A dura derrota sofrida no Rio de Janeiro derrubou o Sport também na classificação, do 6º para o 8º lugar. A diferença em relação ao Z4, que chegou a ser de 11 pontos, agora é de 8 pontos. É uma marca que é sempre bom ficar atento.
No G4, o Cruzeiro aproveitou as derrotas e de Inter e Corinthians e ampliou para sete pontos a diferença para o vice-líder, que agora é o São Paulo. A duas rodadas do fim do turno, o time mineiro já garantiu a liderança do 1º turno, garantindo assim o Troféu Osmar Santos, oferecido pelo jornal Lance!. No segundo turno é o Troféu João Saldanha.
A 18ª rodada do representante pernambucano
31/08 – Sport x Criciúma (18h00)
Jogos no estado pela elite: 3 vitórias leoninas, 1 empate e nenhuma derrota.
Edição especial do 45 minutos apenas sobre o Sport. Após a gravação no sábado, com os jogos de Santa e Náutico, agora a análise foi sobre o Leão, derrotado pelo Fluminense no Rio de Janeiro por 4 x 0. Críticas, sugestões e debate sobre a Sul-Americana, o próximo compromisso do time.
O 53º podcast teve 1h05min de gravação. Estou na discussão com Celso Ishigami, Fred Figueiroa, João de Andrade Neto e Rafael Brasileiro.
O Sport foi goleado no Maracanã, sem pena. Fluminense 4 x 0, com dois gols de Fred, o mesmo que durante a semana chegou a ameaçar nem entrar em campo por causa das agressões de uma facção uniformizada do tricolor carioca. Concentrado no jogo, nos dois lances ganhou de Oswaldo na bola aérea.
Mas vamos avaliar o jogo em um lance específico, aos 28 minutos do primeiro tempo.
Num ótima bola recebida de Patric, Felipe Azevedo ficou cara a cara com o goleiro, mas o seu poder de finalização é muito baixo, quase nulo. Como acontece quase sempre, desperdiçou. No rebote, Patric ainda mandou na trave.
Antes, Rithely havia cabeceado para fora uma bola na pequena área. De fato, o Sport parecia fazer uma apresentação melhor que a última no estádio Mário Filho, contra o Fla – quando também perdeu, diga-se.
Nesta tarde, além de Felipe Azevedo, outra peça destoou. Zé Mário, contratado após um bom Estadual com a camisa do Náutico, ainda não teve uma atuação que justificasse a contratação. Lento e facilmente desarmado. Com ambos em campo, o Sport pouco fez a partir do gol perdido, pois o Flu não teve pena. Marcou duas vezes no primeiro tempo, uma na largada no segundo e outro com Fred, perto do fim, definindo o placar.
Contra o Palmeiras, o Leão virou pela primeira vez o placar nesta Série A. Uma grande atuação, mas contra um dos piores times do campeonato. Na ocasião, seu ataque perdeu pelo menos seis vezes – incluindo Neto Baiano, vale o registro. Já o Flu mostrou o quanto o poder de finalização faz a diferença. Aproveitando quase todas as chances claras na tarde deste domingo, venceu com sobras.
E o Leão acabou goleado pela terceira vez no Brasileirão. Um revés até estava na conta no Rio, não a apatia geral. Será preciso juntar os cacos para a Sul-Americana.