Expulsões irresponsáveis e leitura errada de Oswaldo minam o Sport em Salvador

Série A 2016, 12ª rodada: Vitória 3 x 2 Sport. Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife

O Sport terminou o jogo no Barradão com dois a menos, destemperado. Derrotado pelo Vitória por 3 x 2, o rubro-negro pernambucano desperdiçou uma grande chance para pontuar como visitante. Enfrentou um adversário bem desfalcado, sem os atacantes Kieza (suspenso) e Marinho (machucado), e que não atuou bem. Tanto que saiu vaiado, apesar do resultado. Após a pressão inicial do mandante, o Leão da Ilha ainda abriu o placar com Matheus Ferraz. O zagueiro foi lançado por Rodney, matou no peito e fuzilou. Belo gol, aos 17. Cinco minutos depois, Everton Felipe, inocente além da conta, deu um carrinho e tomou o segundo amarelo. Ainda que se discuta se era falta pra cartão, ele estava pendurado e foi imprudente, sobrecarregando os companheiros.

Sobretudo Edmílson, deslocado para a ponta, tendo que descer para recompor o tempo todo. Obviamente, não deu conta, com o Vitória usando bem o seu lado. Enquanto isso, Oswaldo de Oliveira só fazia reclamar e não se preocupava em enxergar o jogo. Também foi expulso. Ainda assim, o time quase foi para o vestiário em vantagem. Aos 44, Samuel Xavier escorreu num cruzamento e Vander empatou. O gol só acelerou a necessidade de mudança, para estabilizar o time defensivamente e oferecer a chance de um contragolpe. Limitando-se à defesa, o time não suportou.

Quando o treinador (ou o auxiliar, na beira do campo) resolveu mexer, a escolha foi equivocada. Trocou Gabriel Xavier por Lenis. Se Edmilson estava sacrificado, o volante Ronaldo (no lugar de Rithely, uma lacuna imensa) era o pior em campo. Marcou mal e tocou errado o quanto pôde. Num instante, Oswaldo viu dois gols baianos e o colombiano ser expulso de forma irresponsável. Aí, finalmente, fez o óbvio de uma hora antes, Edmílson por Rogério. Mesmo com o cenário totalmente adverso, o atacante recém-contratado foi agudo, ganhando o escanteio que gerou o segundo gol, outra vez com Matheus. No fim, no desespero, o time tentou o empate. Mas aí, com Vinícius Araújo em campo, não havia muita esperança. Derrota na conta do técnico.

Série A 2016, 12ª rodada: Vitória 3 x 2 Sport. Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife

O Brasil de Neymar na Olimpíada de 2016

Os 18 convocados para a Seleção Olímpica de 2016. Crédito: CBF/facebook (montagem)

Os 18 nomes da Seleção Olímpica de 2016 foram revelados pelo técnico Rogério Micale, com quinze jogadores dentro do limite de 23 anos e três acima, Fernando Prass, Neymar e Douglas Costa. O time verde e amarelo se apresenta em 18 de julho, para a preparação na Granja Comary. No grupo, Neymar é a principal estrela. A sua convocação já era certa, pois a direção da CBF optou pela sua presença nos Jogos do Rio em detrimento da Copa América Centenário, uma vez que o Barça só o liberou para um torneio. Por sinal, a liberação, que neste caso não é obrigatória, foi um entrave.

Começou já no gol, com o Benfica vetando Ederson. Assim, sem bons nomes na faixa etária, Micale optou pelo palmeirense Prass, 37, que nunca atuou na Seleção. Foi chamado pela liderança, histórico em decisões por pênalti e boa fase no clube. Já Douglas Costa, decisivo no Bayern, ganhou a disputa com o zagueiro Thiago Silva pela terceira vaga sem restrição. Ainda nesta mescla, o ex-alvirrubro Douglas Santos, já presente na seleção principal, se firmou na ala esquerda. Já para a composição do time, apenas um “armador clássico”, Felipe Anderson, com Fred podendo se improvisado. Lembrando que são cinco atletas a menos em relação aos torneios com as seleções principais.

O torneio olímpico de futebol, de 4 a 20 de agosto, será disputado em sete estádios espalhados no país, com quatro grupos de quatro times, nos quais os dois melhores avançam. Na sequência, quartas de final, semifinal e final, no Maracanã. Nas últimas oito edições da competição, o Brasil conquistou cinco medalhas, sendo três pratas (1984, 1988 e 2012, já com Neymar) e dois bronzes (1996 e 2008). Falta o ouro, numa obsessão maior a cada revés.

Confira o quadro de medalhas do torneio olímpico masculino de futebol aqui.

Goleiros
Fernando Prass, 37 anos (Palmeiras)
Uilson, 22 (Atlético-MG)

Laterais
Willian, 21 (Inter)
Douglas Santos, 22 (Atlético-MG)
Zeca, 22 (Santos) 

Zagueiros
Rodrigo Caio, 22 (São Paulo)
Luan, 23 (Vasco)
Marquinhos, 22 (PSG) 

Meias
Thiago Maia, 19 (Santos)
Rodrigo Dourado, 22 (Inter)
Fred, 23 (Shakhtar Donetsk)
Rafinha Alcântara, 23 (Barcelona)
Felipe Anderson, 23 (Lazio) 

Atacantes
Neymar, 24 (Barcelona)
Douglas Costa, 25 (Bayern de Munique)
Luan, 23 (Grêmio)
Gabriel Barbosa, 19 (Santos)
Gabriel Jesus, 19 (Palmeiras)

Tabela da seleção masculina na 1ª fase:
04/08 – Brasil x África do Sul (Mané Garrincha, 16h)
07/08 – Brasil x Iraque (Mané Garrincha, 22h)
10/08 – Brasil x Dinamarca (Salvador, 22h)