Torneio entre os campeões do Nordestão, Copa Verde e Primeira Liga em 2017? Um resquício de Copa dos Campeões

Troféu da Copa dos Campeões de 2000. Foto: Palmeiras

O calendário do futebol brasileiro vem num contínuo processo de revisão. Quase sem datas e com pouca gente disposta a ceder, entre CBF, federações estaduais, clubes e ligas. Ainda assim, surgem ideias. Uma delas, uma velha ideia, com a reedição da Copa dos Campeões. Entre 2000 e 2002, a CBF organizou o torneio nacional de tiro curto envolvendo os vencedores das copas regionais e os campeões paulista e carioca, com sedes fixas. Valia vaga na Liberta! A primeira edição, em Alagoas e na Paraíba, foi um sucesso, com premiação de R$ 1,4 milhão ao campeão e média de público de 20 mil pessoas.

Palmeiras, Flamengo e Paysandu ergueram as taças antes da descontinuação em 2003 por causa do fim (forçado) dos regionais e a implantação dos pontos corridos na Série A, com 24 clubes e 46 longas rodadas. Hoje, são 20 equipes e 38 rodadas, o suficiente para mais um torneio? As poucos, os regionais estão voltando. O Nordestão em 2013, a Copa Verde (no lugar da Copa Norte) em 2014 e a Primeira Liga (Copa Sul-Minas-Rio) em 2016. O presidente da nova entidade, Gilvan Tavares, com apoio de Fla, Flu, Inter, Grêmio, Cruzeiro e Atlético, já sinalizou um torneio envolvendo os três campeões a partir de 2017.

“Temos que pensar em muitas coisas. Nem todos os grandes clubes brasileiros conseguem classificação à Libertadores. É o sonho de todo o clube. Quem sabe a gente não consiga para o futuro uma coisa diferente? Não tem o torneio do Nordeste? A liga Verde, a Sul-Minas Rio? Quem sabe a gente não consegue fazer o torneio com os campeões de cada uma dessas competições, com uma vaga na Libertadores. A CBF não tinha pensado nisso. Hoje surgiu essa ideia.” 

Embrionária, a ideia enfrenta várias barreiras. Calendário, formato, participantes e um plano de marketing, com emissoras interessadas. Na visão do blog, o torneio teria vida útil independentemente de uma vaga à Libertadores.

O que você acha da possibilidade de uma reedição da Copa dos Campeões?

2000
Palmeiras 2 x 1 Sport (Maceió)

Palmeiras campeão da Copa dos Campeões de 2000

2001
Flamengo 5 x 3 São Paulo (João Pessoa)
Flamengo 2 x 3 São Paulo (Maceió)

Flamengo campeão da Copa dos Campeões de 2001

2002
Paysandu 1 x 2 Cruzeiro (Belém)
Paysandu 4 x 3 Cruzeiro, 3 x 0 nos pênaltis (Fortaleza)

Paysandu campeão da Copa dos Campeões de 2002

4 Replies to “Torneio entre os campeões do Nordestão, Copa Verde e Primeira Liga em 2017? Um resquício de Copa dos Campeões”

  1. no brasil o futebol precisa de uma reforma ampla que envolva todas as competições e principalmente o calendário, tenho uma ideia
    1º BRASILEIRÃO: seria na verdade 3 competições em uma só
    o brasileirão em si, da mesma forma que e atualmente, pontos corridos, sendo que cada turno tbm seria uma competição a parte. no 1º semestre teríamos o 1º turno (taça brasil) e no segundo o 2º turno (taça união) , ambos com o mesmo formato; uma fase com pontos corridos (valido pelo brasileirão), classificando os 8 primeiros para as finais do turno, disputadas em jogos únicos e eliminatórios, o campeão terá uma vaga na pré-libertadores. ao final do ano equipe que agregar a maior quantidade de ponto ao final da temporada sera campeão, e os 4 melhores iram para a libertadores (4º a pré), sendo os 4 ultimos rebaixados.

    SERIE B: 22 equipes jogando em ida e volta, os 4 melhores subem e os 6 piores serão rebaixados pra as competições de acesso as ligas regionais.

    LIGAS REGIONAIS: seriam 3 ligas; sul-sudeste (SP, RJ,MG, PR, SC, RS), nordeste (BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA) e centro-norte (PA, AP, RR, AM, AC, RO, MT, MS, GO, DF, ES, TO) realizadas no 2º semestre. cada liga seria dividida em 4 conferencias regionalizadas de 10 equipes cada, com as equipes jogando dentro de suas conferencias somente em ida, classificando os 4 melhores para a 2ª fase, depois eliminatórias de ida e volta ate a final, o campeão garante vaga na serie B, e o 2º e o 3º jogaram um quadrangular de acesso nacional para preencher as ultimas 3 vagas.

    TORNEIOS DE ACESSO: realizado pelas federações estaduais no 1º semestre definiriam os representantes da federação nas ligas regionais.

    CAMPEONATOS ESTADUAIS: realizados sempre em junho (período de competições de seleções) teriam uma formula normatizada, só poderiam ter sempre 6, 8, 10 ou 12 equipes, e no máximo 12 rodadas.

    COPAS REGIONAIS: seriam 3 copas regionais (1ª liga, copa do nordeste e copa verde) realizados no 1º semestre e usando tbm as datas da libertadores, ou joga um ou joga o outro. modelo padronizados, 16 equipes 4 grupos, ida e volta, classifica 8, mata-mata, o campeão garante vaga na fase final da copa do brasil do mesmo ano e na do ano seguinte (sempre que uma equipe for eliminado na copa regional, entrara automaticamente na copa do brasil).

    COPA DO BRASIL: 116 equipes e 9 fases. 1º fase – 56 equipes, ida e volta, avança os vencedores. 2ª fase – 40 equipes (os 28 vencedores da 1ª fase + 12 migrantes dos regionais (4º dos grupos) ida e volta, avançam os vencedores. 3º fase – 44 equipes (20 vencedores da 2ª fase + 24 migrantes dos regionais, 3º dos grupos e os eliminados nas quartas) ida e volta avançam os vencedores. 4ª fase – 28 equipes (22 vencedores da 3ª fase + 6 semi-finalistas dos regionais), ida e volta, avançam os vencedores. fase final – 32 equipes ( 14 vencedores da 4ª fase + 9 provenientes da libertadores/brasileirão + os 3 campeões regionais do ano anterior + os finalistas dos regionais do mesmo ano) ida e volta ate a final. campeão ganha vaga na libertadores (fase de grupos).

  2. Antes de tecer meu primeiro comentário no site, gostaria de parabenizar o Cassio Zirpoli pelo ótimo trabalho. Conheci o Diário de Pernambuco por acaso através de uma busca no Google, enfim.

    Tenho uma ideia meio…utópica, confesso. Mas aproveitarei a matéria para compartilhá-la com vocês.

    A volta dos regionais que começa a se orquestrada (e que em alguns casos já é realidade como por exemplo; a bem-sucedida Lampions League e a Copa Verde) deveria ser consolidada de uma vez por todas. E o primeiro passo seria um “encurtamento” dos estaduais, que apesar disso ganharia mais importância pois credenciaria as melhores equipes para os regionais (Copa Nordeste, Sudeste, Norte, Sul e Centro-Oeste). O campeão de cada um desses torneios representaria sua região numa Copa dos Campeões que poderia ser “encaixada” no calendário da seguinte maneira:

    Primeira Fase: **
    Representante Norte x Representante Centro-Oeste
    ** Regiões com menos destaque e peso no futebol em relação as demais.

    Semi-finais*
    Representante Sudeste x Representante Sul
    Representante Nordeste x Representante Norte ou Centro-Oeste
    *confrontos definidos através de sorteio

    As partidas poderiam ser disputadas em jogos de ida e volta. E o campeão poderia ganhar uma vaga na Libertadores (com isso o G-4 do Brasileirão viraria G3;).

    Ainda caberia – em jogo único (no Mané Garrincha seria ótimo) uma Supercopa do Brasil envolvendo o Campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil. Com isso teríamos mais uma taça de cunho nacional em nosso calendário. Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa dos Campeões e a Supercopa do Brasil. Além é claro dos regionais e estaduais. Isso tornaria o nosso calendário ainda mais interessante…

  3. Venho sonhado com a volta desse torneio (Copa dos campeões) há certo tempo. Com o surgimento do nordestão e seu sucesso, com certeza isso já era um “embrião” para que isto ocorra.

  4. Muito boa essa ideia de tentar reeditar a Copa dos Campeões. Torneio curto, geralmente com bons times (campeões dos regionais), boa premiação… Espero que realmente aconteça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*