Os 20 clubes da Copa do Nordeste de 2017

Os 20 clubes classificados à Copa do Nordeste de 2017. Arte: Cassio Zirpoli/DP

Os vinte participantes da Copa do Nordeste de 2017 estão definidos, pela terceira vez com a presença dos nove estados da região, sendo três times de Pernambuco e Bahia e dois dos demais estados. O formato é o mesmo, com cinco grupos de quatro clubes, avançando os líderes e os três melhores vice-líderes. O sorteio das chaves, dirigido, será em setembro, em João Pessoa. São quatro potes, com cada um indicando um participante de cada grupo.

A divisão dos potes seguiu o Ranking da CBF em vigor, ou seja, a lista de dezembro de 2015. Isso acaba gerando um cenário controverso, com o atual campeão, o Santa Cruz, no segundo pote. Por este motivo, há 40% de chance de ter um grupo com dois grandes clubes do Recife (Sport/Santa ou Náutico/Santa). Quanto às cotas de premiação, que em 2016 totalizaram R$ 14,8 milhões, o montante só deve ser definido no conselho da liga, na Paraíba.

Pote 1: Bahia (18º), Sport (19º), Vitória (20º), Náutico (25º) e ABC (26º)
Pote 2: América (29º), Santa (35º), Sampaio (39º), CRB (40º) e Fortaleza (42º)
Pote 3: Botafogo (56º), Campinense (72º), River (79º), Moto (97º) e CSA (103º)
Pote 4: Sergipe (137º), Itabaiana (164º) Juazeirense (174º), Uniclinic/Altos (s/r) 

Entre os times tradicionais, a ausência fica por conta do o ex-campeão Ceará.

Classificações via estadual e histórico no regional (1994-2016)

Alagoas
CRB (campeão alagoano): 12 participações, com 1 vice
CSA (vice): 10 participações, com 2 semifinais

Bahia
Vitória (campeão baiano): 12 participações, com 4 títulos, 3 vices e 1 semifinal
Bahia (vice): 12 participações, com 2 títulos, 3 vices e 3 semifinais
Juazeirense (3º lugar): 1 participação, com 1 fase de grupos

Ceará
Fortaleza (campeão cearense): 9 participações, com 2 semifinais
Uniclinic (vice): estreante

Maranhão
Moto Club (campeão maranhense): 1 participação, com 1 fase de grupos
Sampaio Corrêa (vice): 2 participações, com 2 fases de grupos

Paraíba
Botafogo (finalista do estadual): 12 participações, com 1 semifinal
Campinense (finalista do estadual): 4 participações, com 1 título e 1 vice

Pernambuco
Santa (campeão pernambucano): 10 participações, com 1 título e 2 semis
Sport (vice): 11 participações, com 3 títulos, 1 vice e 4 semifinais
Náutico (3º lugar): 8 participações, com 2 semifinais

Piauí
River (finalista do estadual): 2 participações, com 2 fases de grupos
Altos (finalista do estadual): estreante

Rio Grande do Norte
ABC (campeão potiguar): 11 participações, com 1 vice e 1 semifinal
América (vice): 13 participações, com 1 título e 2 semifinais

Sergipe
Sergipe (campeão sergipano): 9 participações, com 1 semifinal
Itabaiana (vice): 1 participação, com 1 fase de grupos

Copa do Nordeste. Foto: Cassio Zirpoli/DP

25 Replies to “Os 20 clubes da Copa do Nordeste de 2017”

  1. Copa do Nordeste e Campeonatos Regionais Nordeste acompanho o restante apenas superficialmente.

    Para o amigo que citou e menosprezou o time de Altos, Favor fazer cometarios apenas do seu time e esquecer o ALTOS.

  2. Já que a federação cearense quer fazer arrumadinho pro ceará jogar a copa do nordeste 2017, deveria colocar o ferroviário para reaparecer no cená ao menos regional já que no nacional ta difícil.

  3. O Vozão não vai participar pois não tem direito e só participaria por desistência, enquanto que o Fortaleza não pode ir pra B do Brasileiro por desistência. Tem que vencer is adversários e isso ele não tem feito em 7 anos. Vai disputar o oitavo ano na C porque lá é o lugar dele.

  4. Lendo o último comentário senti um certo menosprezo contra o Time Altos do Piauí. Caro amigo que citou o Altos-Pi-Série D, esse time foi um bom time dessa série, de 12 partidas perdeu apenas uma fora de casa, atropelando e goleando seus adversários. O Piauí é um Estado pobre sim mas merece consideração, isso é um fato e tão grande, que é um dos 03 Estados que não deve a Federação “NOSSA RIQUEZA É NOSSA DIGNIDADE”. Também sou contra, como o CEARÁ ,um Time detentor (juntamente com o Santa Cruz) das duas maiores torcidas do Nordeste ficar fora dessa Copa. Mas respeito o regulamento. “Os erros presentes serão corrigidos no futuro”…

  5. sei nao viu, o ceara não tevi mérito e quer entra na copa do nordeste kkkkkkkkkkkkkkkkkkk e assim casa da mãe joana, pois então deveria colocar o fortaleza pra serie b sem mérito também.

  6. O Ceará que entrar como um ladrão arrombado a porta da competição.
    Foi o quinto colocado e pelo que sei Ceará junto com federação cearense e talvez Esporte Interativo tentaram enrolar os times de Juazeiro e Sobral pra que desistissem da competição legando que os times deveriam arcar com todas a s despesas de logística para participarem, o que não é verdade. Melhor entrar pela porta da frente, pelo mérito em campo… enganando os outros só mela o valor da competição.

  7. Bom para os Baianos e Pernambucanos; Porque o vozão pai de todos, não estando na competição só vai dar pra eles. A liga tem que incluir o vozão, é time que mais arrecada e bilheteria em todos os estádios Nordestinos.

  8. de acordo Fábio Vieira no dia 29 de agosto de 2016 às 16:48 disse:
    1 fase: BA (juazeirense, fluminense de feira, galicia); PE (náutico, salgueiro, america); CE (guarani de juazeiro, guarani de sobral, ceará); SE (confiança, boca junior, dorense); AL (murici, Coruripe, asa); PB (Sousa, csp, paraiba); RN (globo, potiguar, baraunas); MA (maranhão, são jose, cordino); PI (parnayba, picos).
    2 fase: bahia-BA, santa cruz-PE, uniclinic –CE, Itabaiana-SE, csa-AL, botafogo-PB, américa de natal-RN, sampaio correa-MA, altos-PI + 13 vencedores da 1 fase
    3 fase- fase grupos: vitória-BA, santa cruz-PE, fortaleza-CE, Sergipe-SE, crb-AL, campinense-PB, abc-RN, moto-MA, river-PI + 11 vencedores da 2 fase
    Uma formula boa a se pensar, valoriza os campeões, dando oportunidade aos demais conseguir a classificação em mata-matas regionais.

  9. Na Copa do Nordeste, cotas e as transmissões das mesmas etc, tem que ser diferente do resto do pais, ser igualitário, vamos fortalecer os clubes ou criar uma elite nordestina?, quanto mais clubes fortes tivermos mais forte será o futebol da região,
    Um exemplo na inglaterra a diferença de arrecadação é pouca isso fortalece o pequeno, fortalecendo o campeonato, o contrario da espanha que existe só dois times em um universo totalmente diferente dos demais.
    As transmissões e comentários devem dar voz aos estados e não só a bahia, pernambuco e ceará. quanto mais informação, mais ideias, mais divulgação, poderemos cobrir a lacuna causada pela influencia que os cariocas e paulistas tem na midia nordestina.

  10. Para valorizar ainda mais o estadual e fortalecer os clubes dando oportunidade seria interessante.
    1ª fase – 26 clubes ( 3ª ao 5ª colocados do estadual – 1ª a 8 federação rankiada, e 3ª ao 4ª colocado da ultima federação rankiada) – fase mata-mata ida e volta, (13 vencedores classificados para a 2ª fase).
    2ª fase – 22 clubes (13 vencedores da 1ª fase + 9 vice-campeões estaduais) – fase mata-mata ida e volta, (11 vencedores classificados para a fase de grupos).
    Fase de grupos – 20 clubes (11 vencedores da 2ª fase + 9 campeões estaduais) – 5 grupos de 4 clubes ( classifica-se o campeão do grupo e os 3 melhores 2 colocados para fazerem as quartas de finais.

  11. Eu acho q a CN. deveria ter séries A.B.e C para q os clubes pequenos da região tivesse calendário o ano inteiro. Para o bem do futebol do Nordeste,é possível fazer basta querer.

  12. rapaz o futebol nordestino ta crescendo essa discussao toda or mudar regulamento eu nao concordo o regulamento atual ta muito melhor so por q alguns times grandes nao estao e dai ?? agora me resonden grandes de q ?? perante os olhos dos sulistas nossos timers sao todos iguais entao deixa como estar classificou quem teve mais merito quem quizer joga copa do nordeste cante de galo no seu terreiro primeiro como manda a lei do futebol ….

  13. o futebol nordestino voltou a respirar com a copa do nordeste
    reclamamos tanto que os estaduais não servem pra nada ,ai quando aparece uma competição que valoriza a região e os estaduais ai vem um certo grupo e quer fazer o monopólio da região
    torço como muitos que não mudem a forma de escolhas dos participantes ,que so disputem competição o campeão e o vice do seu respectivo estadual
    agora já que a copa e o maior e melhor campeonato os participantes deveriam na 1 fase a classificatória participar somente dela ,participando do seu estadual so na fase final .

  14. Se Altos,Itabaina e Uniclinic se classificaram pra copa do Ne,foi por mérito. Está no Regulamento;Campeão e vice campeão tem direito a copa do NE. A diretoria do Ceará,que chama o Campeonato cearense de ”MANJADINHO”,Menospreza o campeonato,dizendo não ter muita importância. dps ficam chorando pq não tão na copa. kkkkkk

  15. 2017 O SANTA NÃO VAI DISPUTAR A COPA DO NORDESTE PORQUE VAI ESTA NA LIBERTADORES KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  16. Estou eu aqui novamente.

    Caso a escolha seja feita pra um modelo diferente, eu sugeria que fosse feito Primeira e Segunda Divisão já para 2018, divididos em 02 grupos de 12. A escolha dos clubes para a Primeira Divisão 2018 seria os 12 primeiros colocados da Copa do Nordeste 2017 e o restante ficaria na Segunda Divisão onde desceriam 03 rebaixados e subiriam outros 03 da Segunda Divisão, e que no ano posterior (2019 em diante) os integrantes da Segunda Divisão viria pelo ranking dos Estaduais como acontece atualmente, sendo os 09 Campeões, mais os 03 rebaixados da Primeira Divisão. Caso o Campeão Estadual seja o mesmo que esteja na Primeira Divisão ou os 03 últimos que seriam rebaixados, entraria o Vice diretamente. Caso aconteça o mesmo, entraria o terceiro colocado para completar a Segunda Divisão. Neste caso os Estaduais continuariam com suas emoções e todos ficariam satisfeitos, acredito eu.

  17. Boa tarde a todos!
    Bom, em primeiro lugar, acho que a Copa do Nordeste deveria ter 24 clubes e que a escolha deveria ser todos os campeões e vice de seus Estados e os melhores terceiros colocados dos Estados que aparecem mais em evidência no futebol nordestino (sem desrespeitar os outros que ficarem de fora). Agora, que todos os Estados tenham seus representantes, senão não seria uma Copa do Nordeste.

  18. Sou torcedor do Sport e sou contra a redução do campeonato. Realmente é lamentável não ter Ceará, Vitória, Náutico ou Santa Cruz, como ocorreu nas ultimas temporadas. Mas minha sugestão seria de aumentar o numero de clubes para 24, em que se destinasse vagas, além de campeão e vice dos nove estaduais, a cinco clubes por ranking e o campeão (o estado do atual campeão teria um clube adicional, caso ele seja campeão ou vice estadual).

  19. Complemento do post:

    Certamente, o Santa Cruz subirá no Ranking de 2016 (que soma as Séries A, B, C e D e a Copa do Brasil). Entretanto, a lista só deve ser divulgada a partir de 5 de dezembro, após o fim do Brasileirão. O x da questão é que o sorteio da Lampions League ocorre bem antes, possivelmente em setembro ou outubro. Por isso, é preciso pegar a lista em vigor – no caso, a de 2015. O mesmo cenário ocorreu no sorteio da última edição.

  20. Se o Ceará fosse competente no seu estado, estaria classificado para a copa do nordeste. Isso é regulamento. Todos os campeonatos do mundo tem times grandes e pequenos. Indiotice querer excluir times de Sergipe, Alagoas, Paraíba, Piauí. Alô!!! isso é Copa do nordeste. Pelo menos o time que eu torço(CSA) será garantia de casa cheia vindo qualquer time do campeonato. Quem viver verá.

  21. Já que muitos querem a exclusão de campeões e vice dos Estados de Sergipe, Alagoas, Paraíba, Piauí, etc, então que tal elitizar e mudar o nome de Copa do Nordeste, para Copa dos Que mais Tem. Mas faz isso também no Brasileiro. Quanta baboseira, quanta incoerência.

  22. Quem pensar igual o comentário de cima, não pode dizer nada se G12 nacional quiser criar algo semelhante no Brasileiro. E deve aceitar um pensamento assim também, e sem reclamar. “Espero que a reunião dos clubes mais importantes do Brasil dê algum resultado. Ninguém merece ver jogos contra Sport, Chapecoense, Santa Cruz, etc, enquanto um Vasco fica de fora…”

  23. Tem certas coisas difíceis de engolir, vejo os torcedores nordestinos se queixando do “apartait” do futebol brasileiro, ou seja a forma como é dividida as cotas de televisionamento privilegiando os maiores clubes e excluindo os demais. Ai vem um sem número de torcedores querendo o mesmo critério para o futebol nordestino. Tenha santa paciência, as vagas devem sempre privilegiar a competência, e nunca o extra-campo. Se isso vai gerar um televisionamento de Bambala x Papudinhos do Pina paciência o que vale é a competência e ponto final.

  24. Espero que a reunião dos clubes mais importantes do Nordeste dê algum resultado. Ninguém merece ver jogos contra Alto, Itabaiana, Uniclinic, etc, enquanto um Ceará fica de fora…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*