Agenda Prefeitura / Sport / Arena

Comitiva do Sport visita o prefeito Geraldo Júlio. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A última atualização processo de número 0701045412 na Prefeitura do Recife data de 27 de abril de 2012. É essa a inscrição do projeto rubro-negro para a criação de uma arena num novo complexo na Ilha do Retiro. Desde então, foram feitas exigências sobre mobilidade urbana no local. Na fase atual, os leoninos buscam soluções para o projeto de R$ 750 milhões (saiba mais aqui).

Nesta quinta-feira, uma comitiva do clube liderada pelo presidente da comissão da arena, Yuri Romão, e pelo arquiteto responsável, Carlos Fernando Pontual, escutou do prefeito Geraldo Júlio a decisão pela criação de agenda periódica de encontros para acelerar a análise do projeto.

O complexo projetado pelo Sport encontra-se no Conselho de Desenvolvimento Urbano do Recife (CDU), que avalia projetos de grande relevância na capital tendo como ponto de partida terrenos de pelo menos 10 mil metros quadrados. A Ilha do Retiro tem uma área de 110 mil m².

Confira o andamento burocrático das obras de grande impacto no Recife aqui.

Seleção do blog para o Pernambucano 2013

Votação do blog para o Troféu Lance Final 2013

O Troféu Lance Final chega a sua 11ª edição consolidado como a premiação oficial para a seleção dos melhores jogadores do Campeonato Pernambucano.

Como nos anos anteriores, a votação de 2013 acontece antes dos jogos da decisão entre tricolores e rubro-negros, com profissionais da imprensa esportiva do estado de vários veículos de televisão, rádio, impresso e internet.

Na opinião do blog, as finais poderiam mudar a seleção do torneio. Porém, seguindo o regulamento da Rede Globo, eis acima a equipe votada para o prêmio. Qual é a sua para o campeonato estadual desta temporada? Comente.

Os vencedores do prêmio serão anunciados após a final da competição.

Confira a votação do blog na edição passada do Troféu Lance Final aqui.

Recompensa por denúncias de vandalismo no futebol recifense

Disque-Denúncia

A violência vem se tornando num grande entrave no futebol pernambucano. Há tempos o fato está além das arquibancadas, muitas vezes nem mesmo com uma relação direta com os jogos de futebol. Para tentar combatê-la, várias ações vêm sendo tomadas nesta temporada.

Proibição das torcidas uniformizadas nos jogos na capital pernambucana, monitoramento das redes sociais na internet e aumento no efetivo da polícia militar nos clássicos. Agora, uma medida drástica, com o apoio direto do público. Com uma recompensa via Disque-Denúncia.

No site oficial do Disque-Denúncia, criado no ano passado, o cidadão/torcedor pode enviar fotos e vídeos como provas de atos ilícitos. A campanha oferece até R$ 300 por informações que ajudem a coibir a violência dentro e fora de campo.

O Disque-Denúncia funciona 24h, a semana inteira, e atende pelos telefones 3421-9595, na região metropolitana, e (81) 3719-4545, no interior do estado.

Padrão até para o ângulo da transmissão televisiva nas arenas brasileiras

Posicionamento das câmeras nos estádios de futebol

A arena gremista foi a primeira da nova geração a ser inaugurada no país atendendo a todas as exigências do mais recente caderno de encargos da Fifa, de 420 páginas. A estrutura é dividida em campo de jogo, arquibancada e mídia.

Um bom exemplo desta mudança focando a mídia é o ângulo da câmera principal da televisão nos estádios Santiago Bernabéu, em Madri, e Grêmio Arena, em Porto Alegre. Assim como existe um padrão para assentos e tipos de gramados, também há uma regra sobre o posicionamento das câmeras.

Essa visão, bem próxima ao jogo, deve se tornar uma tendência em todas as novas arenas brasileiras, incluindo a Arena Pernambuco, diga-se. Isso muda até a forma de fazer publicidade nos estádios, pois o anunciante pode ter uma dimensão exata de como seu produto será exposto.

A base permanente dessas câmeras de tevês deve contar com no mínimo de cinco cabines para transmissões ao vivo, localizada no primeiro degrau do anel superior. Ao todo, o estádio deve ter espaço para até 32 câmeras de vídeo.

Gráficos com as exigências da Fifa: campo de jogo, arquibancada e mídia.

Ângulo das câmeras de televisão no Allianz Arena, em Munique, e Wembley, em Londres