A volta da Copa do Nordeste, em 2013, foi marcada por um apelido rapidamente popularizado nos estados participantes.
Além do Nordestão, como já era chamado há tempos, surgiu o “Lampions League”, numa licença poética da riquíssima Uefa Champions League.
O nome se espalhou nas redes sociais, a tal ponto que chegou ao mercado, resultando no lançamento de uma camisa da Lampions.
Agora, para a edição de 2014, está à disposição no youtube uma vinheta inspirada na famosa música-tema da Liga dos Campeões e nos vídeos de promoção da própria competição – mas com clubes nordestinos, obviamente.
Vale lembrar que o tema do maior torneio europeu também foi uma inspiração. No caso, do hino de coroação de “Zadok, o Padre”, de George Handel. Em 1992, Tony Britten adaptou a canção junto a Orquestra Filarmônica Real, da Inglaterra.
Para quem é bom de memória ou curte um desafio nas palavras secretas…
O site Cruzadas bem Boladas, criado pelo paranaense Rumilson Castro, conta com inúmeras palavras cruzadas esportivas.
Na categoria futebol existem subdivisões como Brasileirão, Clássicos, Copas, Seleção e Clubes. Neste caso, os três grandes do estado estão representados – apesar de só o quadro do Leão ter sido disponibilizado até o momento. No cas, as questões focam o Campeonato Brasileiro de 1987.
A vaga internacional na Copa do Nordeste já havia sido assegurada.
A Confederação Brasileira de Futebol havia disponibilizado uma das oito vagas brasileiras na Copa Sul-Americana ao campeão nordestino a partir da edição de 2014. Contudo, faltava uma definição importantíssima…
Com o bizarro critério da CBF de só confirmar os representantes do país no torneio da Conmebol entre os melhores colocados no Brasileirão à parte dos classificados às oitavas de final da Copa do Brasil, havia a dúvida se tal regulamento seria aplicado ao campeão do Nordestão.
Infelizmente, será. A CBF já revisou o regulamento do regional (veja aqui).
Assim, a participação internacional do campeão nordestino só será assegurada se o mesmo não chegar nas oitavas da Copa do Brasil, correspondente à quarta fase. A medida evita o choque de datas entre os torneios.
Porém, a decisão complicou de vez o processo no regional.
Com vários participantes da Copa do Nordeste presentes na Copa do Brasil, é possível que o lugar na Sula vá além do campeão nordestino ou mesmo do vice.
O blog considerou os favoritos nas quatro chaves. Assim, as quartas de final do regional teriam os seguintes times: Náutico, Santa Cruz, Sport, Bahia, Vitória, Ceará, América de Natal e CRB.
Indo além, observando o diagrama da Copa do Brasil, sete desses times têm caminhos exclusivos até as oitavas. Apenas Náutico e América poderiam se enfrentar antes disso.
Em tese – por mais difícil que seja, há a possibilidade -, sete clubes seriam obrigados a abdicar da Sul-Americana por causa da campanha na Copa do Brasil. Ou seja, a vaga destinada ao Nordestão ficaria com o 8º colocado!
Não é possível que a diretoria de competições da CBF não tenha previsto isso…
Em tempo: o CSA disputou a Copa Conmebol de 1999 como 4º lugar do Nordestão, mas, naquele ano, Vitória (campeão), Bahia (vice) e Sport (3º lugar) abriram mão da disputa. E o CSA chegou ao vice-campeonato internacional.