A Secretária Extraordinária da Copa divulgou uma nova rodada de imagens aéreas da Arena Pernambuco e das obras viárias para os torneios da Fifa.
A imagem do estádio em São Lourenço da Mata, agora com 98,4% de avanço, deve ser a última antes da versão final na inauguração, prevista para os dias 20 de maio, com uma pelada de operários, e 22 de maio, com Náutico x Sporting.
O trabalho de acabamento do empreendimento, inclusive na área de circulação dos torcedores, fora do estádio, está quase completo.
No estádio, a última etapa da obra é a conclusão da moderna fachada, inspirada na Allianz Arena, de Munique. Ao todo, a estrutura tem 25 mil metros quadrados e 11 toneladas de aço. À noite, toda essa cobertura lateral poderá mudar de cor.
Um troféu definitivo para o Campeonato Pernambucano. Como na Copa do Mundo, na Copa América, na Eurocopa, na Liga dos Campeões da Uefa, na Taça Libertadores da América, no Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil…
O blog havia antecipado essa mudança da Federação Pernambucana de Futebol para o campeonato estadual desta temporada ainda em 2011 (veja aqui).
Até o ano passado, os capitães erguiam um modelo diferente a cada ano. Peças únicas, mas sem um apelo histórico junto ao torcedor.
Nesta quinta-feira foi revelada a taça oficial, agora confeccionada pelo escultor Wandenkolk Tinoco, no lugar de Hans Donner, Sérgio Vasconcelos e Sávio Araújo, os artistas plásticos responsáveis pelos troféus desde 2006.
A ideia é que o novo troféu, simbolizando o sol sertanejo e a orla do estado, passe de mão em mão nos próximos anos. Ao campeão, a posse provisória por uma temporada. Após o fim do ciclo, o clube receberá uma réplica definitiva.
Torcedor, o que você achou da ideia implantada pela FPF?
Gilberto Castro Júnior, de 32 anos, irá apitar pela primeira vez na carreira a final do Campeonato Pernambucano. O árbitro, do quadro da CBF, comandou um clássico pela primeira vez justo neste ano. Curiosamente, no Clássico das Multidões do segundo turno, o empate em 2 x 2 no Arruda.
Ele venceu o sorteio nesta quinta, na sede da Federação Pernambucana de Futebol. O segundo nome no sorteio, Sandro Meira Ricci, foi automaticamente indicado para o terceiro jogo da final, caso necessário. Confira as escalas das finais desde que o Estadual passou para o formato atual, com semifinal e final.
Árbitros da final estadual de 2010
Náutico 3 x 2 Sport – Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Sport 1 x 0 Náutico – Alicio Pena Júnior (MG)
Árbitros da final estadual de 2011
Sport 0 x 2 Santa Cruz – Cláudio Mercante (PE)
Santa Cruz 0 x 1 Sport – Sálvio Spinola Fagundes (Fifa-SP)
Árbitros da final estadual de 2012
Santa Cruz 0 x 0 Sport – Neilson Santos (PE)
Sport 2 x 3 Santa Cruz – Sandro Meira Ricci (Fifa-PE)
Árbitros da final estadual de 2013
Santa Cruz 1 x 0 Sport – Nielson Nogueira (PE)
Sport x Santa Cruz – Gilberto Castro Júnior (PE)
Em 29 de janeiro de 1937 o Náutico se tornou o primeiro clube pernambucano a disputar um amistoso internacional. No início da era profissional no estado, o Alvirrubro enfrentou o poderoso Atlanta, profissional há anos e que havia acabado de terminar o campeonato argentino em 6º lugar. O 10 x 6 para os hermanos não tirou o pioneirismo timbu, o primeiro de muitos.
O clube seria o primeiro local a excursionar no exterior, em 1950, no Suriname. Fez a primeira viagem à Europa, em 1953, a primeira participação na Taça Libertadores da América, em 1968, a primeira na Copa Sul-americana, agendada para este ano. Também será assim na Arena Pernambuco.
Enfim, foi marcado o amistoso que irá abrir oficialmente o novo estádio em São Lourenço da Mata. No dia 22 de maio, o Náutico enfrentará o Sporting de Portugal. O clube alviverde, que tem um leão como mascote, soma dezoito conquistas nacionais e uma taça europeia.
O Sporting já esteve no Recife, em 1952. Sequência dos amistosos: perdeu do Sport (2 x 1), empatou com o Náutico (2 x 2) e goleou o Santa Cruz (4 x 1).
O contrato para o amistoso em 2013 foi assinado em Lisboa, na sede do adversário português, com uma forte comitiva pernambucana, incluindo os presidentes do executivo timbu, Paulo Wanderley, do conselho deliberativo do clube, Berillo Júnior, do consórcio Arena Pernambuco, Sinval Andrade, e o diretor de contrato da Odebrecht Infraestrutura, Bruno Dourado.
Apesar da capacidade de 46.214 lutgares, o evento-teste terá 30 mil ingressos.