Mapeamento de torcidas: Brasil (Ibope/2014)

Pesquisa de torcidas Ibope/Lance! em 2014. Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Quatro anos após sua última pesquisa, o Ibope voltou a mensurar o tamanho das torcidas brasileiras. Num levantamento encomendado pelo diário Lance!, o instituto ouviu sete mil pessoas em todos os estados. Sem surpresa, Flamengo e Corinthians estão bem à frente dos demais nas primeiras colocações.

Na zona intermediária, mudanças pontuais. A começar pelo Atlético Mineiro. Comparando com os dados de 2010, o Galo subiu do 9º para o 6º lugar, de 5 para 7 milhões de aficionados. Agora, está abaixo apenas do quinteto realmente popular nacionalmente (Fla, Timão, São Paulo, Palmeiras e Vasco). Num primeiro olhar, pesou a presença de Ronaldinho Gaúcho e a conquista da Taça Libertadores. Porém, também colaborou (até em maior parte) a margem de erro.

Seguindo essa mesma lógica (margem de erro e fatos recentes), os números também influenciaram o futebol pernambucano. Nesta pesquisa, o Sport caiu de 1,7% para 1,2%, deixando a liderança do Nordeste. Na verdade, foi ultrapassado pela dupla Ba-Vi, ocupando o 3º lugar na região.

Na rivalidade local, o Leão segue com a maior torcida, mas viu o Santa Cruz encostar bastante, crescendo de 0,6% para 1,0%. No período, mesmo em divisões inferiores no Campeonato Brasileiro, o Tricolor conquistou um tricampeonato estadual – em cima do rival, diga-se. Passou de 2 milhões de torcedores, o que há tempos não ocorria em amostragens nacionais.

E ainda há quem diga que resultados (títulos, campanhas, craques) não podem mudar o cenário… em qualquer esfera (estadual ou nacional), os números mostram outra coisa. Sempre com as margens para mais ou para menos.

Obs. O Náutico não apareceu entre os 18 maiores e não teve o seu dado divulgado balanço (o post será atualizado quando o número sair).

Ibope / Brasil 2014
Período: 05/12/2013 a 14/02/2014
Público: 7.005 (nº de municípios não divulgado; 26 estados e o DF)
Margem de erro: 1,0%
População estimada (IBGE/2013): 201.032.714

1º) Flamengo – 16,2% (32.567.299)
2º) Corinthians – 13,6% (27.340.449)
3º) São Paulo – 6,8% (13.670.224)
4º) Palmeiras – 5,3% (10.654.733)
5º) Vasco – 3,6% (7.237.177)
6º) Atlético-MG – 3,5% (7.036.144)
7º) Cruzeiro – 3,1% (6.232.014)
8º) Grêmio – 3,0% (6.020.981)
9º) Inter – 2,8% (5.628.915)
10º) Santos – 2,4% (4.824.785)
11º) Fluminense – 1,8% (3.618.588)
12º) Bahia – 1,7% (3.417.556)
12º) Botafogo – 1,7% (3.417.556)
14º) Vitória – 1,3% (2.613.425)
15º) Atlético-PR – 1,2% (2.412.392)
15º) Sport – 1,2% (2.412.392)
17º) Santa Cruz – 1,0% (2.010.327)
18º) Ceará – 0,8% (1.608.261)

Outros times – 5,6%
Sem clube – 23,4%

42 Replies to “Mapeamento de torcidas: Brasil (Ibope/2014)”

  1. Sou torcedor do Fortaleza, mais moro em Recife a alguns anos. Não resta dúvida que a torcida do Santa Cruz é a maior daqui de Recife. Principalmente nas áreas mais humildes. Agora a torcida do Fortaleza ser menor do que a do Ceará! ? Tá de brincadeira. …..

  2. Sou flamenguista, moro em Belo Horizonte e trabalho como vendedor pelo interior de Minas, com exceção da região do triângulo mineiro. Ao meu ver, não se contesta o fato do Atlético-MG ter maior torcida que o Cruzeiro. Só na grande BH já é um massacre. No interior, conheço cidades onde aparentemente tem mais cruzeirense e cidades onde aparentemente tem mais atleticanos, então acho que talvez se anulem. E isso porque o Atlético-MG não ganhava nada, se continuar ganhando torneio internacional como em 2013 e 2014 em breve o massacre é ainda maior. Já no Brasil, é inquestionável a liderança do Flamengo, não tem nem discussão.

  3. Bem, essas pesquisas realmente não tem fundamento. Há dois anos atrás fizeram uma pesquisa dizendo que o NÁUTICO teria mais torcedores que o SANTA CRUZ e que a torcida do santa era de 540.000 pessoas. Agora o Santa tem mais de dois milhões. Ou seja, ganhou 1,5 milhões de torcedores. Outra coisa, será mesmo que Vitória da Bahia tem 2,6 milhões de torcedores? BOtafogo com 3,4 milhões?
    A verdade é que a maior torcida do nordeste sempre foi a do SANTA CRUZ e não é com 2 milhões e sim 4,5 a 5 milhões de torcedores. Depois temos Bahia com 4 milhões. Em seguida Ceará e depois Sport.

  4. Bom, sou aqui de Minas e sempre vi muito mais torcedores do Atlético que do Cruzeiro. O estado de Minas Gerais é o 2º mais populoso do Brasil, portanto não é de se impressionar a quantidade de torcedores dos dois clubes. Além disso, sempre que viajo, encontro muitos torcedores de ambos os clubes no RJ, SP, GO, Brasília, MT, BA. Por maior ou menor margem de erro que a pesquisa possua, a tendência é essa mesmo.

  5. Torcida do Náutico maior que a do Ceará? Pode internar. A torcida do Ceará é, no mínimo, três vezes maior que a do Náutico. A briga do Náutico é com torcidas como América-RN, ABC, CRB, CSA e Treze. A verdade dói, mas precisa ser dita.

  6. O Sport é time de moda? Sim, desde 1905… sempre time de chegada em Pernambuco, sendo rival de outros clubes como América – nos primeiros tempos – Náutico e Santa Cruz até hoje.

  7. Alguns comentários meus sobre essa pesquisa.
    Claro, ela diz um pouco o que é a verdade, pode não ser exatamente com esses números, mas nada tao longe disso.
    O flamengo tem esse numero de torcedores mesmo, sendo misto ou não é torcedor. O Corinthians não tem isso tudo de torcedor, eu duvido, muito exagerado mesmo. O são paulo tem mais torcida que isso, não tenho duvidas, é mais próxima do Corinthians que do Palmeiras. O palmeiras tem mais ou menos isso mesmo. Vasco, eu sempre vi a torcida falar de grande torcida, acho que eles viajam na maionese, mas acho que tem mais que sete milhões, tem uns 10 milhões acredito.
    Agora, atletico/MG na sexta posição com 7 milhões?? Que que é isso? Duvido. O sexto lugar acredito que é bem disputado entre Cruzeiro, Santos Grêmio e Inter, cada um com uns 7 milhões e uns quebrados que os diferenciam. Isso só o IBGE pra dizer quem desses está na frente. Mas o cruzeiro deve ganhar o que não tem: torcida fora do estado, pelos títulos brasileiros e pelo grande time, então deve fixar-se na sexta posição no futuro próximo. Atlético/MG deve ter uns 5 milhões e uns quebrados de torcedores e é o decimo. O Flu é o decimo primeiro com uns 5 milhões e com projeção de passar o Atlético no futuro próximo. Decimo segundo tem tudo pra ser o Bahia, que mesmo não tendo maior torcida do estado (maior é do fla…) deve ter uns 3,5 milhões de torcedores, ainda assim disputando com Botafogo com 3 milhões. O Sport e o Vitoria fazem a disputa pela decima quarta posição, boa disputa, o vitoria aumentou muito sua torcida nos últimos 20 anos, Sport tem grande projeção de futuro. Acho que o Sport ta um pouco a frente, 2,7 milhões a 2,4 milhões. O Santa tem tudo pra ser o decimo sexto time mais popular do Brasil, por volta de 2 milhões mesmo. O CAP tem 1,7 a 2 milhões e é o decimo sétimo isolado. Decimo oitavo lugar é uma grande disputa: Coritiba, Náutico, Goiás, Ceara, Fortaleza, Remo e Paysandu. Todos com pouco mais de 1 milhão de torcedores, aí só o IBGE pra dizer quem está na frente. Os outros times, acredito que não chegam nem perto de 1 milhão de torcedores, inclusive a portuguesa…

  8. só lembrando, q esta pesquisa é nacional e ñ só estadual, ou seja somos a 15° maior torcida do Brasil.

  9. Parece haver grande erro nesta pesquisa .
    O FLUMINENSE TEM TORCIDA EM TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS E EM GRANDE NUMERO .
    Sua torcida não pode ser inferior a de clubes mineiros por ex .
    Ou a metodologia esta errada ou a pesquisa foi tendenciosa .
    melhor seria fiscalização por parte de membro de cada grande clube
    referendado com este objetivo .

  10. o flamengo não tem essa torcida, não mesmo. primeiro de tudo, o globope devia levar em conta dois detalhes: 1- os torcedores do flamengo fora do rj, torcem pro time local e para o flamengo, os paraibacas ou paraibocas -como prefirirem- por exemplo… então o cara torce pro 13 e pro flamengo, torcem pro crb e pro flamengo, abc e flamengo ou outro clube do rj , confiança e fla, brasiliense e fla, na serra gaúcha eles são caxias,juventude e flamengo, em santa catarina, paraná funciona assim e eles ainda torcem pra algum clube de sp, assim se segue no amazonas, goiás, mato grosso e etc…então essa linhagem de torcedores finalmente torcem pra quem? como eles levam em conta isso? 2- a real torcida do flamengo devia ser medida no âmbito do sudeste, pois temos no rj uma população de 15 milhões de pessoas e em sp 40 milhões de habitantes, logo a do corinthians seria estatisticamente maior que a do flamengo na região sem sombra de dúvida. mesmo levando em conta que o espírito santo a globo empurra o campeonato carioca, em regiões de mg como em juiz de fora e adjacências ninguém torce pros times de mg, mesmo assim o flamengo vai ter concorrência com times do próprio rj como vasco… então, como tudo da globo, essa pesquisa não é de confiança… PST!!! abaixo o monopólio da globo no futebol do brasil!

  11. Vejo a turma do popoty desesperada. Calma, pessoal. A verdade só está começando a ser restabelecida. E enquanto você lia isso, é gol do Fluminense.

  12. KKKKK. Eu que já não acreditava em pesquisa do IBOPE. isso é uma palhaçada e falta de respeito com o torcedor brasileiro.

  13. O que importa é: ano após ano, só dá SPORT e daqui há 4 anos, fica tudo do mesmo jeito… um clube falido não entra em pesquisa não é mesmo? quem manda em PE é o SPORT… torcedor não é apenas aquele que vai a campo, necessariamente… eu sou um exemplo clássico: fui muito a jogos do meu SPORT, mas do jeito que está o futebol vou apenas às vezes… quanto ao BA-VI – é como disseram há pouco: lá tem mais flamenguistas e vascaínos que propriamente torcedores do BA-VI.

  14. E OUTRA COISA, CADÊ O CORITIBA, O GOIÁS QUE SÃO TIMES ALÉM DO NÁUTICO TAMBÉM TRADICIONAIS ??

    MUITO ERRADA.

  15. VOU DIZER POR QUE ESSA PESQUISA ESTÁ ERRADA, E ERRADA ATÉ DE MAIS.

    PRIMEIRO – O ATLÉTICO-MG NÃO TEM MAIS TORCIDA DO QUE O CRUZEIRO NEM AQUI NEM NA CHINA.

    SEGUNDO – O ATLÉTICO-PR E VITÓRIA NÃO TEM MAIS TORCIDA DO QUE O SPORT.

    E TERCEIRO – O CEARÁ NÃO TEM MAIS TORCIDA DO QUE O NÁUTICO.

    NÃO DA PARA CONFIAR NUMA PESQUISA, QUE ATÉ POUCO TEMPO, APONTAVA QUE O SPORT TINHA MAIS DE 3 MILHÕES DE TORCIDA, O SPORT CONQUISTOU NORDESTÃO E PERNAMBUCANO E A TORCIDA DIMINUIU FOI ??

    O NÁUTICO SEMPRE TEVE MAIOR TORCIDA DO QUE O CEARÁ, NÃO EXISTE ESSA PESQUISA.

    A MELHOR FORMA DE SABER O TAMANHO DE TORCIDA É O IBGE INCLUIR NO SENSO A PERGUNTA SOBRE TORCIDA.

    SÓ LEMBRANDO QUE O NÁUTICO TEM MAIS DE 1 MILHÃO DE TORCEDORES, NÃO EXISTE NÃO APARECER NESSA PESQUISA.

  16. Ô, Cassito,

    sabes dizer se perguntam também se o torcedor costuma ir a estádios e com que frequência?

    Creio que essas pesquisas sempre foram do tipo Top of Mind, quer dizer, torcidas mais lembradas. Porque torcedor mesmo é aquele de gosto questionável, que deixa de ir à praia, cinema, etc com as boyzinhas, pra pagar caro e ser “mal recebido” (leia-se: apanhar) nos estádios de futebol.

  17. KKKKKKKK,parece piada essa pesquisa,e cadê o restante da torcida do Sport? Foram morar em outro país foi? Por que o Sport tinha 1,7% e cair para 1,2% ou então deixaram de torcer para o Sport,pesquisa furada,vão procurar outra coisa pra fazer,Sport atrás de Bahia e Vitória só nessa pesquisa mesmo.

  18. Eu queria ver se o popoty ficasse três anos na Série D, qual seria o resultado da pesquisa. A verdade é que o santa Cruz tem, disparado, a maior torcida do estado. O popoty tem simpatizantes, o que é diferente.

  19. Sei que se formos ver “público no estádio” a realidade é bem diferente… mas venhamos e convenhamos… até agora foram 32 pesquisa e o Sport foi a maior torcida de Pernabuco em todas as 32.

    Não dá pra contestar…

  20. Essa nova pesquisa só vem reforçar que, não devemos confiar nelas. A pouco tempo atrás, essas pesquisas apontavam que a torcida do export era maior do que a do Santa Cruz e Náutico juntas. Tão pouco tempo depois, já se vê a torcida do Santa muito próxima da do export. Em outra pesquisa que fiseram, tambem apontaram a torcida do náutico na frente da do Santa (Absurdo), hoje, a torcida do náutico nem aparece na pesquisa. Ou seja, todas essas pesquisas ou são compradas, ou são de faixada, só pra dizer que estão fazendo algo.

  21. SINCERAMENTE NÃO VEJO NEM BAHIA E NEM VITORIA COM TORCIDA MAIOR QUE O SPORT, POIS NA BAHIA A TORCIDA DO FLAMENGO É MAIOR QUE O VITORIA!!!!!!!!!!!

  22. Essa pesquisa está um pouco mais coerente que as outras. Mas como pode haver tanta oscilação nessas pesquisas? Mesmo com o Santa Cruz crescendo muito nos últimos anos, eu ainda não consigo acreditar nas pesquisas devido a diferença numérica de uma pesquisa para outra.

  23. Sem querer polemizar, mesmo porque não acredito nesse tipo de pesquisa por conta da sua metodologia, que não ouve torcedores que vão a estádios, e sim ” simpatizantes” como no caso do Sport, time da moda. Eu acho que o ridículo que o Santa Cruz vinha impondo à essas pesquisas fez com que a ficha caísse para esses institutos. Seria impossível que um time que há mais de dez anos vem colocando nos estádios a maior torcida, no Brasil durante cinco anos fica entre as três maiores, no mundo é considerada a 39a. , fique com percentuais tão baixos e ridículos como os publicados. NA VERDADE NINGUÉM DE SÃ CONSCIÊNCIA E MENTE PERFEITA ENGOLIA ISSO. Melhorou a metodologia, mas ainda não é a realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*