A vigésima segunda classificação da elite nacional em 2013

Classificação da Série A 2013, na 22ª rodada. Crédito: Superesportes

Em 21 jogos, 16 derrotas. A goleada sofrida no Canindé, valendo pela 22ª rodada, não mudou a situação do Náutico, já anestesiado. Neste momento, resta saber em que rodada o rebaixamento será consumado. E também fica a expectativa por uma reação, para ao menos superar os 17 pontos do América-RN (2007), na pior campanha dos pontos corridos na Série A.

Pela liderança, destaque para Cruzeiro x Botafogo, com 46 mil pessoas no Mineirão e vitória celeste por 3 x 0. Abriu 7 pontos, arrancando para o tri.

A 23ª rodada do representante pernambucano
22
/09 – Náutico x Flamengo (16h)

Jogos no estado pela elite: 3 vitórias alvirrubras, 4 empates e 6 derrotas.

Duas partidas foram adiadas pela CBF: Santos x Náutico e Galo x Ponte Preta

A dura contrapartida ao futebol café com leite do Timbu

Série A 2013: Portuguesa 3x0 Náutico. Foto: MIGUEL SCHINCARIOL/ESTADÃO CONTEÚDO

A contrapartida sobre as atuações apagadas do Náutico é quase sempre a mesma. No Canindé às moscas, como de praxe, outra derrota, outra goleada.

Sem qualquer pegada, articulação ou capacidade técnica para se impor diante do adversárivo, o Alvirrubro somou o 16º revés em 21 jogos. Segue estático no fim da tabela, com míseros nove pontos.

A derrota por 3 x 0, na noite desta quinta, foi mais uma a entristecer o torcedor alvirrubro, consciente de um ano finalizado, independentemente do discurso surreal de qualquer integrante da comissão.

A partida teve amplo domínimo da Lusa. Logo aos 7, Moisés cabeceou sozinho, com marcadores a quase dois metros de distância. Aos 34, Gilberto acertou um chutaço da intermediária. Obviamente, com espaço no lance.

Aos 41, numa bela cobrança de falta, Bruno Henrique venceu goleiro Gideão. No segundo tempo, a Lusa desacelerou, com o resultado consumado.

O resultou aumentou o jejum de vitórias para 12 partidas, aproximando o Náutico do recorde negativo nos pontos corridos, de 15 atuações em série. São Caetano, em 2006, e América de Natal, em 2007, dividem a marca.

Contudo, o Mecão é dono de outro recorde assustador, cada vez mais possível.

Há seis anos, o time potiguar somou apenas 17 pontos em 38 rodadas na Série A, com o pior desempenho da história do atual formato no país.

O Timbu precisa somar mais nove pontos para fugir disso.

Hoje, o futebol alvirrubro é café com leite…

Série A 2013: Portuguesa 3x0 Náutico. Foto: MIGUEL SCHINCARIOL/ESTADÃO CONTEÚDO

Defensores del Chaco, um palco tradicional para Libertad x Sport

Twitter do Libertad: https://twitter.com/Libertad_Guma

A pressão leonina deu certo e o regulamento da Sul-americana foi cumprido.

O jogo entre Libertad e Sport, pelas oitavas de final do torneio, mudou de local em Assunção. Inicialmente, estava agendado para o estádio Nicolás Leoz, de propriedade do alvinegro e com capacidade para apenas 10 mil torcedores.

Contudo, o regulamento da competição exige uma capacidade mínima de 20 mil pessoas a partir das oitavas, como o blog havia alertado (veja aqui).

Por isso, a diretoria do Rubro-negro entrou em contato com a FPF, que encaminhou um ofício para a CBF, que por sua vez acionou a Conmebol…

Toda a burocracia foi executada e a confederação sul-americana de futebol acatou o pedido. A diretoria do Libertad foi comunicada nesta quarta e já confirmou em seu perfil oficial no twitter, o @libertad_guma.

Mudança para o Defensores del Chaco, que neste ano recebeu o primeiro jogo da decisão da Libertadores. É o maior estádio do Paraguai, com capacidade para 40.759 pessoas sentadas e já recebeu algumas finais históricas.

Copa América – 1979 e 1999
Mundial Interclubes – 1979
Libertadores – 1960, 1975, 1979, 1985, 1989, 1990, 1991, 2002 e 2013

Portanto, a jornada internacional do Leão terá um palco tradicionalíssimo…

Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. Foto: Conmebol/divulgação