A evolução dos distintivos recifenses

Evolução dos escudos de Náutico, Santa Cruz e Sport. Crédito: http://www.futbox.com

Além do nome, claro, o escudo é um dos principais símbolos de um clube de futebol, somado às cores e ao mascote. São aspectos definitivos para a caracterização de uma agremiação. No caso do distintivo, por mais que os emblemas sejam tradicionalíssimos, é comum uma leve transformação com o tempo, evoluindo com a moda. Não foi diferente com os três principais times do estado, desde os primórdios, ainda na era amadora.

Após ganhar o hexa, em 1968, o Náutico passou a ostentar um escudo redondo – com uma breve exceção no início da década de 1970. Assim como o Boca Juniors, o Timbu colocou as estrelas dentro do distintivo. No caso, as seis referente à maior conquista estadual – fato que permanece até hoje. Só durante dois anos desde 1901 o emblema não contou os dois remos, relembrando a origem alvirrubra. Do trio, é o que passou por uma transformação drástica há menos tempo.

No Arruda, o escudo do Santa passou diversos reajustes. É o time da capital com mais mudanças. Curiosamente, em 1959 o Tricolor atuou com um escudo semelhante ao do São Paulo. Além disso, a Cobra Coral chegou a contar com estrelas no entorno, simbolizando o tri-super e o pentacampeonato estadual. Recentemente, a diretoria “limpou” o distintivo presente no uniforme.

No Sport, à parte do primeiro escudo, com elementos do remo, um dos principais esportes do clube, o distintivo rubro-negro sofreu pouquíssimas mudanças. Obviamente, passou dos traços rebuscados para uma concepção mais arrojada, como os demais. É o único que conta com estrelas acima do escudo, as douradas do Brasileiro de 1987 e da Copa do Brasil de 2008, e uma pequena estrela de prata centralizada, pela Série B de 1990.

Confira a evolução gráfica de outros escudos brasileiros no www.futbox.com.

7 Replies to “A evolução dos distintivos recifenses”

  1. O atual do Santa é o mais bonito de todos. A parte branca parece uma âncora, muito bonito mesmo. Era bom que os escudos também fizesse alusão ao estado de PE, nenhum deles faz isso.

  2. Legal essa ideia nossa de colocar estrelas em cima dos escudos, mesmo que seja por títulos inexpressivos/inventados. Dá um charme todo especial ao escudo.

  3. Vale lembrar que, além do escudo do São Paulo – esse copiado, a camisa do Santa Cruz foi “inspirada” pela camisa do Flamengo. Quando o Sport foi fundado, o padrão já era rubro-negro, agora, lógico, por muitos anos o Rio de Janeiro era copiado pelos outros brasileiros em várias coisas, o futebol não seria diferente.

  4. O Escudo do Sport é demais! chegou a um grau de design interessantíssimo de forma relativamente amadora, alguns detalhes do leão ainda serão modificados e o uso das cores mais bem estabelecidos. O Santa tem um escuto bem delineado e interessante algo que pode ser permanente mas carece de melhoramentos… o náutico ainda pode evoluir mas tem um escuto bem interessante também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*