta com ceteza, tem um titulo regional e a minhoca do canal só tem conversa mole…
    kkkk 

  7. 1) Bahia e Sport, empate tecnico: Finais, titulos, participacoes, etc
    3) Vitoria  – finais e titulos
    4) Nautico – final, liberta e serieA

    meio afastado
    5) Ceara – final, regional, jogou sula

    6) fortaleza – finais e regionais
    7) Santa

    Obs: O santa nao tem finais, nem titulos…so presenca de publico e estadio grande. E alguma presenca na A no passado

  8. É, o Sport poderia ter disputado as semifinais de 1982, 1998 e 2000, não disputadas por motivos sobrenaturais.

  9. Sylvo,

    Você tem razão. Chequei todos os anos aqui. No caso do Sport, estava faltando a Taça Brasil de 1962.

    Aos demais,

    Quanto à Série C do Fortaleza, já ajeitei. Havia trocado a informação. O time alencarino que nunca jogou a Série C foi o Ceará.

  10. O Sport tem 7 semifinais nacionais, 1 da Taça Brasil, 1 do Brasileiro, 4 da Copa do Brasil e mais uma da Copa do Campeões

  11. Bahia e Sport brigam pelo 1o lugar, acho que o Bahia vence, bi-campeão brasileiro e mais vezes na elite, Náutico e Vitória em seguida, muitas participações na elite, se comparar com Ceará, Fortaleza e Santa Cruz, sem falar que Náutico e Vitória já disputaram competições internacionais… Bahia, Sport, Vitória e Náutico são os melhores no ranking da CBF, também

  12. TITULOS NACIONAIS TODOS DO TEMPO EM QUE SE AMARRAVA CACHORRO COM LINGUIÇA, ELITE ? AQUI NO NORDESTE N~~AO TEM NENHUM DA ELITE, E ANTES QUE ALGUM TORCEDOR DO TIME DA ROSA CHOQUE E SILVA VENHA FALAR, VCS ESTÃO NA SERIE A, MAS, NUNCA FORAM DA ELITE NACIONAL

  13. A disputa entre Sport e Bahia é bem acirrada, pesa pro Bahia ter disputado libertadores 3 Copas Libertadores, e ainda mais, o confronto direto com o Sport, que já perdeu em diversas oportunidades de conquistar títulos empacando no Bahia, em 59, 88, e na Copa do Nordeste de 2001. Por outro lado, o Sport é bastante superior nas campanhas na Copa do Brasil e tem mais títulos estaduais proporcionalmente.

    Acredito que Náutico e Vitória estão num grupo abaixo, com vantagem para o Timba dos 1960 pra trás e do Vitória dos anos 70 pra cá, atualmente estão num nível parecido. O Ceará e Fortaleza ainda estão um pouco atrás. O Santa Cruz já está há muito tempo no patamar do América/RN, ABC, Campinense e Treze.

  14. só sei que o Sport é o maior do NE, o jahia é concorrente equiparado e o resto é resto…
    tem que fzr muito p chegar perto!
     

  15. Os três grandes do Nordeste são indiscutivelmente Sport, Bahia e Vitória.

    Com os médios, é mais difícil fazer um ranking.

    Acredito que o Náutico seja o maior deles, pela final e as semifinais nacionais que tem no currículo.

    Daí para baixo, a briga é boa!

     

  16. É só olhar títulos e finais nacionais e participações em Série A. Fácil, fácil: Bahia, Vitória, Sport e Náutico.

  17. Fortaleza nunca jogou a Série C? No Nordeste, apenas Sport e Ceará não jogaram a Série C e D.

  18. Cassio,

    O Ceará foi o clube nordestino ao lado do Sport que nunca disputou disputou a Série C.

    Sobre os 4 títulos regionais do Vitória, acho que cabe uma discussão, pois os torneios de 2003 e 2010, apesar da chancela da CBF, sabemos que não foram de grande apelo, com os pernambucanos fora da edição de 2003, e com o Sport da de 2010 e com times reservas disputando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*